Os animais mitológicos do Japão são uma parte interessante e diversa da cultura. Através destes seres mitológicos e suas lendas podemos entender costumes e crenças que sobreviveram gerações e o tempo.
Confira uma lista com 13 seres fantásticos e que permeiam a imaginação de um inconsciente coletivo e fazem parte de lendas e do folclore de crianças e adultos.
1. Animais mitológicos do Japão: Kappa

A criatura Kappa é do folclore japonês e uma das figuras mais populares. Sua aparência física lembra a de um sapo com mistura de um réptil, mas do tamanho de uma pequena criança de até cinco anos.
Segundo as histórias, o Kappa é um ser que gosta de aprontar, mas que é educado e entende a cultura japonesa. Vivem na água em meio a natureza, para se locomover usando seus poderes mágicos, acumula água no topo de sua cabeça.
É assim que um humano consegue capturar um Kappa, já que sem essa água em cima da cabeça fica imobilizado.

A opção será capturar o Kappa ou ajudá-lo recolocando água em sua cabeça. Se optar por ajudar, ele ficará grato pela eternidade e servirá o humano com seus poderes.
Além disso, eles cumprem suas promessas com honra. No entanto, não é incomum ler relatos de Kappas que foram enganados e tiveram que se ver obrigados a fazer algo que não fosse bom.
Contam as lendas que foram banidos do Japão, pois apesar de serem muitos educados aprontavam muito causando situações que poderiam colocar em risco a vida das pessoas. São conhecidos no Japão por terem ajudado bastante pessoas.
2. Animais mitológicos do Japão: Heikegani
Um caranguejo que tem o casco muito parecido com uma máscara de samurai, o Heikegani é conhecido por ter sido a reencarnação de um clã chamado Heike no folclore japonês.

Segundo registros históricos e do conto de Heiki, o clã viveu no século 12 e foram liderados pelo Imperador japonês de apenas sete anos de idade. Eles eram os mais fortes de sua época vivendo no poder por cerca de 30 anos.
No entanto, foram derrotados em batalha por outro clã samurai chamado Genji. Então, a avó do pequeno Imperador decide fugir para o mar para que não fossem capturados. Após fazer suas reverências, a criança e avó afundam no mar e morrem afogados. Enquanto isso, o clã Heike inteiro foi dizimado.
Estes caranguejo que tem a carapaça com o desenho do rosto humano samurai não é consumido no Japão. São jogados de volta ao mar.
3. Animais mitológicos do Japão: Inari

Inari é um ser representado sob a forma de uma raposa (inari) em santuários shintô. Ela é uma deidade conhecida por proteger plantações de arroz, mas de natureza temida, pois gosta de pregar peças nos humanos usando seus poderes de transmutação.
4. Animais mitológicos do Japão: Komainu

Sua aparência é bem parecida com a de um leão, são os guardiões dos santuários para repelir maus espíritos. Sua figura aparece em estátuas na cidade de Nara, assim como em Okinawa, mas lá são conhecidos como shisa.
São representados por dois tipos de estátuas, o macho tem a boca aberta para manter os espíritos ruins longe. A fêmea mantém a boca fechada para preservar a felicidade.
5. Animais mitológicos do Japão: Yatagarasu

Um corvo de três pernas representando o céu, a terra e as pessoas. Segundo uma lenda do folclore japonês, esse corvo ajudou o primeiro Imperador do Japão Jinmu a encontrar seu caminho até Kumano e Yamato.
6. Animais mitológicos do Japão: Ryu

Esse dragão é uma deidade e senhor do oceano, protetor da vida marinha. Podia tomar a forma de humano e foi ancestral ao primeiro Imperador do Japão. É uma figura retratada por estátuas que ficam posicionadas perto de fontes comuns na frente de templos para purificar a água.
7. Animais mitológicos do Japão: Tanuki

Tanuki é uma raposa que vive no Japão e parece uma mistura de raposa com cachorro.
Na mitologia japonesa, ele é um ser místico com capacidade para se transmutar em outras formas para pregar peças. Além disso, é capaz de esticar seus testículos para voar ou provocar ao fazer formas engraçadas.
Leia também
Munchkin: um dos gatos mais amados do Japão
O conto da princesa Kaguya: conheça uma das lendas japonesas mais antigas
8. Animais mitológicos do Japão: Tengu

O tengu é uma criatura que possui uma aparência híbrida animalesca. São conhecidos por tentarem enganar humanos para que façam coisas más, como raptar mulheres, entre outras coisas nada éticas ou morais.
São criaturas temidas, pois são peritas na arte da guerra e marciais com um perfil irascível e destruidor.
Aos longos dos tempos foi se transformando em uma criatura da mitologia japonesa com poderes protetivos onde é celebrado em muitos locais sagrados.
(9, 10, 11 e 12) 4 guardiões místicos das direções cardinais do Japão

9. Animais mitológicos do Japão: Genbu – guardião do norte
Uma grande tartaruga enrolada em uma serpente. Controla o elemento água e associado com o inverno. Símbolo da pureza, da vida longa, inteligência e versatilidade.
10. Animais mitológicos do Japão: Seiryu – guardião do oeste
Um dragão azul representando poder e força. Seu elemento é madeira e ajuda a controlar a chuva. Símbolo da primavera, mas também da autoridade, criatividade, ferocidade. O líder dos guardiões.
11. Animais mitológicos do Japão: Suzaku – guardião do sul
Com aspecto de fogo e associada a fênix, é associado ao verão, fidelidade, bondade e nobreza.
12. Animais mitológicos do Japão: Byakko – guardião do leste
Um tigre branco que controla o vento, associado com o outono com elemento no metal. Protetor e guardião de braveza e justiça.
13.Animais mitológicos do Japão: Bake Neko

Bake-Neko é um gato que viveu muito e por isso desenvolveu poderes mágicos, sabedoria, aprendeu a falar várias línguas, andar sob duas patas e a se transformar.
acredita em alguma dessas lendas?
me interessei muito por elas…