Segundo informações do NHK, o trem-bala conhecido como shinkansen que funciona sem precisar de um condutor humano está em fase de testes. Será o primeiro do tipo no Japão e se der certo iniciará uma nova era automatizada.
Futuro será automatizado
A mídia japonesa foi convidada para assistir a novidade, um trem-bala shinkansen de 12 carros administrado pela East Japan Railway Company foi equipado com um sistema de automação operacional.

Ele fez viagens por cerca de 5 km de extensão na área central da prefeitura de Niigata na última quarta-feira.
No dia, um condutor estava presente, mas ele não tocou em nenhum controle ou fez nada no sistema para conduzi-lo. No futuro, a empresa pretende realocar os condutores para outros serviços.

O teste ocorreu com sucesso e chegou a 100 km por hora e será capaz de ajustar a velocidade para evitar atrasos.
Falta de mão de obra e menos nascimentos
A companhia que administra os trens-balas shinkansen estão investindo em sistemas operacionais automatizados, pois o país sofre com falta de mão de obra qualificada e no futuro poderá ter falta de condutores devido a baixa taxa de natalidade.
Em outras palavras, estão nascendo poucos japoneses, já que as gerações novas estão escolhendo não ter filhos. Esse é um dos grandes problemas em um país que terá uma porcentagem maior de idosos, do que jovens.
Aos poucos e com o avanço da tecnologia, serviços essenciais serão automatizados para não depender de mão de obra humana.
Além disso, robôs já estão sendo uma solução viável para substituir pessoas em tarefas repetitivas e simples, como atendimento e reposição de estoque em lojas de conveniência.
Inclusive, muitos cidadãos optam por ter robôs como animais de estimação ou para fazer companhia, pois é mais fácil cuidar, já que as pessoas costumam trabalhar muito e passar longas jornadas fora de casa. Já abordamos este aspecto em um texto, se não viu, leia também:
Pet robô no Japão: tendência em ter animal de estimação robô aumenta
0 comentário em “Trem-bala shinkansen com direção automatizada é colocado em teste”