Pesquisadores japoneses converteram uma barata em um inseto cyborgue como parte de um estudo com soluções tecnológicas para serem usadas em desastres naturais em que o alcance humano fica dificultado.
Inseto cyborgue
Os profissionais do Instituto Riken no Japão usaram a barata madagascar equipada com um painel solar e um sistema blueetooth com alcance wireless para comunicação e controle.
O objetivo é conseguir mobilizar estes insetos e controlá-los para que ajudem no resgate de pessoas por conseguirem acessar locais e coletar dados.
Por exemplo, achar pessoas soterradas colocando sensor térmico nos insetos, segundo explica o pesquisador sênior Kenjiro Fukuda para a reportagem do Asahi Shimbun.

Fukuda e sua equipe desenvolveram uma célula solar de 4 micrometros, a mais fina do mundo para não dificultar os movimentos do inseto. A bateria pode ser carregada o quanto necessário enquanto durar seu tempo de vida.
A barata madagascar possui 6 centímetros e pode comportar a placa e se movimentar. Através de sensores instalados em seu abdômen é possível acessar controles motores e fazê-lo virar para a direita ou esquerda.
As possibilidades de uso deste tipo de tecnologia pode ser ampliado para outras áreas. Enquanto isso, eles buscam desenvolver uma comunicação wireless menor, melhorar a performance da célula e capacidade de energia.
As descobertas com o experimento foram publicadas no jornal científico npj Flexible Electronics.
0 comentário em “Inseto cyborgue pode ajudar no resgate em desastres naturais”