Lojas usam software com IA para dar descontos e controlar o estoque de não perecíveis

IA ajuda lojas no Japão a diminuírem o desperdício

Lojas no Japão usam Inteligência Artificial para dar descontos e controlar o estoque fazendo cálculos baseado no consumo.

A Inteligência Artificial está sendo colocada em uso nas lojas e supermercados do Japão para fazer uma análise baseada em consumos para determinar que descontos aplicar aos produtos não perecíveis para reduzir o desperdício e ofertar as melhores condições de preços aos consumidores.

Na rede de conveniências Lawson em Shinjuku bairro de Tokyo, um sistema automatizado e inteligente decide quais produtos receberão descontos e o valor, segundo a reportagem do Kyodo News. Este trabalho é feito todo dia às 15hs.

Os produtos que recebem os descontos no final da tarde são aqueles que devem ser consumidos logo, como sanduíches naturais e outras preparações de lanches e salgados. Uma etiqueta é impressa e adicionada nos produtos.

IA calcula descontos de forma automática no Japão

Desde 2015, a rede usa um sistema que ajuda gerentes e equipe a lidar com estoques e gerenciamento de produtos de forma mais assertiva.

Cálculos baseados no consumo

Para fazer os cálculos de descontos, o programa de IA considera as vendas, hora de saída e até as condições climáticas do dia para chegar a um valor que aumente as chances de ser vendido. Desta forma, os alimentos têm mais chances de sair.

Isso era feito por pessoas, de acordo com as suas experiências observando o consumo, mas esse trabalho tinha falhas onde produtos eram desperdiçados por ter produtos demais que não eram vendidos no dia, assim como itens que se esgotavam.

Lembrando que muitos japoneses recorrem a redes de lojas de conveniência como Lawson para buscar alimentos prontos para comer na hora. Já o sistema de IA analisa mais de 270 produtos quatro vezes ao dia reduzindo os riscos de erro.

Redução de custos e aumento de lucro

Desta forma, a performance dos negócios foi melhorada reduzindo custos e aumentando o lucro. Apenas em 2021, em seis prefeituras da região Tohoku, o lucro aumentou em 0,6% por loja, enquanto custos com o desperdício caiu em 2.5%.

Ao todo, 162 lojas da Lawson adotaram o sistema entre junho e setembro de 2022 e o objetivo é colocar em todas as unidades em 2023.

Outra empresa que fez o mesmo foi a Aeon com um sistema de IA que dá descontos e implementado em 350 lojas. O software analisa as vendas de cada loja e os aplica nos produtos não perecíveis a tempo que eles sejam vendidos até a hora do fechamento.

A equipe da unidade de Chiba usa um scanner nos produtos que restaram no dia todos os dias às 17hs de cada dia.

Por exemplo, quando um funcionário passa o aparelho no código de barras de um omelete (tamagoyaki), o aparelho faz uma análise com a quantidade de estoque do produto disponível no dia e determina um horário dando uma previsão de até quando será esgotado e se isso ocorrerá até o final do expediente, que é as 23hs.

Leia também

Além disso, ao pegar o número do estoque disponível nas prateleiras e inserir no aparelho, o software faz uma análise usando dados centrais e instantaneamente calcula qual desconto deveria ser dado.

Segundo representantes, usar este sistema aboliu a contínua prática de ter que dar descontos maiores perto da hora do fechamento para que ele saísse logo.

0 comentário em “IA ajuda lojas no Japão a diminuírem o desperdício

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading