Como é a pizza japonesa
Destaques Japão Sociedade

Como é a pizza japonesa?

Descubra como é a pizza japonesa, quais sabores são mais populares, onde comer e quanto custa no Japão para saborear esta delícia.

Para quem é curioso e já se perguntou como é a pizza japonesa, vamos revelar o que faz sucesso e se eles comem este tipo de preparação da forma como estamos acostumados (massa aberta+ molho de tomate + recheio). Continue lendo e confira.

Como é a pizza japonesa

Como é a pizza japonesa

A pizza japonesa popular é composta por referências ocidentais com mistura de recheios que agradam o paladar japonês.

Uma mistura inusitada faz ter uma pizza japonesa com massa americana (fina e crocante), molho de tomate, queijo muçarela, tomates, frango teriyaki, milho, maionese (popular) e nori, por exemplo.

Pizza de frango teriyaki com nori, milho, tomates e queijo
Pizza de frango teriyaki com nori, milho, tomates e queijo

Okonomiyaki não é pizza

Okonomiyaki seria mais parecido com panqueca, do que pizza

Lembrando que o conceito pizza é uma coisa ocidental que se tornou popular no Japão apenas depois do fim da II guerra mundial atingindo seu auge nos anos 90.

Eles têm uma preparação tradicional chamada okonomiyaki que muitos relacionam a pizza, mas o modo de preparação é muito diferente.

Então, não seria adequado relacionar as duas coisas apenas pelo formato.

O okonomiyaki é redondo e recebe recheios, mas é diferente do conceito pizza a que estamos acostumados.

Isso porque a massa de farinha de trigo é mais leve e é colocada líquida na chapa junto com recheios diferentes misturados com repolho (base).

Já a pizza ocidental é uma massa sovada aberta circular, tem molho de tomate e recheios variados, sendo os mais clássicos, queijo, calabresa, bacon, fatias de tomate, entre outros. A pizza é preparada no forno assada.

Bem diferente, não é mesmo?!

Tipos de massas de pizza japonesa

Os japoneses não criaram uma receita japonesa a seu estilo, como aconteceu com outras preparações.

Por isso, o tipo de massa de pizzas encontradas no Japão são duas, a massa americana (fina e crocante) e a italiana (fina, mas com bolhas de ar e elasticidade).

Massa pizza americana
Massa de pizza estilo americano. Fina e crocante.
Massa pizza italiana
Massa de pizza estilo italiano. Com bolhas, crocante, mas com certa elasticidade (maciez).

Estas duas serão as mais encontradas nos restaurantes e lojas que vendem pizza no Japão.

A massa americana é mais popular em redes grandes quem vendam pizzas japonesas.

Já a massa italiana de pizza no Japão será mais fácil encontrar em restaurantes italianos especializados.

O país é conhecido por ter excelentes pizzas italianas, com opções populares até as mais caras de estabelecimentos com estrelas Michelin.

Quais são os recheios de pizza japonesa mais populares?

Os recheios de pizza japonesa mais populares são uma mistura do básico com o inusitado adaptado japonês.

Já os clássicos sabor margherita e napolitana fazem bastante sucesso.

Pizza com massa italiana e recheio napolitano (molho de tomate, mozzarela, manjericão).

Pizzas com queijo no geral são apreciadas, já os recheios variam entre milho verde, ervilha, ovo cozido, cogumelos variados, cebolinha, frango teriyaki, lula, camarão, presunto, peperoni, carne de porco, batata, frutos do mar, lascas de bife, alho.

Os queijos são um espetáculo a parte, pois algumas redes usam queijos de Hokkaido, local conhecido por sua produção láctea de qualidade.

Os queijos ocidentais também são apreciados, mas vão muito pouco na pizza e são caros.

Quanto custa uma pizza no Japão?

Depende de onde for buscar ou comer sua pizza japonesa. Se a massa americana for a que mais te atrair, a Domino’s é uma rede popular que vende opções populares com bastante recheio.

Uma pizza grande três queijos (godda de Hokkaido, cheddar de Hokkaido e camembert de Hokkaido) sai por 4.200 ienes*.

Preço e sabor do cardápio de 2022. Pode sofrer alterações.

Geralmente eles fazem lançamentos extravagantes que vale a pena conferir. Eles já fizeram uma pizza com 1 kg de queijo muçarela e em 2022 lançaram a pizza japonesa com 34 recheios em 2022, por exemplo. Todas por tempo limitado.

Pizza de 34 recheios mais populares da rede Domino’s no Japão. Preço da pizza japonesa grande (46 cm) 2.750 ienes (se retirar na loja). Recheios: linguiça de salsicha, molho de manjericão, molho branco, molho de tomate, queijo, queijo goda e cheddar de Hokkaido, cebola, pimentão verde, espinafre, bolinho de arroz, peperoni, peperoni grande, presunto, fatias de tomate, abacaxi, salsicha italiana, milho verde, bifes de carne, bacon, bife charcoal grelhado, frango teriyaki, frango assado, mix de frutos do mar, camarão, cogumelos, maionese, maionese picante de bacalhau, panceta, tomate cereja, aspargo, camembert de Hokkaido, bocconcini italiano (mozzarela), pimenta jalapeno e alho.

Agora, se for escolher uma pizza italiana napolitana ou margherita no restaurante La Tripletta em Shinagawa (Tokyo), com massa estufada, crocante e elástica com molho de tomate fresco, com pedaços de lascas de porco, queijo mozzarela e ricota com pimenta do reino preta pagará 1.200 ienes* pelo tamanho médio (seis pedaços).

Pizza do restaurante La Tripetta
Pizza do restaurante La Tripletta

Outras redes de pizzaria no Japão são a Pizza-La (delivery), Aoki’s Pizza (delivery) e Pizza Hut. Estas redes são mais comuns em áreas urbanas.

Leia também

Comida de anime: aprenda a fazer o omelete nuvem japonês

Long Longer Longest: maior batata frita, churros e sorvete de Harajuku

Daruma: confira nosso guia completo

O Japão tem pizzas gostosas?

Sim, o Japão tem pizzas muito gostosas para quem gosta dos estilos clássicos italianos e americanos.

O país é conhecido por ter muitos estabelecimentos especializados em pizza napolitana artesanais feita no forno com chefs japoneses (pizza shokunin) seguindo a risca ou melhorando técnicas dignas de pizzaiolos da Itália.

As pizzas americanas são as mais populares eternizadas pelas redes populares não ficam atrás para quem não abre mão de uma boa pizza com custos que variam muito em relação a tamanho. As grandes são bem mais caras.

Mas, pizza é uma coisa que ficou muito popular no Japão e será possível encontrar em shoppings, cafes, restaurantes variados com preços baratos aos mais caros.

0 comentário em “Como é a pizza japonesa?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: