O Japão está acelerando a vacinação de sua população com a ajuda de grandes empresas corporativas. A Toyota Motor Corp, empresas de telefonia, o grupo SoftBank Group, entre outros começaram a imunizar os trabalhadores do setor privado e familiares em seus locais de trabalho.
Empresas privadas vacinarão mais de 13 milhões de pessoas
A campanha de vacinação está sendo conduzida com a apoio do governo japonês com a disponibilização das vacinas Moderna Inc.
Até o momento, segundo divulgado, 2.300 empresas corporativas já se candidataram para fazer parte do projeto com objetivo de vacinar mais de 13 milhões de pessoas entre funcionários e familiares. As corporações ainda poderão imunizar trabalhadores de empresas afiliadas e fornecedores.
O Ministro Taro Kono, responsável pela imunização no Japão afirmou que essa iniciativa ajudará a acelerar a inoculação das pessoas.

As empresas corporativas participantes desta campanha devem ter pelo menos 1,000 funcionários, além de disponibilizar médicos próprios e um plano para pode aplicar as vacinas fornecidas pelo governo japonês.
As corporações maiores ainda poderão fazer a vacinação em centros médicos e até hospitais que podem ser transformados rapidamente em centros de vacinação.
Já as empresas pequenas poderão se inscrever através de organizações e associações, segundo o Ministério da Saúde. A inscrição poderá ser feita até fevereiro de 2022.
SoftBank vacinará 250.000 pessoas
Em alguns exemplos, apenas a SoftBank vacinará 250.000 pessoas, inclusive, pessoas que vivam perto dos 15 escritórios espalhados pelo Japão. A capacidade atual da empresa é vacinar 10.000 pessoas por dia.
Segundo o diretor sênior da SoftBank Masato Ikeda, as empresas tem interesse direto na vacinação das pessoas para reviver a economia.
A Toyota vacinará 80.000 pessoas e a Suntory planeja imunizar 51,500 funcionários, familiares e trabalhadores de meio período.

A empresa Uniqlo começará a vacinar seus funcionários incluindo trabalhadores de meio período e staff da cafeteria e limpeza totalizando 18.500 pessoas a partir do dia 1 de julho. A Rakuten vacinará 60.000.
Vacina no trabalho ajudará na adesão
Essa estratégia ainda beneficia a imunização das pessoas que estavam relutantes em receber a vacina, segundo Yoshiaki Katsuda, um especialista de saúde ocupacional da Universidade Kansai de Bem-Estar Social.
Ele explicou que se um funcionário acredita em teorias da conspiração ou tem dúvidas quanto a vacinação, se o chefe ou seus colegas de trabalho receberem o imunizante, ele dificilmente recusará em benefício do grupo.
A cultura de trabalho japonesa preza pelo coletivismo e segue uma hierarquia forte. Os funcionários são leais ao seu chefe, que em troca oferece proteção e segurança e estabilidade dentro da empresa,
Existe um espírito de união em que o coletivo é mais importante que o individual fazendo com que muitos trabalhem mais e se esforcem muito.
Além disso, é muito comum que as empresas cuidem de seus funcionários em várias esferas de sua vida, inclusive oferecendo check-ups médicos e oferecer a vacina contra COVID-19 seria uma extensão destes benefícios.
A funcionária da empresa GMO Payment Gateway, Yuki Oba, 42 anos, tinha preocupações sobre suas alergias e pretendia se vacinar em um consultório particular quando fosse permitido, mas se sentiu confortável em receber o imunizante em seu local de trabalho.
Além disso, as grandes Universidades japonesas também foram autorizadas a começar a imunizar estudantes com vacinas disponibilizadas pelo governo.
Se não viu, leia também:
Japão abre vagas para pessoas com mais de 18 anos em grandes centros de vacinação
Vacinação no Japão acelera com planos de vacinar todos até novembro
Japão começará a vacinar em locais de trabalho e universidades a partir de 21 de junho
Meta: 1 milhão de pessoas por dia
A vacinação em empresas e universidades começou dia 21/06/21 e com essa adição a meta de conseguir vacinar 1 milhão de pessoas por dia já pode ser realizada até o fim do mês de junho, segundo Taro Kono.
Esse objetivo está nos planos desde o começo do ano de 2021 quando o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga respondia a críticas do atraso de vacinações no Japão.
Entre os planos estão terminar a imunização de todos os idosos (+65 anos) até o final do mês de julho e toda a população até novembro de 2021.
Créditos imagem principal: Eugene Hoshiko.
Fontes:
https://www.straitstimes.com/asia/east-asia/japan-inc-summoned-to-vaccinate-its-ranks
https://mainichi.jp/english/articles/20210621/p2g/00m/0na/012000c
0 comentário em “Empresas corporativas japonesas começam a vacinar funcionários com apoio do governo para acelerar imunização no país”