O dia a dia dos trabalhadores no Japão é muito corrido, por isso eles priorizam receitas práticas e rápidas para não perder muito tempo na cozinha. A receita de Yakimeshi é justamente assim, além de ser deliciosa.
Yakimeshi
Originalmente o yakimeshi é uma preparação que era servida como acompanhamento de rámen no Japão. Mas, foi ganhando protagonismo ao longo dos anos.
Basicamente é composto por arroz e ovo mexido, essa é a receita básica. Existem alguns complementos dependendo da região, como cebolinha e cenoura. Também pode ganhar carne de porco, frango, entre outros adicionais.
No lar das pessoas, costuma-se colocar o que tiver na geladeira. Frito e salpicado acompanha muito bem carnes, peixes, sopas, churrasquinho, rolinho primavera, salada. É uma ótima forma de variar o arroz do dia a dia.
Quem não quiser fazer em casa, os restaurantes de rámen costumam ter esta opção em seu cardápio, além de ser fácil de encontrar congelado pronto em lojas de conveniência e supermercados. O preço é bom, faz ser uma opção acessível. A, geralmente, se come esse yakimeshi com colher.
Receita de yakimeshi

O segredo para um yakimeshi perfeito é controlar a temperatura de cozimento em fogo baixo dos ingredientes e uso de um arroz cozido fresco. Portanto, não é aconselhado reaproveitar aquele arroz do dia anterior, pois terá um yakimeshi insosso.
Além disso, se exagerar no tempo da fritura para ter mais crocância, corre o risco de deixá-lo seco demais. Então, o ideal será um arroz frito macio e suculento com bastante sabor.
Ingredientes
- 120 gramas de arroz japonês cozido;
- Óleo a gosto;
- 1 ovo grande;
- Sal à gosto;
- Pimenta à gosto;
Modo de preparo
Depois de fazer o arroz cozido, coloque em uma tigela e acrescente um pouco de água em uma colher de sopa. Apenas o suficiente para que ele fique mais solto. Desta forma, ele perderá o aspecto grudento, comum do arroz japonês.
Regue com um fio de óleo e misture. Aqueça uma frigideira com óleo em fogo alto e acrescente o ovo batido.
Assim que acrescentar o ovo, diminua o fogo. Vá mexendo bem até ter um mexidão. Após cerca de uns dois a três minutos, acrescente o arroz.
Usando uma espátula vá cortando o arroz com o ovo na frigideira. Assim que estiver frito, acrescente o sal.
Para finalizar, regue com um fio de óleo de gergelim e aumente o fogo. Conte 20 segundos, acrescente a pimenta do reino e desligue. Sirva.
Nos restaurantes japoneses, os chefs profissionais fritam o arroz e o ovo em uma panela só e em fogo alto, jogando a mistura para o alto. Só que isso é difícil de fazer sem uma panela adequada ou prática neste tipo de preparo.
Neste estilo feito em casa, será mais fácil acertar o ponto e menos risco de ter acidentes. Usar o arroz fresco fará diferença, pois ele terá mais água diminuindo as chances de ter um yakimeshi seco e sem sabor.
Se for acrescentar legumes, como cenoura, é recomendado cozinhar antes de adicionar na frigideira.
Leia também
0 comentário em “Receita de Yakimeshi: arroz do dia a dia é fácil e prático”