Carro autônomo da Honda R&D no Japão é útil em pequenas distâncias

Honda testa carro que dirige sozinho

A empresa japonesa Honda está testando um carro autônomo nível 1 que usa sistema de câmera com Inteligência Artificial.

A empresa japonesa Honda Motors desenvolveu um carro que usa IA (Inteligência Artificial) no sistema de direção. Usando câmeras, o carro autônomo será colocado para uso comercial em 2030 e está nos estágios finais.

Segundo a reportagem do NHK, a empresa começará a fazer os testes no país no mês de novembro. A tecnologia usa um sistema de análise das câmeras com captação de imagem para entender o ambiente e seu redor. Isso inclui carros e pedestres.

Carro Honda R&D mostra carro autônomo nível 1 do Japão
Carro autônomo da Honda R&D nível 1 equipado com câmeras. Créditos: NHK

Este sistema leva a uma diminuição de custos na produção de carros autônomos, já que não precisa de uma manutenção, pois não tem sensores ou mapa de alta precisão.

Além disso, o carro que dirige sozinho da Honda será trabalhado para a IA entender palavras e gestos para facilitar ordens de comandos das pessoas.

O carro será ideal para viagens de pequenas distâncias de forma fácil e segura, segundo o chefe executivo de engenharia Yasui Yuji.

Carros com direção automático no Japão

Os carros com direção automática no Japão serão comuns por causa do envelhecimento da população. Estas pessoas precisam de tecnologia que promova autonomia para quem não consegue dirigir e tenha um veículo que as leve para distâncias curtas para fazer compras, ir ao médico e passear.

Além de ser uma utilidade pública, um problema atrelado a esta particularidade é a consequente falta de mão de obra japonesa.

Os carros serão importantes, pois existe um grande número de acidentes que ocorrem causados por idosos ao volante, prejudicados pelas limitações comuns da velhice.

Os japoneses já estão alterando suas leis de trânsito para comportar carros com direção automática. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria tem planos para implementar ainda táxis autônomos no país até 2025 para circularem em vias públicas.

Estes carros não só poderão circular em grandes centros urbanos, como será muito útil nas zonas rurais do Japão. A tendência é que no futuro tenham mais carros do que motoristas, se tudo der certo.

Leia também

Controvérsias

Por enquanto, os carros com direção automática ainda estão passando pela fase de aceitação entre a população, que não se sente segura ainda com a circulação de carros sem motorista.

Ônibus com direção automática e-palette
Õnibus automatizado da Toyota chamado e-palette foi usado nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tokyo no Japão

Alguns casos de acidentes ocorreram que ainda colocaram sua aprovação em xeque, mas que estão sendo resolvidos. Nas Paraolimpíadas, um ônibus da Toyota (e-palette) cabou atropelando um atleta deficiente visual do time de judô chamado Aramitsu Kitazono.

O sensor do carro parou e o motorista que estava no carro por segurança acionou os freios de emergência, mas não deu tempo de completar a parada. O atleta acabou com arranhões, mas saiu do acidente ileso, porém não conseguiu competir.

Depois disso, eles adicionaram mais um funcionário dentro do carro para assegurar que isso não acontecesse mais, além de sinal sonoro alto. No entanto, o acontecimento acabou deixando a opinião pública receosa.

No entanto, os planos é deixar os carros mais seguros onde diferentes empresas automobilísticas japonesas estão usando diferentes sistemas nos carros que usam IA.

0 comentário em “Honda testa carro que dirige sozinho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: