Anime Naruto
Destaques Entretenimento

Naruto: confira nosso guia básico sobre um dos animes mais amados do mundo

Naruto mostra um universo fantasioso de ninjutsu, com um enredo de amizade, vingança e desafios

Naruto é um fenômeno do Japão que foi transportado para o mundo através de mangá e anime. Em se tratando de cultura geek ganhou uma popularidade gigantesca e hoje é um dos termos mais pesquisados no Brasil neste quesito.

Confira nosso guia básico sobre o universo Naruto criado por Masashi Kishimoto. Neste artigo você descobrirá:

  • Enredo principal de Naruto
  • Naruto e Naruto Shippuden (anime e mangá)
  • O que é shonnen mangá
  • Quem é Uzumaki Naruto?
  • Jinchuriiki
  • Time 7
  • Um ninja loiro de olhos azuis?
  • Ninjutsu
  • Akatsuki
  • O que é kyubi
  • Episódios fillers
  • Dá para pular a primeira parte de Naruto?
  • Criador Masashi Kishimoto
  • Cinco Grandes Nações Ninja
  • Curiosidades

Naruto: o fenômeno ninja

Amizade, lealdade, vingança, superação, uma jornada de herói, personagens cativantes, redenções, reviravoltas, emoção, humor, temas densos, lutas excelentes, estratégia, ninjutsu, sacrifício, coletivismo, tramas elaboradas, tudo junto e misturado em um universo baseado em uma cultura milenar da mitologia japonesa, mas de um mundo fictício.

O enredo básico mostra que as 5 grandes nações shinobi estão em perigo, já que o grupo Akatsuki está fazendo ataques coordenados para capturar os hospedeiros jinchuriikis e as bijuus.

Enquanto isso, Naruto, Sasuke e Sakura terão que enfrentar os desafios de se formarem ninja genin liderados pelo shinobi Kakashi, além de aprenderem os desafios do mundo e como as coisas funcionam.

Além disso, um ninja chamado Orochimaru que já foi discípulo do atual hokage Sarutobi ronda a vila com propósitos obscuros.

Naruto e Naruto Shippuden

Masashi Kishimoto criou um mundo fantástico contado durante mais de 15 anos, com mais de 700 episódios de anime, 11 filmes e deixou Naruto com status de celebridade no mundo.

A série de mangás começou em 1987 e virou anime pela TV Tokyo em 2002 no Japão com uma divisão de duas partes.

Deidara nas páginas do mangá
Página do mangá Naruto

Na primeira, vemos a evolução de Naruto até os 12 anos. Depois, um pulo no tempo acontece e o personagem aparece com 15 anos.

Foram 220 episódios na primeira parte de Naruto e a segunda parte Naruto Shippuden teve 500 episódios.

A série Shippuden começou em 15 de fevereiro de 2007 e apenas acabou em 23 de março de 2017.

Fases pré-adolescente e adolescente de Naruto dos personagens Sasuke, Naruto e Sakura

Ao todo foram 720 episódios com duração de 15 a 20 minutos contando com a abertura.

Já o mangá teve 72 volumes e 700 capítulos publicados no Weekly Shonen Jump com média de 18 páginas a cada publicação.

Shonen Manga

Naruto segue a linha de mangás shonen, que tem como público alvo jovens com centralização de enredos com ação, superação, desafios, desenvolvimento de maturidade, habilidades e talentos.

Esse era o maior público dos mangás em sua época de crescimento no Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Quem é Uzumaki Naruto?

Sem estragar surpresas com spoilers, daremos um perfil básico para quem quiser saber quem é Naruto.

Uzumaki Naruto é apresentando como um jovem pré-adolescente de 12 anos, órfão, sem família viva, estudante mediano e sem aparente talento para as artes shinobi (ninja). Ele mora na vila de Konoha no país do fogo.

Personalidade

É arteiro, extrovertido, perseverante, tem senso de humor exagerado, desorganizado, bagunceiro, barulhento, imaturo, sem paciência, mas é esforçado, companheiro e leal.

O personagem tem uma caminhada de aprendizado espiritual durante o anime/mangá.

Estigma: hospedeiro Jinchuriiki

Naruto isolado - pessoas têm medo do hospedeiro da kyubi

Ele tem uma aparência e comportamento que destoa dos demais, pois tem cabelos loiros e olhos azuis, atitude desbocada, é mal educado e sofre para conquistar confiança dentro da comunidade que o rejeita.

Afinal, ele é um hospedeiro jinchuriiki e tem selado em seu corpo um monstro raposa de nova caudas (kyubi) que já causou destruição na vila de Konoha e matou muita gente em um passado. Carrega o estigma negativo, mas não desiste de tentar ser aceito pela comunidade.

Sonho máximo: virar Hokage

Ninguém parece gostar dele e para chamar atenção acaba aprontando na vila. Mas, ele é um jovem aspirante a shinobi (ninja), que busca concluir suas graduações pela academia ninja da vila de Konoha e seu maior sonho é se tornar Hokage, autoridade máxima e líder da vila de Konoha, o que parece ser improvável.

Desafios do time 7

Time 7 - Sakura, Naruto e Sasuke
Time 7 – Sakura, Naruto e Sasuke

Após entrar no time 7 junto com Sasuke e Sakura, são designados para serem treinados pelo talentoso e genial Jounin Kakashi.

Time 7 Naruto - foto quando o time é montado e Kakashi aceita Sasuke, Naruto e Sakura
Kakashi com Sasuke, Sakura e Naruto

Portanto, a primeira tarefa do time será conseguir a graduação genin, cumprir missões de experiência em outras vilas até poderem fazer o teste jounin, última graduação do ninjutsu.

Sasuke

Personagem Sasuke

O personagem é o único sobrevivente do clã Uchiha morador da vila da folha. Genial, habilidoso e focado em seu objetivo é rival de Naruto.

Sasuke também é órfão e carrega consigo uma dor emocional intensa com sintomas de traumas por causa de um certo evento que ocorreu quando ele era uma criança pequena.

Por isso, ele anda só, não tem amigos, é discreto e sua personalidade é o oposto de Naruto. No começo despreza Naruto e não o vê com igualdade.

Arrogante, distante, apenas respeita e ouve quem acredita ser superior, imaturo emocionalmente, focado, guarda muito ódio, não sabe se expressar seus sentimentos, orgulhoso, organizado, vingativo, teimoso, furtivo, não tem senso de humor, esse personagem carrega sentimentos e emoções pesadas. Não age como criança.

Sakura Haruno

Sakura Haruno, personagem de Naruto

É o terceiro elemento do time 7. Ela é apaixonada pelo Sasuke, enquanto Naruto tem secretamente uma queda não correspondida por Sakura.

Assim como Sasuke e Naruto tem seus próprios objetivos traçados, ela não desiste em ter esperança em ser aceita pelo seu amado Sasuke mesmo que isso signifique anular a si e fazer sacrifícios.

Esforçada, dedicada, pavio curto, habilidosa, romântica, emotiva, talentosa, Sakura é um tipo de personagem comum em mangás shonen fazendo um contraponto romântico nos enredos.

Os três personagens são os principais, mas muitos outros aparecem e são importantes para a trama com enredos que mostrarão motivações, história de vida, personalidades e desafios abordados em seus mais de 700 episódios ao longo da trama com muitas lições.

Ninjutsu

Ninjutsu é uma técnica ninja de Naruto onde é possível manipular o chacras de diferentes formas usando selos de mão ou não. Com isso, é possível ter poderes para usar nas lutas ou ajudar no desenvolvimento dos países.

No anime/mangá, o ninjutsu é difundido entre as nações, com códigos próprios, política e regras.

Selos de mão de Naruto para fazer jutsu

Fazendo selos com as mãos, os ninjas conseguem acessar poderes de acordo com suas habilidades, acesso e disponibilidade da quantidade de chacra, elementos da natureza, tipo de jutsu, entre outros.

Estes termos são explicados de maneira bem didática ao longo do mangá e anime. Em Naruto, os estudantes aprendem jutsus básicos nas escolas e depois mais elaborados com seus mentores.

Por exemplo, fazer uma substituição de seu corpo (kawarimi) por um objeto qualquer para poder escapar estrategicamente é um jutsu comum do anime. Assim como fazer clones, invocar animais, entre outros.

Os jutsus são regidos por regras específicas dos clãs, além de cada vila ter uma série de selos especiais que não são compartilhados fora de seus países.

Outros poderes derivam da manipulação do chacra usando jutsus, como poderes de técnicas de ilusão que mexem com o sistema neurológico (genjutsu), além de ter taijutsu (usando capacidade física) e senjutsu (usando elementos da natureza).

Akatsuki

Membros da Akatus
Membros Akatsuki reunidos

Akatsuki é o nome de um grupo de extremistas que age por conta própria e tem uma agenda a ser cumprida.

A organização criminosa tem entre seus membros shinobis muito fortes e com motivações distintas de vários países. Parecem agir em coordenação com objetivos obscuros e podem colocar em risco todas as Grandes Nações Ninjas.

O que é kyubi?

Ao decorrer de Naruto somos apresentados a um mundo fantástico. Além de existirem pessoas que conseguem manipular sua energia chacra de formas diferentes usando jutsus, existem seres bestiais poderosos conhecidos como bijuus com números de caudas diferentes, que apontam qual seu nível de poder. Cada vila tem um hospedeiro jinchuriiki e bijus.

São seres enormes que foram distribuídos através das vilas para ter uma paz política em que cada nação ficou com uma parte de seu poder para garantir uma convivência harmônica entre diferentes povos.

Na vila da folha, descobrimos que o Naruto é o hospedeiro da biju kyubi de nove caudas chamada Kurama. Mas, existem outras 8 bijus espalhadas pelas vilas.

Biju Kyubi do Naruto Kurama
Kyubi Kurama selada dentro do Naruto

Elas são mantidas dentro do corpo de pessoas específicas de forma suprimida usando um jutsu especial, pois são seres muito poderosos com muito chacra e habilidosos.

Um ninja loiro de olhos azuis?

Naruto criança sorrindo

Naruto tem uma aparência diferente e incomum do padrão japonês. Além disso, sua personalidade extravagante destoa dos requisitos de um ninja.

O criador Masashi Kishimoto já abordou esses detalhes em entrevistas. Seu objetivo era criar um personagem diferente, fora do padrão sem aparência ou comportamento comuns.

A história tem como preceitos superar o improvável, um personagem que mostra que tudo é possível mesmo se tudo estiver contra ou nada for favorável.

Sua aparência e jeito mostram isso. No mangá/anime, o personagem é subestimado, tanto por sua aparência, quanto pelas habilidades.

As lutas de Naruto valem a pena?

Um dos motivos de Naruto ser tão popular é a qualidade das lutas. Quem já gostava do embate físico em Dragon Ball, ficará satisfeito com as brigas deste anime.

As batalhas tendem a ser muito legais de se ver, além de serem inteligentes, pois tem estratégia e é possível acompanhar a evolução dos personagens neste sentido ao longo do anime e mangá.

Episódios Fillers

A série animada é uma adaptação dos mangás e isso fez Naruto ter muitos episódios. Toda vez que a animação alcançava o mangá, acontecia um hiato dentro do enredo.

Para não ficar sem episódios, uma pausa era feita com histórias paralelas sendo contadas usando os personagens para preencher a grade. Muitas aventuras foram contadas desta forma.

Alguns fãs se divertem com estes episódios, outros preferem pular e ir direto para a história do mangá.

Afinal, muita gente desanima ao saber que terá mais de 700 episódios pela frente mesmo que cada um dure só 20 minutos.

Afinal, de todo Naruto cerca de 41% é considerado filler perfazendo 299 episódios que não interferem com o enredo do mangá.

Para quem deseja pular estes episódios, existem páginas dedicadas em mostrar quais são os fillers.

Na primeira parte Naruto, dos 220 episódios 89 são fillers. No Shippudden, dos 500 episódios 210 são fillers.

Dá para pular a primeira parte do Naruto?

Apesar de poder pular os episódios fillers, se quiser entender a história por completo, não é aconselhável pular a primeira parte toda com o Naruto pré-adolescente de 12 anos. Além disso, muita gente fica receosa por achar que a primeira parte será infantil demais.

No entanto, apesar da idade dos personagens, ao longo da história o enredo vai ficando mais denso e maduro.

Os primeiros episódios acabam sendo o padrão de uma série shonen e podem ser considerados ‘bobos’, mas quem curte esse estilo sabe o valor desse tipo de narrativa.

A partir da primeira missão do time 7 na vila da névoa, alguns personagens começam a mostrar seu potencial com uma trama bem envolvente e séria.

Inclusive, o criador Masashi Kishimoto já declarou em uma entrevista que o personagem Haku é um dos seus personagens favoritos. Haku aparece na primeira missão que o time 7 teve que resolver da vila da névoa no país da água.

Haku
Haku

Além disso, é legal ver a relação entre o time 7 crescer na primeira parte em que valores profundos surgem ao longo da trama, além de poder entender como funciona cada país e os motivos de existirem missões, chacra, uso de energia, entre outros.

Além disso, ignorar a primeira parte deixará uma lacuna na história toda, já que muita coisa importante acontece.

5 Grandes Nações Ninja

Mapa das cinco grandes nações de Naruto

O mundo ninja de Naruto é dividido por cinco grandes países e cada uma tem um líder principal. Isso de forma bem simples.

País do fogo – Vila da folha – Konoha

O Hokage é o líder máximo da vila de Konoha no país do fogo onde Naruto, Sasuke e Sakura vivem. Eles têm a kyubi de nove caudas Kurama dentro de Naruto. Quando começamos a assistir o anime, o Hokage atual é o Hiruzen Sarutobi.

País do vento – Vila oculta da areia – Sunugakure

O líder do país do vento é o Kazekage, eles têm a kyubi de uma cauda chamada Shukaku. No começo do anime, o Kazekage é o Rasa, pai de Gaara o atual hospedeiro jiinchuriki.

País da terra – Vila oculta da pedra – Iwagakure

O líder do país da terra é o Tsuchikage Onoki. A kyubi da vila oculta da pedra é o Son Goku de quatro caudas e o Konkuo de cinco caudas.

País do raio – Vila oculta da nuvem – Kumogakure

O líder é o Raikage Darui, a vila da nuvem tem duas bijus. Matatabi de duas caudas e Gyuki de oito caudas.

País da água – Vila oculta da Névoa – Kirigakure

A líder é a Mizukage Yagura que detém as bijus Isobu com três caudas e Saiken de seis caudas.

Além destas cinco grandes nações que são as principais, existem outros países e vilas que complementam esse mundo de shinobis. Tem o país do ferro, país do som, vila oculta da cachoeira e vila oculta da chuva.

Masashi Kishimoto

Masashi Kishimoto é o criador, escritor e ilustrador do anime Naruto. Após algumas tentativas frustradas em fazer shonen mangá, foi convencido a dar mais uma chance a este segmento. Seria sua última tentativa e deu certo.

Kishimoto é bem reservado quanto a sua vida pessoal, mas de vez em quando dá entrevistas. Sabemos que ele nasceu em 8 de novembro de 1974 em Okayama, é casado e tem um filho.

Ele tem um irmão gêmeo chamado Seishi Kishimoto que também trabalha criando mangás.

Masashi estudou arte e assim como o personagem foi subestimado e enfrentou desafios em sua vida.

Curiosidades de Naruto

Em 2014, o mangá teve 220 milhões de cópias, 130 milhões apenas no Japão e 75 milhões espalhadas em 35 países. Foi o terceiro mangá mais vendido de todos os tempos perdendo apenas para One Piece e Dragon Ball Z.

O criador do Naruto já declarou em entrevistas que é fã de Dragon Ball Z (1984-1995) e começou a acompanhar quando estava no ensino elementar. Por isso, existem algumas referências ao universo criado por Akira Toriyama. Uma das bijuus em formato de macaco se chama Son Goku em clara referência ao personagem Goku.

Muita gente se pergunta se o anime segue a história do mangá fielmente. A resposta é sim, tirando os fillers, o enredo é seguido à risca com pouquíssimas alterações que não afetam a história quando adaptado para a televisão. O mangá tem cenas mais violentas em relação a lutas e ferimentos no geral.

A marca Naruto vale em torno de $ 25 milhões, segundo especulações.

Naruto faz várias referências a seres mitológicos, história folclórica da criação do Japão e mais da cultura japonesa tradicional. É uma boa forma de apreciar a cultura japonesa e aprender um pouco do folclore mesmo que adaptado ao universo fictício de Naruto. Não iremos nomear todas as referências neste artigo para não dar spoilers quanto a trama.

Após dois anos do fim de Naruto Shippuden, Masashi Kishimoto concordou em supervisionar uma série derivada chamada Boruto em 2017. Em 2021, a conta oficial no Twitter de Boruto avisou que Masashi Kishimoto voltará a assumir o papel de escritor a partir do capítulo 52 que será lançado em novembro no Japão.

Gostou do artigo? Compartilhe para continuarmos fazendo conteúdos completos.

0 comentário em “Naruto: confira nosso guia básico sobre um dos animes mais amados do mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s