Empresas japonesas começam a vacinar funcionários e familiares em locais de trabalho
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Empresas corporativas japonesas começam a vacinar funcionários com apoio do governo para acelerar imunização no país

Governo fornece vacinas Moderna Inc para empresas poderem imunizar seus funcionários

O Japão está acelerando a vacinação de sua população com a ajuda de grandes empresas corporativas. A Toyota Motor Corp, empresas de telefonia, o grupo SoftBank Group, entre outros começaram a imunizar os trabalhadores do setor privado e familiares em seus locais de trabalho.

Empresas privadas vacinarão mais de 13 milhões de pessoas

A campanha de vacinação está sendo conduzida com a apoio do governo japonês com a disponibilização das vacinas Moderna Inc.

Até o momento, segundo divulgado, 2.300 empresas corporativas já se candidataram para fazer parte do projeto com objetivo de vacinar mais de 13 milhões de pessoas entre funcionários e familiares. As corporações ainda poderão imunizar trabalhadores de empresas afiliadas e fornecedores.

O Ministro Taro Kono, responsável pela imunização no Japão afirmou que essa iniciativa ajudará a acelerar a inoculação das pessoas.

Empresa Suntory começa a vacinar seus funcionários no dia 21-06-21
Empresa Suntory começa a vacinar seus funcionários em Tokyo no dia 21-06-21. Créditos: Eugene Hoshiko

As empresas corporativas participantes desta campanha devem ter pelo menos 1,000 funcionários, além de disponibilizar médicos próprios e um plano para pode aplicar as vacinas fornecidas pelo governo japonês.

As corporações maiores ainda poderão fazer a vacinação em centros médicos e até hospitais que podem ser transformados rapidamente em centros de vacinação.

Já as empresas pequenas poderão se inscrever através de organizações e associações, segundo o Ministério da Saúde. A inscrição poderá ser feita até fevereiro de 2022.

SoftBank vacinará 250.000 pessoas

Em alguns exemplos, apenas a SoftBank vacinará 250.000 pessoas, inclusive, pessoas que vivam perto dos 15 escritórios espalhados pelo Japão. A capacidade atual da empresa é vacinar 10.000 pessoas por dia.

Segundo o diretor sênior da SoftBank Masato Ikeda, as empresas tem interesse direto na vacinação das pessoas para reviver a economia.

A Toyota vacinará 80.000 pessoas e a Suntory planeja imunizar 51,500 funcionários, familiares e trabalhadores de meio período.

Funcionário da Suntory recebe vacina contra COVID-19 no escritóri
Funcionário da Suntory recebe vacina contra COVID-19 na segunda-feira, 21/06, em seu local de trabalho em Tokyo. Créditos: Eugene Hoshiko

A empresa Uniqlo começará a vacinar seus funcionários incluindo trabalhadores de meio período e staff da cafeteria e limpeza totalizando 18.500 pessoas a partir do dia 1 de julho. A Rakuten vacinará 60.000.

Vacina no trabalho ajudará na adesão

Essa estratégia ainda beneficia a imunização das pessoas que estavam relutantes em receber a vacina, segundo Yoshiaki Katsuda, um especialista de saúde ocupacional da Universidade Kansai de Bem-Estar Social.

Ele explicou que se um funcionário acredita em teorias da conspiração ou tem dúvidas quanto a vacinação, se o chefe ou seus colegas de trabalho receberem o imunizante, ele dificilmente recusará em benefício do grupo.

A cultura de trabalho japonesa preza pelo coletivismo e segue uma hierarquia forte. Os funcionários são leais ao seu chefe, que em troca oferece proteção e segurança e estabilidade dentro da empresa,

Existe um espírito de união em que o coletivo é mais importante que o individual fazendo com que muitos trabalhem mais e se esforcem muito.

Além disso, é muito comum que as empresas cuidem de seus funcionários em várias esferas de sua vida, inclusive oferecendo check-ups médicos e oferecer a vacina contra COVID-19 seria uma extensão destes benefícios.

A funcionária da empresa GMO Payment Gateway, Yuki Oba, 42 anos, tinha preocupações sobre suas alergias e pretendia se vacinar em um consultório particular quando fosse permitido, mas se sentiu confortável em receber o imunizante em seu local de trabalho.

Além disso, as grandes Universidades japonesas também foram autorizadas a começar a imunizar estudantes com vacinas disponibilizadas pelo governo.

Se não viu, leia também:

Japão abre vagas para pessoas com mais de 18 anos em grandes centros de vacinação

Vacinação no Japão acelera com planos de vacinar todos até novembro

Japão começará a vacinar em locais de trabalho e universidades a partir de 21 de junho

Meta: 1 milhão de pessoas por dia

A vacinação em empresas e universidades começou dia 21/06/21 e com essa adição a meta de conseguir vacinar 1 milhão de pessoas por dia já pode ser realizada até o fim do mês de junho, segundo Taro Kono.

Esse objetivo está nos planos desde o começo do ano de 2021 quando o Primeiro-Ministro Yoshihide Suga respondia a críticas do atraso de vacinações no Japão.

Entre os planos estão terminar a imunização de todos os idosos (+65 anos) até o final do mês de julho e toda a população até novembro de 2021.

Créditos imagem principal: Eugene Hoshiko.

Fontes:

https://apnews.com/article/japan-coronavirus-pandemic-business-health-def4b6c1ed31609b71049db88f39fcba

https://www.straitstimes.com/asia/east-asia/japan-inc-summoned-to-vaccinate-its-ranks

https://mainichi.jp/english/articles/20210621/p2g/00m/0na/012000c

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-06-20/japan-inc-summoned-to-vaccinate-its-ranks-chasing-daily-target

0 comentário em “Empresas corporativas japonesas começam a vacinar funcionários com apoio do governo para acelerar imunização no país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s