Kuro Tamago é analisado cientificamente para descobrir o que a camada preta é feita em pesquisa liderada por menino de 15 anos
Notícias

Kuro Tamago: descoberto o que é a camada preta

O kuro tamago de Hakone atrai visitantes para o sítio Owakudani onde ovos de galinha ganham uma camada de cor preto intenso.

Os Kuro Tamago ou ovos pretos de Hakone são bem conhecidos no Japão, além de atrair muitos visitantes internacionais por conta dos ovos cozidos nas águas e vapores vulcânicos. Continue lendo e aprenda mais.

Kuro Tamago, ovos pretos de Hakone

Hakone tem sítio com vulcão Owakudani que tem os kuro tamago

O sítio turístico do vulcão de Hakone é um local que abriga fontes de água termal conhecidas como Owakudani.

As pessoas vão até o local para visitar e comer ou levar para casa ovos de galinha cozidos a altas temperaturas com a casca de um preto escuro por diversos motivos.

Dizem que comê-los confere sorte, outros vão pelo sabor delicioso dos ovos cozidos a altas temperaturas. O local ainda é envolto por lendas budistas onde é visto como um portal entre mundos espirituais.

ovo cozido kuro tamago de Hakone atrai visitantes de todo o Japão e mundo

Eles começaram a ser feitos em 1956 quando ovos foram imersos a 80 graus Celsius para serem cozidos em um processo lento que demora uma hora.

Depois recebem um banho de vapor de 100 graus Celsius por 15 minutos quando ganham a cor preto opaco profundo.

Os motivos dos ovos ficarem pretos permaneciam desconhecidos com uma teoria aceita e difundida pelo site oficial do local.

A teoria refutava que a cor derivava de uma reação derivada de dióxido sulfúrico e sulfeto de hidrogênio para criar sulfeto de ferro.

Curiosidade de um estudante de 15 anos

Rintaru Kimura é um estudante japonês de 15 anos que teve curiosidade onde fez pesquisa e coleta científica no Japão
Estudante de 15 anos chamado Rintaru Kimura fez experimentados com orientação e ajudou a descobrir o que era a casca preta dos ovos de Hakone

Mas, foi a curiosidade de um menino de 15 anos chamado Rintaro Kimura que esclareceu o que realmente causa esta cor nos ovos de Hakone.

Usando seu olhar observador, percebeu que a cor preto saia das mãos de visitantes que usavam sanitizantes para lavar as mãos.

Isso acendeu uma curiosidade, já que o sulfeto de ferro é uma substância estável, dando um palpite de que esta teoria estaria errada.

Orientação e pesquisa

Ele procurou o Instituto de Pesquisa de Fontes Termais de Kanagawa da cidade de Odawara que estuda a região geológica de Hakone.

Um pesquisador de 51 anos chamado Kazutaka Mannen orientou o menino em sua pesquisa. Rintaro deveria coletar pelo menos 1 grama de amostra depois de conseguir separar a substância preta do ovo.

Foi então que ele passou a fazer testes em casa e descobriu que ao deixar os ovos submersos por 20 minutos em ácido cítrico, a camada preta saia dos ovos de Hakone.

Rintaru descobriu que após 20 minutos no ácido cítrico, a camada preta sai dos ovos kuro tamago de Hakone. Ele conseguiu colher amostras para análise de especialistas

Depois, ele foi semanalmente ao vulcão coletar ovos para conseguir um volume de amostra suficiente para ser analisado.

O pesquisador analisou a amostra com consultoria do vulcanologista do Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology Biogemistry Research Center (JAMSTEC) onde contatou de forma online, o Yoshinori Takano, 47 anos.

Reação orgânica derivada de proteína

Foi descoberto que a substância preta era resultado da reação de Maylard criando uma substância orgânica derivada de uma proteína biogênica encontrada em sua origem.

Isso causa um efeito de uma camada que parece emborrachada. Esta reação é a mesma que confere aos alimentos uma cor dourada e aromas específicos em comidas, como a casquinha do pão.

As descobertas foram publicadas na revista científica da Japan Society for Analytical Chemistrys da edição de julho no Japão e repercutidas por matéria do jornal Mainichi Shimbun.

Leia também

0 comentário em “Kuro Tamago: descoberto o que é a camada preta

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading