O bolo de natal do Japão tradicional (ichigo hottokeki) é o de morango com chantilly. Esta é a sobremesa oficial da data em que as pessoas costumam sair para ver as luzes decorativas, comer fora ou comprar um balde de frango frito do KFC e voltar para casa para comer o bolo.

O bolo é de massa leve de esponja com dois andares e leva um recheio delicado e suave de chantilly com morangos frescos. O visual é festivo e decorado com temáticas natalinas.

Este tipo de bolo não era algo comum no país, mas foi no período pós-guerra que passou a ser mais acessível e por isso cresceu em popularidade até chegar na década de 60 com total força.
De lá para cá, este doce passou a dominar as vitrines e as sobremesas do dia 25 de dezembro no Japão.

Bolo de morango é achado com facilidade

Segundo o antropogista Michael Ashkenazi, que estuda cultura japonesa e tradições na Bonn International Center for Conversion, o bolo de morango é vendido em praticamente todas as esquinas no final de ano.

Prosperidade
O seu símbolo na sociedade é de prosperidade e uma forma de comercialismo, que nada tem haver com o cristianismo. Os japoneses comem o bolo, mas sem nenhum rito específico.
Também marcou uma época em que o Japão estava se reerguendo da Segunda Guerra Mundial. Após os conflitos terem terminado oficialmente e com a rendição do país, a economia estava aos pedaços e o mercado interno não tinha como suprir comida para a população.
Ítens básicos como açúcar viraram raridade. Os doces passaram a ser valorizados e um alento aos paladares de quem conseguia um agrado americano das tropas que ocupavam os locais.
Hideyo Konagaya, antropologista cultural, conta que os doces complementavam a dieta das crianças famintas.
Desejo por dias melhores
A base do bolo com açúcar, manteiga e leite eram ingredientes reservados apenas aos mais ricos. Como uma tendência, ela foi sendo desejada por uma população que ansiava por dias melhores.
Cores da nação
Além de toda a simbologia, o bolo acabou tendo as cores da bandeira japonesa, vermelho e branco. O formato do bolo ainda é redondo. Por isso, a receita ocidental acabou fazendo parte de uma tradição que dura há mais de uma década.
O Natal no Japão possui suas particularidades em uma data que não é feriado, nem especial sob o ponto de vista religioso, mas com desejo de prosperidade e um dia que os casais costumam sair para fazer algo juntos.
O bolo é algo que veio por influência dos Estados Unidos e foi adaptado a cultura japonesa a sua forma, ganhando outros significados para suas próprias necessidades.
Ele ainda virou doce comum não apenas no natal, mas de outros eventos festivos como aniversários, casamentos, formaturas, etc.
Variedade dos bolos de morango do Japão

O fato de todo mundo fazer o bolo de morango cria abertura para um mercado diferenciado, pois acontecem colaborações para lançar bolos.

Por exemplo, uma patisseria pode se juntar a uma marca de chocolate matcha e lançar um bolo de natal. Isso cria uma grande variedade de decorações e sabores diferentes.
Leia também
- Halloween no Japão: saiba tudo sobre esta data comemorativa
- Páscoa no Japão: como se comemora e o que fazer
- Dia dos namorados no Japão: conheça nosso guia completo e tire todas as suas dúvidas sobre a data
Comparação do bolo de natal com mulheres no Japão
Este é um aspecto polêmico, pois envolve um assunto delicado. No país, um dito popular é conhecido e faz uma comparação com fato do bolo de morango ser muito disputado no dia 25 de dezembro, mas no dia seguinte, não.

Então, costuma-se dizer que as mulheres com mais de 25 anos são como o bolo de morango do dia seguinte. Já passou da hora de casar e a última idade que são consideradas jovens.
Este é um reflexo da sociedade que valoriza a juventude e coloca a mulher em um local que causa ansiedade, pois causa medo do envelhecimento. Atualmente, existe uma debate grande sobre o papel feminino da sociedade.
0 comentário em “Bolo de natal do Japão: descubra a tradição natalina”