Uma inteligência artificial desenvolvida pela Sony Group Corp. (6758.T) chamada Gran Turismo Sophy derrotou quatro campeões mundiais de eSport na franquia desenvolvida pela Polyphony Digital, o Gran Turismo.
A competição aconteceu em 2021 em um evento em Tokyo. Na ocasião, a inteligência artificial Gran Turismo Sophy venceu quatro japoneses, todos com títulos mundiais e em todas as modalidades de competição.

O modelo de inteligência artificial da Sony AI Inc., divisão criada em abril de 2020 para o desenvolvimento e pesquisa em robótica e inteligência artificial é tão sofisticado que recebeu a capa do periódico britânico Nature de fevereiro de 2022.
Embora a Gran Turismo Sophy esteja limitada ao universo do eSport, a Sony Group Corp. pretende que com o aprimoramento de sua inteligência artificial, seja estendida ao universo dos EVs (Eletric Vehicles).
Simulador certificado pela FIA
A franquia Gran Turismo da PlayStation evoluiu de tal forma que o simulador Gran Turismo Sport recebeu um certificado da FIA (Federação Internacional do Automóvel), que garante a fiel reprodução da experiência de dirigir carros de corrida.

Por isso, a vitória da inteligência artificial Gran Turismo Sophy sobre quatro dos melhores jogadores do mundo é tão significativa, com a possibilidade de migrar da plataforma de entretenimento para a plataforma de desempenho automotivo autônomo.
No dia 4 de fevereiro, a Sony Group Corp. assinou um memorando com a Honda Motor Company Ltd. (7267.T) para a criação de uma Joint Venture ainda em 2022 que desenvolverá veículos elétricos os colocará no mercado a partir 2025.

A Sony Group Corp. já havia demonstrado seu interesse pelo setor automotivo com a apresentação de um protótipo de um EV, o Vision-S na feira Consumer Eletronic Show 2020 em Las Vegas.
Apesar do impressionante resultado obtido pela Sony, faltava para a companhia um parceiro experiente no setor automotivo. Agora, o novo empreendimento entre as duas empresas poderá revolucionar o conceito de mobilidade no século XXI.
Abstract do artigo na Nature
Potenciais aplicações da inteligência artificial envolvem interação de decisão física da IA enquanto há interação com um ser humano. Em corridas de carro há o exemplo perfeito dessa complexidade de interação.
O condutor precisa executar manobras táticas complexas para ultrapassar ou bloquear a passagem de um adversário, tudo dentro dos limites possíveis de desempenho que o veículo possui para executar tais comandados.
Em simulações de corrida como em Gran Turismo, a reprodução não linear dos desafios de controle em uma corrida real de carros encapsulada com complexos multiagentes de interação acontece de maneira fiel.

O artigo descreve como a Sony AI Inc. treinou sua inteligência artificial para que ela pudesse competir com os maiores pilotos de carros no eSports. Para atingir tais resultados, foram combinadas:
- Estado da arte, isto é, o atual estado de conhecimento tecnológico de algo;
- Model-free, um algoritmo sem distribuição de probabilidade no processo de tomada de decisão frente o problema a ser resolvido pela IA, utilizada para o aprendizado de reforço;
- Deep reinforcement learning, aprendizado de reforço profundo é, resumidamente, o processo de aprendizado por tentativa e erro da IA;
- Multi cenários de treino para praticar a integração de controles combinados, isto é, velocidade e táticas de corrida em um ambiente de competição obedecendo as regras pré estabelecidas.
As capacidades do agente Gran Turismo Sophy são demonstradas nas vitórias conquistadas sobre quatro dos melhores competidores de Gran Turismo do mundo.
Através dela é descrito as possibilidades e desafios de controlar técnicas complexas e dinâmicas dentro de um sistema em que os agentes precisam respeitar com precisão as normas humanas.
A disputa
A competição em que demonstrou a superioridade da IA desenvolvida pela Sony AI Inc., aconteceu em Tokyo e foram simulados um total de 13.629 km divididos em três circuitos diferentes, entre eles o France’s Circuit de la Sarthe.
Alguns dos carros competidores chegavam a velocidades superiores a 300 km/h e a Gran Turismo Sophy estabeleceu recordes no circuito de France’s Circuit de la Sarthe em 193.080 segundos, 1,8 segundos a menos do que o recorde humano estabelecido de 194.888 segundos.

Muitos dados foram coletados para que a IA da Sony fosse capaz de executar em um ambiente simulado com alto grau de confiabilidade tantas tarefas complexas de decisão que estão em uma esfera superior aos seus antepassados.
O sucesso da inteligência artificial, no entanto, não ofuscou a empolgação com o fato, de que ainda há muito espaço para melhorias.
Leia também
- Joint Venture entre Sony e Honda criará nova empresa para desenvolver carros elétricos até 2025
- Aliança ‘Renaut Nissan Mitsubishi’ investirá € 23 bilhões em carros elétricos
- Sony revela novo lançamento de robô que ajudará no trabalho remoto
A diferença com os antecessores
A Gran Turismo Sophy não é a primeira inteligência artificial que ganhou destaque por suas capacidades, o Deep Blue, IA desenvolvida pela IBM (IBM) perdeu o primeiro match de xadrez contra Garry Kasparov por 4 a 2 em 1996.
Após melhorias no processamento, o Deep Blue venceu Kasparov por 3½ a 2½. A AlphaGo, IA desenvolvida pela Google (GOOGL.OQ) apresentou resultados importantes ao vencer o campeão de Go da Europa.

Mas o que diferencia a Gran Turismo Sophy dessas outras tecnologias é a tomada de decisões em tempo real tendo em conta diversos fatores complexos como velocidade, segurança, regras. Seus antecessores não trabalharam com tamanho dinamismo.
O controle necessário de uma IA para executar tarefas complexas que até então, apenas humanos eram capacitados para realizá-las, avaliando riscos e possibilidades, traz consigo uma série de possibilidades para o futuro da indústria.
Para ter acesso ao artigo publicado na revista Nature, clique em Outracing champion Gran Turismo drivers with deep reinforcement learning (disponível apenas em inglês).
0 comentário em “Gran Turismo Sophy: IA da Sony Group Corp. é destaque na Nature”