Programa japonês Sasuke
Destaques Entretenimento Esportes

Sasuke/ Ninja Warriors: programa japonês mostra corpo ao limite e feitos incríveis de pessoas comuns

Participantes comuns mostram habilidades incríveis ao tentar superar desafios do programa Sasuke

Sasuke é um programa japonês esportivo em que pessoas desafiam seus limites ao passar por circuitos difíceis e cheios de obstáculos em que várias habilidades são testadas.

Passou a ser veiculada em 1997 com torneios que fizeram muito sucesso no Japão. No começo, era um desafio de habilidades específicas do programa Kinniku Banzuke, cancelado em 2002.

Já Sasuke virou uma atração principal veiculado apenas na pausa de dramas na televisão japonesa. Então, eles transmitiam em média duas competições anuais.

Nos Estados Unidos, ganhou o nome Ninja Warriors e uma versão própria.

Sasuke – Torneio de força, habilidades, resistência física e mental

Os torneios do programa japonês Sasuke são conhecidos pelos circuitos extremamente difíceis de transpor. Não à toa, apenas quatro japoneses conseguiram completar todas as 4 fases no tempo em que Sasuke é/foi veiculado.

Na dinâmica, diferentes tipos de pessoas participam do torneio e devem passar por todos os obstáculos usando habilidades físicas dentro do tempo estipulado.

São cerca de 100 participantes com diferentes perfis e participam desde pessoas comuns a atletas olímpicos conhecidos e celebridades. Foi um enorme sucesso e veiculado em 157 países.

Pessoas comuns com feitos incríveis

Participante número 100 pula para se segurar em barra

O torneio teve muitos participantes considerados pessoas comuns, com empregos que não envolviam atletismo ou esporte e tinha alguns que dedicaram seu tempo para fortalecer corpo e mente de forma não profissional.

Além dos circuitos serem legais e emocionantes de acompanhar, esse era um detalhe que acabou conquistando as pessoas ao gerar identificação.

Afinal, durante os programas, os competidores, seus desafios e dramas eram retratados. O ganhador de 2006 chamado Makoto Nagano era pescador, por exemplo.

Makoto Nagano, ganhador do Sasuke, suspende o corpo de forma vertical em corda de barco
Makoto Nagano

Todos os 4 ganhadores foram pessoas comuns que conseguiram completar os circuitos e vencer atletas, esportistas e demais competidores do Sasuke superando todos os limites.

O programa virou febre e acabou de alguma forma sendo realizado de forma contínua. Então, muitos atletas se dedicavam a treinar especialmente para o torneio.

Formato

Com muitos competidores, é normal que o programa faça edições e especula-se que apenas metade das tentativas ao primeiro estágio seja veiculado.

Além disso, ao decorrer do programa, o número de participantes tende a cair, já que os desafios passam a ser cada mais difíceis.

O primeiro estágio testa as habilidades atléticas dos participantes de uma forma geral. Em média 13 pessoas costumam passar.

O segundo estágio coloca em xeque a velocidade e em média com 6 competidores conseguem avançar.

No começo, o terceiro estágio tinha obstáculos para testar balanço e resistência. Depois, passou a ser focado em provas que demandam força da parte superior do corpo, já que a maioria dos obstáculos envolve que os competidores fiquem pendurados pelos braços.

Obstáculo programa Sasuke participante usa força dos braços para atravessar

A média é de 3 pessoas a cada torneio que conseguem completar os desafios do terceiro estágio. É o único que não tem tempo limite.

A fase 4 é a mais difícil e para ganhar o Sasuke, o competidor deverá escalar uma corda até o topo no tempo estipulado.

Circuitos

Um dos grandes atrativos do programa Sasuke são os circuitos e seus desafios. É dividido em 4 fases e cada uma tem dezenas de pequenos obstáculos/desafios.

Muitos desafios são interessantes e alguns parecem impossíveis de atravessar dentro do tempo, outros são mais fáceis. Confira 4 desafios de diferentes estágios.

Maruta Nobori – Primeiro desafio do primeiro estágio

Primeiro obstáculo Sasuke

Também conhecido como Taki Nobori e foi uma criação original do programa Sasuke. O obstáculo é composto por cinco barris rotativos presos em uma inclinação de 45 graus.

A textura é escorregadia e os competidores devem conseguir escalar para o topo enquanto os barris continuam rodando. Após cinco torneios foi substituído.

Segundo informações, ao todo esse desafio foi enfrentado 700 vezes e 587 conseguiram seguir em frente. O torneio 4 foi o que mais frustrou competidores e apenas 76 tentativas foram bem sucedidas das 100 realizadas.

Silk Slider

Silk Slider do programa Sasuk

Esse desafio é do primeiro estágio. As pessoas devem partir de um ponto, se agarrar a um suporte móvel para atravessar um caminho e pousar em uma plataforma com leve inclinação.

Esse é um obstáculo criado no Ninja Warrior e que foi usado no Sasuke 38 e replicado em programas produzidos em outros países.

Spider Walk

Esse é um dos obstáculos mais icônicos do segundo estágio. Foi usado no Sasuke 18 a 24 e depois entre o 26 e o 27 com modificações entre as versões.

Os competidores devem atravessar usando duas paredes paralelas sem tocar o chão ou agarrar a parte de cima. O caminho deve ser percorrido com braços e pernas ao equilibrar o corpo entre o espaço de 1.2 metros entre as paredes.

O Spider Walk (caminhada da aranha) é considerado difícil e também foi usado no torneio Sasuke verão feminina batizado de Kunoichi.

Tsuna Nobori

Estágio final Sasuke
Estágio e desafio final Sasuke

Esse é um obstáculo do estágio final mostrado no Sasuke 1 e replicado com algumas modificações em outros torneios.

Após passar por uma série de desafios dentro do tempo, os competidores devem escalar uma corda de 15 metros até o topo em no máximo 30 segundos. Ao final um botão deve ser apertado.

É considerado muito difícil e no primeiro Sasuke, a regra era começar escalar a corda sentado.

Foi apenas no Sasuke 4 que Akiyama Kazuhiko conseguiu finalizar com seis segundos de folga.

Akiyama Kazuhiko
Akiyama Kazukiho

Ele foi o único competidor da temporada que conseguiu chegar neste estágio e ganhou o primeiro kanzenseiha.

Akiyama Kazuhiko faz kazenseiha no programa Sasuke 4
Akiyama Kazuhiko faz primeiro Kanzenseiha no programa Sasuke 4

Kanzenseiha

Kanzenseiha é o termo usado para definir quando um competidor consegue ultrapassar o obstáculo final dentro do limite estipulado e com perfeição. Essa conquista foi atingida apenas por sete pessoas e onze vezes até a data atual.

O competidor que conseguir fazer kanzenseiha ganha uma premiação em dinheiro que varia conforme o torneio. Geralmente os ganhos são altos com 2 milhões de ienes.

Ganhadores

Ganhadores do programa japonês Sasuke

Vamos listar os ganhadores do Sasuke até o momento. Foram eles Akiyama Kazuhiko do Sasuke 4, Makoto Nagano do Sasuke 17, Urushihara Yuuji dos torneios 24 e 17 e Morimoto Yusuke dos programas 31 e 38.

Sasuke All Stars

Esse programa foi especial, pois teve a participação dos melhores competidores do Sasuke. Foram seis competidores com experiência nos torneios, que participaram ao longo dos anos e alguns ganhadores.

Participaram Akiyama Kazuhiko, o primeiro homem a alcançar o kazenseiha no Sasuke 4, Makoto Nagano (segundo homem a atingir o kazenseiha no Sasuke 17, Takeda Toshihiro (bombeiro de Gifu que sempre conseguia seguir até a terceira fase), Yamamoto Shingo (gerente de posto de gasolina e o único homem a completar TODOS os torneiros), Shiretori Bunpei, um funcionário do governo e experiente por completar vários obstáculos e Yamada Katsumi (entregador de pedidos delivery apelidado de Mr Sasuke.

Abaixo confira uma seleção de vídeos mostrando partes do programa Sasuke.

O primeiro vídeo mostra a tentativa do competidor Yuuji Urushihara no Sasuke 36 em um obstáculo.

O vídeo abaixo mostra a tentativa do competidor Ryo Matachi em 2011 na fase final de forma completa.

0 comentário em “Sasuke/ Ninja Warriors: programa japonês mostra corpo ao limite e feitos incríveis de pessoas comuns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s