Máquinas de venda automática de comida congelada do Japão Dohiemon

Dohiemon: máquinas com produtos congelados fazem sucesso

As máquinas de venda automática com comida congelada são conhecidas como Dohiemon e tiveram aumento impulsionadas pela pandemia.

Máquinas de venda automáticas são bem populares no Japão e um tipo especial está fazendo sucesso, mostrando uma mudança de comportamento quanto a consumo. As que vendem comidas congeladas são chamadas de Dohiemon.

Elas são uma espécie de novidade e estão se espalhando com 3.000 novas máquinas instaladas em apenas um ano, desde seu lançamento em 2021.

Máquina de venda automática Dohiemon

Segundo reportagem do jornal Mainichi, de todas as máquinas de venda automáticas do Japão, 50% eram de bebidas.

Este tipo de máquina faz muito sucesso pela conveniência, praticidade e fazem concorrência com as lojas de conveniência.

No entanto, a procura por certos produtos apresentam queda. Segundo dados da Associação de Fabricantes de Sistemas de Vendas do Japão, as que vendem cigarros, ingressos e comidas caíram de 5.6 milhões dos anos 2000 a 4 milhões em 2021.

Uma série de empresas fabricantes saíram do mercado e apenas a Sanden Retail Systems Corp e a Fuji Eletric Co de Tokyo continuam a vender comidas e bebidas através das máquinas.

Por conta desta queda, a Sanden focou sua atenção nas máquinas de venda automática de comida congelada.

Fechamento de restaurantes impulsionou mercado

Em janeiro de 2021, começou a vender através da Dohiemon. Por conta do fechamento temporário de restaurantes impulsionados pela pandemia, esse tipo de máquina começou a fazer sucesso.

As máquinas Dohiemon acomodam tipos variados de produtos, de acordo com os compartimentos internos, que vão de doces a caixas de bentô.

As caixas de bentô são uma espécie de marmita com combinação da comida do dia a dia.

Mais fácil de repor produtos

Além disso, sua estrutura permite mais fácil repor os produtos, diferentemente das máquinas de venda automática que vendem bebidas.

Em fevereiro de 2022, a empresa japonesa Fuji Eletric também passou a vender este tipo de máquina batizada de Frozen Station com cerca de 500 unidades.

Elas podem ser encontradas em locais de comércio, estacionamentos, dentro das estações e nas ruas.

Leia também

Em julho de 2021, a empresa Yamaya Communications Inc de Fukuoka, começou a vender mentaiko congelado (ovas de bacalhau) e motsunabe (ensopado de carne) perto de bilheterias das estações de trem-bala da JR Hakata. Outras estão localizadas nas plataformas da linha Kagoshima e dentro de uma passarela.

Máquina de venda automática de comida congelada
Máquina de venda automática de comida congelada de cavala frita da estação de Hakata em Fukuoka. Créditos: Toshiki Inoue e Mainichi

Uma empresa que vende pescados em Fukuoka com especialidade em cavala frita contou para a reportagem do Mainichi que a máquina contém 60 produtos e está difícil de repor, devido a alta demanda.

Uma representante da Sanden, Hitomi Haga, afirmou que o sucesso começou por causa da pandemia, mais que este tipo de máquina continua fazendo sucesso e em sua opinião, a venda de comidas congeladas continuará a crescer.

Créditos: Mainichi

0 comentário em “Dohiemon: máquinas com produtos congelados fazem sucesso

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading