Satélite de madeira japonês LignoSat

Japão manda primeiro satélite de madeira ao espaço

O satélite de madeira foi enviado por cientistas japoneses ao espaço para testar possibilidades interessantes para humanidade.

O Japão mandou pela primeira vez um satélite de madeira para a órbita da Terra. O dispositivo estava a bordo do Space X em missão na Estação Espacial Internacional.

O satélite de madeira foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Kyoto e a empresa Sumitomo Forestry.

Batizado de LignoSat, que é uma palavra latina em referência ao material usado: madeira.

Satélite de madeira japonês

LignoSat está sendo testado no espaço

O aparelho é pequeno e foi enviado para testar como a madeira se mantém em órbita.

Um experimento para saber se a madeira poderia ser usada em construções humanas no espaço para habitação e trabalho.

Seis meses em órbita

Se der certo o satélite de madeira deve orbitar a Terra pelo período de seis meses.

Ele ficará a 400 km acima do planeta e foi lançado em novembro de estação da Flórida em um foguete Falcon 9 da Space X. O teste faz plano de objetivos ambiciosos.

Plantar árvores e construir casas na Lua e em Marte. Por isso, o satélite foi construído com certificação da NASA.

Segundo o professor de ciência florestal da Universidade de Kyoto chamado Koji Murata, no começo dos anos 1900 os aviões eram feitos de madeira.

Madeira não apodrece ou pega fogo no espaço

Portanto, o satélite de madeira deve ser viável. Além disso, a madeira é mais resistente no espaço em comparação a Terra.

Em suma sem água e oxigênio no espaço fica impossível de apodrecer ou pegar fogo.

Menos impactos ambientais

Além disso, satélites de madeira possuem menos impactos ambientais quando forem descartados depois.

Os satélites que cumprem suas funções devem entrar na atmosfera para cair e evitar se tornar detrito espacial.

Os convencionais usados são feitos de metal criando partículas de alumínio quando entram na atmosfera. Já a madeira seria queimada causando menos poluição.

Os cientistas descobriram que a madeira honoki, um tipo de árvore de magnólia nativa do Japão e usada tradicionalmente em bainhas de espadas é a mais adequada para o espaço.

Eles descobriram isso após fazer experimentos de 10 meses a bordo da Estação Internacional Espacial. Foram enviados madeira de cerejeira, magnólia e bétula.

Eles testaram por 240 dias no ambiente do espaço para testar sua durabilidade em 2022. O projeto foi iniciado em 2020. Todas performaram bem sem deformações.

Técnicas de artesãos

O satélite além de ter usado a madeira honoki, foi construída de acordo com técnicas de artesão sem partes com cola e parafusos.

Satélite de madeira do Japão

Ele tem componentes eletrônicos para medir sua resistência ao ambiente extremo do espaço com grandes variações. Eles medirão expansão e contração, temperatura interna e a performance dos componentes eletrônicos dentro.

Além disso, foi equipado com paineis solares externos e colocado sob uma grade de alumínio.

Primeiro satélite de madeira do mundo feito pelo Japão para testes

Testes em ambientes extremos

Para ter ideia a temperatura varia de -100 a 100 graus Celsius a cada 45 minutos que é quanto tempo dura a órbita variando entre claro e escuro no espaço.

Testes para semicondutores

Além do teste para possível construção de casas habitáveis, uso em satélites para diminuir a poluição, eles estão vendo se reduzem o impacto da radiação espacial nos semicondutores.

Isso será útil para construção de um centro de dados no espaço, segundo o gerente da Sumitomo Kenji Kariya e divulgado pela Reuters.

Segundo Kariya, a madeira pode parecer antiquada, mas é uma tecnologia de ponta para a civilização na exploração da Lua e de Marte. Além disso, se der certo revigorará a indústria da madeira.

Para concluir você aprendeu sobre a possibilidade que cientistas japoneses abriram de usar madeira em satélites para melhorar detritos na atmosfera e da construção de casas na Lua e Marte.

Bem como melhor duração de semicondutores no espaço para centros de dados espaciais.

Curta, compartilhe e deixe sua visita em nosso site em dia. Temos sempre conteúdos sobre o Japão.

Leia também

0 comentário em “Japão manda primeiro satélite de madeira ao espaço

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo