Com a abertura dos grandes centros de vacinação, além de empresas e universidades terem passado a administrar vacinas contra COVID-19 com os insumos disponibilizados pelo governo, o país conseguiu atingir sua meta de inocular 1 milhão de pessoas por dia com uma dose.
O avanço impressiona, pois em maio estavam sendo administradas apenas um quarto de 1 milhão de doses onde 2% a 3% estavam vacinados. Já na quinta-feira, 24/06, a porcentagem era de 8,2%. No entanto, ainda distantes dos 46,3% da Inglaterra e os 44.9% dos Estados Unidos em comparação com os países desenvolvidos.
Meta de 1 milhão de doses atingida
Após meses de críticas por conta da demora na vacinação, o país conseguiu atingir sua meta inicial divulgada pelo Primeiro-Ministro Yoshihide Suga.
Os dados repercutiram através de uma reportagem do Bloomberg com dados disponibilizados pelo governo japonês e a meta foi alcançada no último dia 14 de junho. Especula-se que a capacidade de doses administradas seja ainda maior, já que existe um atraso dos relatórios de vacinação entregues pelos municípios.
No entanto, faltando menos de um mês para o começo das Olimpíadas Tokyo 2021, a conta não fechará a tempo, segundo indícios, ou seja, mesmo se vacinar 1 milhão por dia não será o suficiente para terminar de imunizar toda a população de 126 milhões.
Problemas
Além disso, o Ministro da vacinação Taro Kano, afirmou na última quarta-feira, 23/06, que parte dos agendamentos de vacinação terão que ser paralisados por falta de insumos.
Agora, a demanda que o Japão tem é alta em comparação com o fornecimento dos fabricantes.
Jovens sofrem com desinformação
Além de todas estas questões, os jovens japoneses continuam relutantes em tomar a vacina. Isso acontece por vários fatores, entre eles desinformação.
Muitos ainda pensam que não desenvolverão quadros mais sérios por serem jovens, sem considerar as novas variantes que surgiram ao decorrer da pandemia. A que mais preocupa é a Delta surgida na Índia.
Leia também
Japão abre vagas para pessoas com mais de 18 anos em grandes centros de vacinação
Vacinação no Japão acelera com planos de vacinar todos até novembro
A prioridade no momento é terminar a vacinação da população idosa (+65) de 36 milhões até o final do mês de julho. No entanto, se as coisas continuarem neste ritmo, todos os idosos terminarão de ser vacinados apenas em agosto, segundo informações do Mizuho Research & Technologies.
A mesma pesquisa ainda indica que a imunização dos 13 milhões de trabalhadores que estão sendo vacinados pelas empresas esteja em 70% em novembro apenas.
Segundo o Ministro Taro Kono contou a reportagem do Seatle Times, saber como incentivar que a população mais nova tome a vacina é um problema atualmente. Um dos planos seria fazer campanhas através das redes sociais para alcançar estas pessoas.
Além da campanha mirando os jovens, o novo objetivo é vacinar todas as faixas da população que queiram em outubro ou novembro sem limites de grupos prioritários.
Fontes:
https://www.japantimes.co.jp/news/2021/06/23/national/japan-suga-million-vaccinations/
https://www.seattletimes.com/business/is-japans-remarkable-vaccine-drive-in-time-for-olympics/
0 comentário em “Japão consegue atingir meta de administrar 1 milhão de doses de COVID-19 por dia”