Doação de cabelos no Japão para fazer perucas para crianças com câncer

Doações de cabelos aumentam no Japão

Pessoas no Japão desejam doar seus cabelos para crianças com câncer, mas falta de preparo acaba sendo empecilho. Saiba mais

O Japão está com crescimento de doação de cabelos para fazer perucas para crianças que sofrem câncer e outras doenças, segundo o Kyodo News.

O aumento se deve a iniciativas em redes sociais, mas a realidade mostra que nem todo mundo está preparado ou sabe como fazer este processo.

Falta de conhecimento no Japão

Poucos cabeleireiros ou barbearias sabem como coletar ou fazer perucas com cabelo humano. Então, a produção acaba não acompanhando a demanda.

Isso segundo o secretário da Associação de beleza e treinamento de barbearia, Hitomi Iwaoka, 43 anos. Eles atuam como intermediários entre interessados em doar os cabelos para crianças que necessitam de perucas.

Produção era feita no exterior

O país tem o costume de ter a produção de perucas com cabelos humanos no exterior, mas nos últimos tempos essa prática não tem sido economicamente viável, pois as organizações dependem de doações monetárias para encomendá-las.

Além disso, uma esteticista em Mito afirmou para a reportagem que o trabalho de preparar o cabelo e cortar para este tipo de doação, junto com outras atividades do dia a dia estava se tornando um peso.

Isso adicionado a ignorância das pessoas em doação de cabelo, que não sabem as condições ideais e acabam deixando o cabelo crescer, mas não tomam cuidados necessários e acabam desperdiçando oportunidades.

Uma das exigências é que o cabelo deve ter 31 centímetros de comprimento de fios não danificados. Em muitos casos, a pessoa chega ao salão com os cabelos curtos demais ou frágeis e quebradiços. Esse tipo não é aceito.

Criança deixa cabelo crescer
Criança de 10 anos de Niigata deixou cabelos crescerem para doar no Japão em 2020. Funcionário de salão em Joetsu checa se os cabelos tem pelo menos 31 centímetros, requisito para doação. Créditos: Mainichi

Dependendo do local, eles pedem que a pessoa vá com os fios secos e em bom estado.

Além disso, outro problema surge com a falta de transparência com o que será feito com a doação e a sensação de ter ajudado crianças com câncer acaba colocada em dúvidas.

Uma estudante de 20 anos de idade de Aichi chamada Kiko Yamada contou que gostaria de saber quem recebeu sua doação de 60 centímetros de cabelos.

Para resolver isso, uma parceria da NPO Welfare Beauty e da Fine Today Shiseido Co fundaram um programa de doação de cabelos em que provém informações da produção dos apliques e perucas para potenciais doadores.

Leia também

0 comentário em “Doações de cabelos aumentam no Japão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: