Receita tradicional de yakimeshi
Comida

Receita de Yakimeshi: arroz do dia a dia é fácil e prático

Aprenda a fazer um yakimeshi tradicional e clássico.

O dia a dia dos trabalhadores no Japão é muito corrido, por isso eles priorizam receitas práticas e rápidas para não perder muito tempo na cozinha. A receita de Yakimeshi é justamente assim, além de ser deliciosa.

Yakimeshi

Originalmente o yakimeshi é uma preparação que era servida como acompanhamento de rámen no Japão. Mas, foi ganhando protagonismo ao longo dos anos.

Basicamente é composto por arroz e ovo mexido, essa é a receita básica. Existem alguns complementos dependendo da região, como cebolinha e cenoura. Também pode ganhar carne de porco, frango, entre outros adicionais.

No lar das pessoas, costuma-se colocar o que tiver na geladeira. Frito e salpicado acompanha muito bem carnes, peixes, sopas, churrasquinho, rolinho primavera, salada. É uma ótima forma de variar o arroz do dia a dia.

Quem não quiser fazer em casa, os restaurantes de rámen costumam ter esta opção em seu cardápio, além de ser fácil de encontrar congelado pronto em lojas de conveniência e supermercados. O preço é bom, faz ser uma opção acessível. A, geralmente, se come esse yakimeshi com colher.

Receita de yakimeshi

Yakimeshi de arroz com ovo

O segredo para um yakimeshi perfeito é controlar a temperatura de cozimento em fogo baixo dos ingredientes e uso de um arroz cozido fresco. Portanto, não é aconselhado reaproveitar aquele arroz do dia anterior, pois terá um yakimeshi insosso.

Além disso, se exagerar no tempo da fritura para ter mais crocância, corre o risco de deixá-lo seco demais. Então, o ideal será um arroz frito macio e suculento com bastante sabor.

Ingredientes

  • 120 gramas de arroz japonês cozido;
  • Óleo a gosto;
  • 1 ovo grande;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta à gosto;

Modo de preparo

Depois de fazer o arroz cozido, coloque em uma tigela e acrescente um pouco de água em uma colher de sopa. Apenas o suficiente para que ele fique mais solto. Desta forma, ele perderá o aspecto grudento, comum do arroz japonês.

Regue com um fio de óleo e misture. Aqueça uma frigideira com óleo em fogo alto e acrescente o ovo batido.

Assim que acrescentar o ovo, diminua o fogo. Vá mexendo bem até ter um mexidão. Após cerca de uns dois a três minutos, acrescente o arroz.

Usando uma espátula vá cortando o arroz com o ovo na frigideira. Assim que estiver frito, acrescente o sal.

Para finalizar, regue com um fio de óleo de gergelim e aumente o fogo. Conte 20 segundos, acrescente a pimenta do reino e desligue. Sirva.

Nos restaurantes japoneses, os chefs profissionais fritam o arroz e o ovo em uma panela só e em fogo alto, jogando a mistura para o alto. Só que isso é difícil de fazer sem uma panela adequada ou prática neste tipo de preparo.

Neste estilo feito em casa, será mais fácil acertar o ponto e menos risco de ter acidentes. Usar o arroz fresco fará diferença, pois ele terá mais água diminuindo as chances de ter um yakimeshi seco e sem sabor.

Se for acrescentar legumes, como cenoura, é recomendado cozinhar antes de adicionar na frigideira.

Leia também

0 comentário em “Receita de Yakimeshi: arroz do dia a dia é fácil e prático

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading