O governo japonês anunciou que destinará um orçamento de 10 trilhões de ienes, que ainda será criado de um fundo. O investimento será destinado a tecnologia e ciência o Japão para reverter o declínio na área acadêmica dos últimos anos.
O documento com a proposta foi aprovado na terça-feira, 14/06, e ajudará o país a caminhar a passos em um futuro tecnológico em que a ciência terá papel fundamental na criação de uma nova sociedade.
Apesar de ser conhecido mundialmente como um país avançado tecnologicamente, já faz um tempo que o Japão perde posições no ranking global.
Não faz duas décadas que a nação era a quarta em termos de desenvolvimento e pesquisa.
Mas, em 2018, a Índia acabou avançando sua posição na lista e atualmente o país caiu para a décima posição.
Baixo investimento nos últimos 20 anos
Um dos motivos para isso acontecer, segundo os especialistas que elaboraram o projeto aprovado, foi um baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento em universidades e empresas japonesas nos últimos 20 anos.
Comparativo mundial
Ao contrário do que aconteceu na China, por exemplo, em nível comparativo. As despesas nas universidades chinesas aumentaram em 23.4 neste mesmo período.
Na Coreia do Sul este índice ficou em 4.7, nos Estados Unidos 2.6 e apenas 0.9 no Japão.
Além do investimento em dinheiro, o documento ainda cita que outros esforços precisarão ser empregados para fortalecer departamentos de ciência e tecnologia de universidades para que elas possam se tornar competitivas com outros países.
Leia também
- ANA investirá em táxis voadores no Japão
- Uber humano: tecnologia imersiva conceitual pode ser uma realidade no Japão
- 15 tecnologias japonesas mais populares para ficar de olho
Desta forma, o Japão conseguirá formar novos pesquisadores e os melhores poderão trabalhar de forma conjunta com outros centros no mundo com objetivo de estudos e pesquisa.
Computação quântica e inteligência artificial

Os esforços maiores serão feitos para ter progresso, principalmente nas áreas de computação quântica e inteligência artificial, segundo informações divulgadas pelo NHK.
0 comentário em “Governo investirá 10 trilhões em tecnologia e ciência no Japão”