Salgadinho Umaibo anuncia aumento de preço de 2 ienes
Japão Notícias notícias do Japão

Fabricante de salgadinho Umaibo vai a público pedir desculpas por aumento de 2 ienes

Aumento do preço do salgadinho Umaibo causou comoção e mostra reflexo de cenário econômico atual no Japão.

O salgadinho Umaibo é um dos snacks mais populares do Japão. Basicamente é um grande bastão de salgadinho oferecido em diferentes sabores. A consistência é similar ao cheetos daqui.

Salgadinho Umaibo sabor alga marinha

Além do gosto viciante desse tipo de salgadinho, esse produto tem um apelo nostálgico para muitas pessoas que cresceram comendo estas guloseimas a preços muito baratos.

Além disso, o tamanho agrada já que o bastão é bem consistente e grande. Para um lanche rápido sem se preocupar com nutrientes, é algo que enche, em outras palavras.

Então, quando se está com pressa e quer apenas aliviar a fome ou a vontade de uma guloseima serve bem.

Tem muitos sabores no Japão, com uma variedade vasta. O preço é muito baixo, a unidade custava 10 ienes, o que equivale na nossa cotação atual representa menos de R$ 9 centavos.

Notícia do aumento causou comoção

Então, a notícia de que a empresa fabricante do Umaibo fosse aumentar o preço de seu produto mais popular caiu como uma bomba.

Foi então que a empresa Yaokin teve que ir a público. Através de sua conta oficial no Twitter, eles fizeram um esclarecimento no último dia 27 de janeiro.

Lembrando que é muito comum que as empresas japonesas se comuniquem através do Twitter, que é uma rede social popular.

Confira a mensagem traduzida em português. Originalmente foi traduzido do japonês para o inglês pelo Japan Today.

Mensagem da empresa que fabrica Umaibo

Obrigado a você por continuar a apoiar a Umaibo. Como foi reportado por vários meios de comunicação, devido a um aumento no custo dos ingredientes e envio do Umaibo, assim como outras despesas, a partir de 1 de abril de 2022, nós aumentaremos o preço de 10 ienes para 12 ienes.

Nós fomos capazes de manter o preço a 10 ienes pelos últimos 42 anos graças inteiramente a seu apoio e a cooperação de todos envolvidos na produção e distribuição da Umeibo e nós somos profundamente gratos a todos vocês.

Em adição, nós pedimos sinceras desculpas pela confusão e comoção causada antes do nosso anúncio oficial. Continuaremos a fazer nosso melhor para levar a vocês todos os produtos que fazem todos felizes.”

Resultado

Desde que o salgadinho Umaibo foi lançado em 1979, a empresa conseguiu manter o preço barato. O valor atual de 10 ienes segue o mesmo há tempos. Por isso, o anúncio oficial conseguiu acalmar os ânimos da repercussão negativa de antes.

Leia também

Desmistificando o Japão

Apesar de parecer uma notícia corriqueira sobre um aumento de dois centavos, podemos ver dois pontos que ajudam mais a entender como as coisas funcionam no Japão e o que acontece por lá no momento atual. Entenda o contexto.

Momento atual do Japão

A notícia de uma empresa que teve que se manifestar em público por causa de um aumento de apenas 2 ienes reflete o momento atual da economia em meio a uma pandemia.

Praticamente tudo está aumentando no Japão, desde os produtos mais básicos e essenciais, passando pelas guloseimas e indo além. Isso pode explicar a comoção que aconteceu online em um momento em que cada centavo conta e faz falta.

No entanto, é algo comum da sociedade japonesa, já que pedidos de desculpas públicas são algo comum e esperado de grandes empresas que queiram manter a confiança de seus consumidores.

Cultura das desculpas (sumimasen)

A cultura das desculpas é algo comum e praticado com naturalidade. É um modo de pensar em que pedir desculpas faz parte do dia a dia para mostrar respeito, polidez, educação, reconhecimento, reflexão, honestidade.

Então, uma desculpa nem sempre representa uma desculpa. Pode ser complexo de entender na sociedade ocidental, mas a cultura das desculpas tem mensagens subjetivas. Não é algo direto.

No caso da empresa Umaibo é uma forma da corporação não só prestar esclarecimentos ao público, mas para mostrar honestidade e respeito para seus consumidores.

Fontes: Japan Today

0 comentário em “Fabricante de salgadinho Umaibo vai a público pedir desculpas por aumento de 2 ienes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: