teamLab Planet é atração em Tokyo com arte digital tridimensional para experiência imersiva
Destaques

teamLab Planets: guia do museu digital imersivo e interativo

O teamLabs Planets é um museu com arte digital interativo e imersivo em Tokyo. Saiba mais.

O teamLab Planets é um dos pontos turísticos mais legais de Tokyo para visitar e ter uma experiência imersiva com arte digital para se inspirar e entreter. Continue lendo e confira o que você precisa saber.

teamLab Planets

O teamLab Planets é um espaço interativo em que as pessoas terão uma experiência imersiva onde a sensação é de percepção corporal e da arte em sua volta representando o mundo e seus elementos de forma conceitual usando tecnologia digital e som ambiente.

O que encontrará no Team Lab Planets

  • O local funciona como um museu interativo digital com uso de mais de 400 projetores;
  • São 9 espaços em larga escala com arte sensorial em 10,000 m2;
  • 2 jardins criados pelo time teamLab;
  • Um espaço com torre artística;
  • Loja de flores;
  • Restaurante vegano com decoração artística.

Eles fornecem sem custos:

  • Toalhas* nas saídas dos espaços com água para secar os pés;
  • Shorts** para os visitantes;

*Toalhas são limpas e desinfetadas para os visitantes.

**Shorts são emprestados pelo espaço. Ao final da visita, retire e devolva a um funcionário.

Descrevemos cada área dos espaços mais abaixo e não se preocupe, saber as características abaixo não estragarão sua experiência, mas lhe darão uma base para melhor aproveitar o espaço, já que alguns são interativos e com significados legais.

Mas, antes de prosseguir saiba:

O que sentirá

  • Imersão total nos espaços com arte tridimensional;
  • Jardins suspensos com sensação de estar integrado na natureza;
  • Andará de pés descalços para sentir com o corpo toda a experiência;
  • Mudará a percepção do entorno, dos outros e do próprio corpo;
  • Promove estimulação sensorial;
  • Experiência coletiva e individual;
  • Integração total com as obras de arte;
  • Se sentir inspirado/a;
  • Pensar sobre outras perspectivas;
  • Tirar fotos incríveis;
  • Entretenimento imersivo.

Coisas úteis para saber

Abaixo confira coisas importantes para quem for visitar o teamLabs Planets e levar em consideração ou é válido saber.

Sim, vai molhar os pés

A proposta do local é o de sentir com o corpo todo as experiências propostas, tendo duas instalações com água. Portanto, prepare-se para molhar os pés.

Guarde suas coisas nos armários

Eles deixam disponíveis armários para guardar os sapatos, casacos e bolsas. É importante guardar casacos e bolsas, pois estes objetos podem interferir na experiência sensorial ao atrapalhar as mãos, interferir e fazer sombras nas projeções, incomodar outros visitantes, etc.

Pense na sua roupa antes de ir

Além disso, recomenda-se usar shorts ou calças que tenham a boca maior para subir até os joelhos.

Já nos espaços com piso espelhável, saias e vestidos mini podem deixar as áreas inferiores expostas, o que não acontece com os tipos midi e longo.

Quem estiver assim não se preocupe, eles tem shorts para os visitantes colocarem por debaixo destes tipos de vestimentas.

Não espere ver quadros e esculturas

O teamLab é um museu sensorial com arte interativa e subjetiva usando recursos digitais em que a proposta é usar seu próprio corpo para interagir e sentir os espaços, que são grandes obras de arte em que a participação das pessoas é vital, de forma individual e coletiva.

Portanto, para quem busca uma experiência em perspectiva passiva em terceiro plano comuns de galerias de arte, o local não é recomendado, já que a proposta é de interação, percepção corporal de si e dos outros.

Evite ou tenha paciência na alta temporada

Além disso, em altas temporadas é recomendado ter paciência, pois os espaços ficam cheios e existirá um tempo de espera, como a permanência nos espaços pode ser reduzida para evitar esperas longas para todo mundo poder percorrer tudo.

A dica é comprar o ingresso com antecedência e usar o QR Code para acelerar a entrada, além de preferir os horários mais cedo pela manhã.

Usar o corpo para mudar percepção pode ser desconfortável

A maior parte do tempo em que se pisa em chão rígido faz as pessoas esquecerem da percepção corporal.

A proposta da segunda sala com chão fofo e mutável é causar uma mudança no balanço do corpo para mudar a percepção corporal. Isso pode causar desconforto em algumas pessoas.

A dica é não lutar para ficar de pé, mas passar por este espaço usando o corpo todo, o que pode ser desafiador.

Eles oferecem atalhos

Segue-se um caminho dentro do teamLab Planet, mas pessoas com bebês, idosos, pessoas com deficiência ou sentirem que não conseguirão entrar no espaço podem pedir um atalho para um funcionário e pular a atração.

Seque seus pés ao sair dos espaços molhados

O teamLabs Planets oferece sem custo aos visitantes toalhas limpas e desinfetadas para secar os pés nas saídas dos espaços molhados.

Use-as para que não molhe espaços que devem permanecer secos, como o espaço de chão mutável (Black hole).

Baixe o aplicativo para interagir

O app (em inglês) permite que os visitantes interajam com os espaços.

Clique para baixar o app Apple: appteamLabApple

Clique para baixar o app Google Play: appteamLabGooglePlay

Espaços Team Lab Planets

Abaixo tenha um perfil dos espaços disponíveis e tenha uma noção do que encontrará.

Área com água – Dança do peixe koi e das pessoas

Neste espaço terá uma experiência em que as pessoas poderão circular por um vasto espaço com água até a altura do joelho (mais ou menos dependendo da altura da pessoa), onde luzes serão projetadas criando uma imersão muito interessante.

As luzes projetadas são de peixe koi que interagem quando se encontram ou quando os visitantes encostam se transformando em flores que se transformam de formas diferentes, de acordo com as estações do ano.

Portanto, na primavera, verão, outono e inverno as projeções mudam e causarão efeitos diferentes.

Área do universo – pontos de luz de LED

Pequenos pontos de luz de LED criam uma sensação de estar em uma área tridimensional em que são esculpidos pontilismos criando os elementos do universo.

As luzes ainda podem ser interativas ao usar um aplicativo no celular para criar efeitos diferentes. Portanto, cada visita será única e especial.

Área do universo das flores

Uma projeção incrível com diferentes tipos de flores poderão ser apreciadas em um local imersivo e contemplativo. O chão espelhado dará uma sensação de integração e junto com o som causará diferentes percepções sensoriais.

As flores mudam de acordo com a estação do ano podendo ser vista em todos os seus estágios, desde o nascimento de um botão, até a formação completa com detalhes de suas pétalas.

Estes diferentes estágios refletem todos os ciclos naturais da natureza mostrando a beleza do perpétuo e da continuidade da vida, causando reflexões internas.

Espaço das esferas

Esferas que mudam de cores criando uma área tridimensional com diversas cores que mudam, assim como os sons, de acordo com as interações e toques das pessoas.

As esferas são impactadas de forma individual, como coletivas. As cores que são criadas pelas esferas são produzidas por luzes e será possível ver nove variações que criarão uma atmosfera recriando efeitos da natureza e cores sólidas que darão uma base (azul, vermelho e verde). São elas:

  • Pêssego
  • Entardecer
  • Céu da manhã
  • Iluminação matutina
  • Luz na água
  • Folha de outono maple
  • Luz do sol nas plantas
  • Iris

Antigamente os tecidos de seda eram bem finos e por isso era fácil de misturar os tons e criar cores novas. As esferas representam as bolas de seda criando um elemento da cultura japonesa que foi incorporado neste espaço de obra de arte imersiva.

Área da cachoeira com luzes

Outro espaço do Team Lab Planets que usa água (até as canelas) em sua composição artística para recriar uma cascata natural das montanhas de Shikoku com iluminação especial.

Espaço de piso mutável Black Hole

O chão é todo encoberto com um material macio e que afunda encoberto de tecido que é influenciado pelo peso das pessoas que mudará o formato do chão que dará uma sensação de interação com o espaço.

Além disso, o piso muda com o peso das pessoas que sentem quando a outra anda criando um ambiente influenciado por si e pelo fator humano.

Esta experiência busca ampliar a consciência corporal, já que neste ambiente o peso do corpo influenciará diretamente a experiência, o que não costuma acontecer em chão rígido criado pelo homem.

Área com jardim

Esta instalação tem uma exposição de orquídeas flutuantes que cria um jardim tridimensional que refletem no chão, além de cercar os visitantes.

O objetivo é oferecer uma experiência em que as pessoas se sintam uma com o jardim e as flores, ressaltando um conhecimento do budismo Zen.

A reflexão é conseguir enxergar as flores com unicidade com o desafio de se sentir integrado.

As flores penduradas são reais, pois as orquídeas são uma espécie que consegue crescer sem necessidade de terra, pois ela absorve a umidade do ar, assim como são capazes de crescer em árvores e rochas.

O jardim possui um aroma característico que mudará de intensidade, de acordo com o decorrer do dia, mas é durante o período noturno que este aroma fica mais forte deleitando os visitantes.

Jardim dos microcosmos com musgo

Este jardim tem influência de acordo com o clima externo onde esculturas ovoides refletem a luz natural criando um som que completa a experiência.

Então, ela ganha 61 diferentes tonalidades com a luz do sol, com o entardecer, com a chuva e vento.

Além disso, este espaço do Team Lab Planets tem musgo, que possibilita a diversidade e sobrevivência de outros seres. Sobrevive a períodos de seca e voltam a vida quando existe umidade. É onde se encontram os tardígrados, que não morrem.

Espaço universo das partículas de chamas

Uma torre com arte digital que simula as chamas deixará as pessoas imersas em mudanças constantes e que dependerão em como os visitantes se movem.

As chamas ganham movimentos fluídos recriando o fenômeno da natureza da combustão que é gerado pelo calor e luz.

Além disso, as pessoas que baixarem o aplicativo desta obra, poderão ter uma experiência personalizada ao criar chamas, além de poder levar uma chama para casa e interagir com o app de outras pessoas criando uma conexão que poderá ser conferida no mapa das chamas se tornando perpétua.

Esta atração tem acesso a todos os visitantes, sem precisar de ingresso.

Onde comer

O restaurante no Vegan Ramen Uzu Tokyo é de Kyoto e oferece além de ramen, chás e sorvete em espaços artísticos interessantes e imersivos.

Entre os destaques no cardápio está um ramen (macarrão com caldo) feito de leite de aveia com missô (pasta de soja), pasta de gergelim branco, gengibre, alho, cogumelos, tomate, brócolis e vegetais mergulhados em óleo de oliva.

O caldo ainda é temperado com sal feito de folhas de chá e pimenta sansho. O macarrão é feito com trigo de Hokkaido ou trigo orgânico de Aya.

Ramen vegano do restaurante

Um dos espaços é o NoNobjective com uma área com mesa e cadeiras espelhadas que recebem projeção e dão a impressão de que não há limites no espaço.

A arte representando caligrafia faz rotações no ambiente todo indo em sentido horário e anti-horário.

O outro espaço do restaurante tem bancos de madeira interconectados com um design interativo em espaço verde. Os espaços se integram com espaços para sentar e comer, como se recostar para ler um livro ou relaxar.

Espaço com bancos de madeira interligados do restaurante vegano do teamLabs

Loja de flores

A mesma espécie de flor que fica exposta no jardim suspenso pode ser encontrado em uma lojinha dentro do espaço.

As orquídeas crescem sem a necessidade de solo, pois retiram a umidade do ar, fazem parte das plantas que são resilientes, diversas e adaptáveis.

Na loja, encontrará vasos esculturas em artesanato knitted em que as tramas são entrelaçadas, uma técnica datada da era da pedra.

Vasos esculturas com orquídea da loja de flores do team

A espécie Vanda pode viver por até 50 anos com cuidados. Formando novos bulbos de forma contínua pode alcançar a eternidade. Floresce várias vezes ao ano e chegar a 2 metros de altura contando com a raiz, que se alonga por fora do vaso.

A escultura em vaso foi assinada pela artista Masako Y em conjunto com uma especialista na técnica Knitter, Hana Minowa.

Horários de funcionamento*

Os horários podem receber alterações, de acordo com a temporada. A melhor forma de fica atualizado é acessar o site oficial teamLabs (em inglês): https://www.teamlab.art/

A programação de julho até o fim de 2023: Julho das 09:00 às 21:00 de segunda a sexta. Sábados, domingos e feriados das 09:00 às 22:00. Última entrada aceita uma hora antes do fechamento.

A partir de agosto, todos os dias das 09:00 às 22:00.

O restaurante Vegan Ramen Uzu funciona em junho de segunda a sexta das 11:00 às 19:00. Sábados, domingos e feriados das 10:30 às 19:00 e este horário fixo nos meses de julho e agosto.

Preços*

Os preços podem sofrer alterações, de acordo com a temporada.

Segunda a sexta

3.200 ienes adultos. 2,000 ienes para estudantes do ensino médio e 1,000 para crianças para 4 e 12. Crianças de 3 anos não pagam.

Dão desconto de 1,600 para pessoas com deficiência.

Sábados, domingos e feriados

3,500 ienes adultos. 2,300 ienes estudantes do ensino médio, crianças de 4 a 12 anos 1,300 ienes. Crianças de até 3 anos não pagam. Desconto para deficientes de 1,900 ienes.

Para julho e agosto

3,800 ienes para adultos, 2,300 ienes para estudantes do ensino médio. 1,300 crianças de 4 a 12 anos. Desconto de 1,900 ienes para quem tem deficiência.

Leia também

Endereço

teamLab Planets Tokyo, Toyosu 6-1-16, Koto-ku, Tokyo.

A estação mais próxima é Shin-Toyosu Station com 1 minutos de caminhada.

FAQ Team Lab Planets

Abaixo confira as perguntas mais feitas sobre esta atração e ajudar em seu planejamento.

O que é o Team Lab?

É um coletivo de arte internacional. A proposta é usar a arte com integração da tecnologia, ciência e o mundo natural.

Composto por programadores, engenheiros, animadores CG, matemáticos, arquitetos que buscam novas formas de perceber o mundo e a si mesmos, além da continuidade do tempo.

Os museus da Team Lab são exibições em larga escala fixas e permanentes no Japão com o teamLab Planets em e teamLab Boderless, ambos na cidade de Tokyo.

Inicialmente, o teamLabs Planets funcionaria por apenas dois anos a partir de 2018, mas seu sucesso o fez ser fixo.

Quantas horas passarei dentro do temLabs

Esta resposta depende da época do ano, pois na alta temporada eles controlam o tempo dos grupos nos locais para que todo mundo tenha a oportunidade de experienciar todos os espaços.

Quando está muito lotado terá mais tempo de espera na fila para entrar, por isso considere isso na hora de fazer seu itinerário.

Em dias cheios, reserve duas horas no mínimo, uma hora para filas e esperas e mais 1 hora dentro do museu.

Em dias vazios, o tempo de espero é mínimo, mas reserve um tempo a mais para aproveitar com calma os espaços, já que poderá aproveitá-los com mais tempo.

Pode entrar no teamLabs de meias?

Não, já que duas atrações usam água onde os pés ficarão imersos até as canelas na parte da cascata e depois até os joelhos na área de peixes koi.

A água é gelada?

Não se preocupe, a água dos espaços possui temperatura ambiente agradável que é ajustada, de acordo com a época do ano.

A água do teamLab Planets é limpa?

Sim, a água dos espaços é filtrada constantemente durante os horários de operação para manter a água recirculando em movimento e limpa. Para a higiene da água eles adicionam cloro em quantidades recomendadas que é adicionada a cada 1 hora.

0 comentário em “teamLab Planets: guia do museu digital imersivo e interativo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: