Comida japonesa congelada é eleita preparação do ano no Japão

Comida congelada no Japão é eleita como preparação do ano

A comida congelada no Japão é algo que veio para ficar com aumento do consumo sustentável e pessoas preferindo comer comida de fora em casa.

O Guranavi Institute Research divulgou com a ajuda do NHK resultados de uma pesquisa em que escolheu a preparação do ano no Japão acompanhando as tendências sociais.

Eles usaram questionários, assim como pesquisas online e mostraram que a comida congelada ocupou lugar de destaque durante o cotidiano das pessoas na pandemia e o isolamento social.

Comida congelada teve destaque no Japão

Por conta da pandemia de COVID-19, as pessoas foram orientadas a evitarem comer fora em restaurantes. Então, a opção dos estabelecimentos comerciais foi o de oferecer seus pratos congelados para que as pessoas pudessem levar para viagem.

Comida congelada da rede Ootoya mostra tendência de consumo no Japão
Comida japonesa congelada da Ootaya

Isso criou um hábito de consumo entre a população e acabou modificando preferências. Agora, as pessoas até preferem se alimentar em casa com comida de estabelecimentos, pois se sentem mais seguras, além de ser algo prático.

Por isso, os restaurantes japoneses estão buscando formas de congelamento rápido para preservar as qualidades organolépticas de seus pratos.

Usando uma técnica avançada com uso de temperaturas baixas a -50ºC para um congelamento super rápido, as preparações preservam seu sabor, aroma e textura de quando eram frescos.

Além disso, outra tendência é o aumento de máquinas de vendas automáticas de comida congelada de empresas alimentícias localizadas em locais de grande circulação.

Dohiemon: máquinas com produtos congelados fazem sucesso

Comida congelada rámen com molho de máquina automática no Japão
Ramén congelado de máquinas de venda automática no Japão

Além do hábito novo, este tipo de preparação congelada é considerada como uma forma mais sustentável de consumo, já que ao contrário dos alimentos frescos que estragam mais rápido, as opções em temperaturas baixas se conservam por mais tempo. Isso reduz o desperdício.

A rede de loja de conveniência Lawson lançou uma nova rede de lojas Green mais sustentáveis. Uma das medidas foi a diminuição de oferta de alimentos in natura e preferência aos congelados para reduzir o desperdício do estoque.

Leia também

0 comentário em “Comida congelada no Japão é eleita como preparação do ano

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: