De olho em problemas futuros, o Japão tem disponível máquinas que fazem chuva artificial para tentar mitigar a falta de água em rios importantes de Tokyo.
Eles estão em locais estratégicos, como perto do rio Tama em Okutama ao oeste da capital.

Tetsuo Nakamura explica que o material que transforma gotas de água sai da máquina e vai direto para o céu. Ele é chefe de gerenciamento do reservatório Ogouchi, citado na reportagem do Kyodo News.
Uma fumaça é gerada na máquina causada pelo processo de queimação de prata iodide, que ajudará a água a condensar para virar chuva.
O governo metropolitano ainda colocou três destas máquinas ao oeste de uma barragem em Yamanashi.
Método aplicado no Japão desde 1965
As máquinas foram colocadas pela cidade a partir de 1965 de forma considerada segura, já que a prata iodide não é absorvida pelo corpo e não causa efeitos nocivos nos humanos ou meio ambiente.
Modelos da máquina de provocar chuvas foram sendo modernizadas ao longos dos anos em trabalho conjunto com o Metereological Research Institute of the Japan Metereological Agency.
Com a parceria, eles substituíram dois geradores antigos por modelos mais novos a um custo de 80 milhões de ienes.
Desta forma, conseguiram aprimorar a tecnologia de combustão e concentração da solução para gerar as gotas e dispersar melhor.
5% a mais de chuva
A chuva gerada pelos geradores compõem apenas 5% a mais de gotas quando houver condições para chuvas, mas com condições meteorológicas específicas, como direção do vento.
Segundo declarações do governo japonês, as máquinas de chuva artificial não conseguem resolver o problema de seca totalmente, mas o fato delas existirem como precaução emergencial mostra a seriedade da questão e as pessoas devem se conscientizar e economizar.
Além disso, esse tipo de máquina pode ajudar a controlar e diminuir chuvas torrenciais, como a quantidade de neve que cai no futuro com o avançar das tecnologias.
Teste de 2013 fez chover na barragem
Um dos testes ocorreu em agosto de 2013, quando o nível de água do rio Tama estava baixo, segundo o Japan Times.
Os geradores de chuva foram ligados por volta das 14hs em Okutama e Koshu. Foi liberado uma fumaça no ar e quando ele atingiu 4,000 a 5,000 metros, congelou e condensou dentro das nuvens gerando chuva.
De acordo com informações divulgadas pelo governo metropolitano, choveu cerca de 10mm na barragem de Ogouchi por uma hora por volta das 17hs no dia do teste.
Leia também
0 comentário em “Japão usa tecnologia de chuva artificial”