O salgadinho Umaibo é um dos snacks mais populares do Japão. Basicamente é um grande bastão de salgadinho oferecido em diferentes sabores. A consistência é similar ao cheetos daqui.

Além do gosto viciante desse tipo de salgadinho, esse produto tem um apelo nostálgico para muitas pessoas que cresceram comendo estas guloseimas a preços muito baratos.
Além disso, o tamanho agrada já que o bastão é bem consistente e grande. Para um lanche rápido sem se preocupar com nutrientes, é algo que enche, em outras palavras.
Então, quando se está com pressa e quer apenas aliviar a fome ou a vontade de uma guloseima serve bem.
Tem muitos sabores no Japão, com uma variedade vasta. O preço é muito baixo, a unidade custava 10 ienes, o que equivale na nossa cotação atual representa menos de R$ 9 centavos.
Notícia do aumento causou comoção
Então, a notícia de que a empresa fabricante do Umaibo fosse aumentar o preço de seu produto mais popular caiu como uma bomba.
Foi então que a empresa Yaokin teve que ir a público. Através de sua conta oficial no Twitter, eles fizeram um esclarecimento no último dia 27 de janeiro.
Lembrando que é muito comum que as empresas japonesas se comuniquem através do Twitter, que é uma rede social popular.
Confira a mensagem traduzida em português. Originalmente foi traduzido do japonês para o inglês pelo Japan Today.
Mensagem da empresa que fabrica Umaibo
“Obrigado a você por continuar a apoiar a Umaibo. Como foi reportado por vários meios de comunicação, devido a um aumento no custo dos ingredientes e envio do Umaibo, assim como outras despesas, a partir de 1 de abril de 2022, nós aumentaremos o preço de 10 ienes para 12 ienes.
Nós fomos capazes de manter o preço a 10 ienes pelos últimos 42 anos graças inteiramente a seu apoio e a cooperação de todos envolvidos na produção e distribuição da Umeibo e nós somos profundamente gratos a todos vocês.
Em adição, nós pedimos sinceras desculpas pela confusão e comoção causada antes do nosso anúncio oficial. Continuaremos a fazer nosso melhor para levar a vocês todos os produtos que fazem todos felizes.”
Resultado
Desde que o salgadinho Umaibo foi lançado em 1979, a empresa conseguiu manter o preço barato. O valor atual de 10 ienes segue o mesmo há tempos. Por isso, o anúncio oficial conseguiu acalmar os ânimos da repercussão negativa de antes.
Leia também
- Atriz japonesa empreende com bolinhos de arroz onigiri nos Estados Unidos
- Custo de vida no Japão aumentará impulsionado pela crise energética
- Sony compra estúdio Bungie em meio a disputa com a Microsoft Xbox
Desmistificando o Japão
Apesar de parecer uma notícia corriqueira sobre um aumento de dois centavos, podemos ver dois pontos que ajudam mais a entender como as coisas funcionam no Japão e o que acontece por lá no momento atual. Entenda o contexto.
Momento atual do Japão
A notícia de uma empresa que teve que se manifestar em público por causa de um aumento de apenas 2 ienes reflete o momento atual da economia em meio a uma pandemia.
Praticamente tudo está aumentando no Japão, desde os produtos mais básicos e essenciais, passando pelas guloseimas e indo além. Isso pode explicar a comoção que aconteceu online em um momento em que cada centavo conta e faz falta.
No entanto, é algo comum da sociedade japonesa, já que pedidos de desculpas públicas são algo comum e esperado de grandes empresas que queiram manter a confiança de seus consumidores.
Cultura das desculpas (sumimasen)
A cultura das desculpas é algo comum e praticado com naturalidade. É um modo de pensar em que pedir desculpas faz parte do dia a dia para mostrar respeito, polidez, educação, reconhecimento, reflexão, honestidade.
Então, uma desculpa nem sempre representa uma desculpa. Pode ser complexo de entender na sociedade ocidental, mas a cultura das desculpas tem mensagens subjetivas. Não é algo direto.
No caso da empresa Umaibo é uma forma da corporação não só prestar esclarecimentos ao público, mas para mostrar honestidade e respeito para seus consumidores.
Fontes: Japan Today
0 comentário em “Fabricante de salgadinho Umaibo vai a público pedir desculpas por aumento de 2 ienes”