Existe a parcela de pessoas que rejeita couro animal e também não gosta da produção do tipo sintético, devido a sua produção originada de petróleo como poliuretano. Por isso, opções de couros que sejam eco-friendly são altas de forma mundial.
Couro de maçã da Soreno
Uma empresa japonesa de Nagano em Shinshu desenvolveu um material de couro fabricado a partir de maçãs.

O anúncio foi feito no lançamento de produtos fabricados com o couro da marca local Sorena, que produz acessórios fashion. A prefeitura de Nagano é a segunda maior produtora de maçãs do Japão, segundo reportagem do Asahi Shimbun.
A diretora da marca Yuri Ito desejava usar as sobras da indústria para produzir o couro ecológico. Então, sua ideia foi selecionada pelo programa de suporte do governo com a prefeitura em 2021.
Ela fez uma colaboração com duas empresas, uma em Iizuna que produz maçãs no norte da prefeitura e com uma empresa fabricante de couro sintético.

A empresa de maçãs produz uma tonelada de maçãs por dia com seus pomares e os transforma em suco. Os restos das cascas e das fibras geram um resíduo após as maçãs serem pressionadas.

O insumo é seco e transformado em pó que é misturado com resina sintética. Isso é transformado em uma base de algodão que é usado para fazer o couro.

Este couro de maçã tem mais da metade de seus ingredientes crus provenientes de plantas para ter um produto sustentável que possui as mesmas características sensoriais do produzido de forma 100% sintética.
Foram produzidos pela Sorena carteiras, bolsas e outros itens disponíveis de forma online no país no site oficial Rerigo.
Couro de cogumelos

Já a empresa Mycl Japan Co da cidade de Komoro está desenvolvendo um couro a base de cogumelos. Nagano representa a indústria número 1 de produção do Japão.
Couro de cogumelo 100% natural
O couro deles é produzido 100% de materiais naturais, segundo o presidente Keita Inui. O couro é produzido com micélio, um tecido que se espalha pela base dos cogumelos enquanto crescem.
Eles desenvolveram uma técnica própria para transformam o micélio em uma base que demora dois meses para o cogumelo se transformar em couro.
A textura fica muito parecida com o couro animal, possui coloração de cor creme com manchas marrons e pretas. Uma malha de couro de cogumelo da empresa possui 60 cm por 30 cm.
Qualidades únicas
Cada peça possui uma padronagem única, que é a característica de produtos naturais. Segundo Inui, as pessoas apreciarão pelas suas qualidades únicas.
Em 2022, a empresa Mycl se juntou com mais quatro empresas em uma joint venture.
Uma delas é de Singapura, que possui uma patente tecnológica para produção. A outra parceira é a Salai International Japan de Komoro que exporta tecnologia para fazendas de cogumelos e a Chikumasei de Chikuma que produz e vende o micélio.
Já a quarta colaboradora é a Sakato que negocia materiais para cultivo e maquinaria.
O objetivo será começar a disponibilizar produtos em outubro, além de usar um prédio como fábrica para produzir 45 metros quadrados de couro de cogumelo por semana.
Clientes que já demonstraram interesse são da área de fabricação de móveis, vestuário e acessórios.
0 comentário em “Empresas de Nagano fabricam couro de maçã e cogumelos”