Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.
COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas
Nesta quinta-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 22 de fevereiro, segunda-feira.
Tokyo conduziu 10.228 testes PCR no domingo em toda a prefeitura e confirmou 340 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 127 casos a mais do relatado na quarta-feira (24) relativo aos testes conduzidos no dia 21, domingo. Dos contaminados, 180 eram do sexo masculino e 160 do sexo feminino.

Em todo o território nacional foram confirmados 1.025 novos casos de COVID-19, dos quais 487 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (71 em Tokyo). Foram registrados 49 óbitos relacionados a doença.
Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Kanagawa (119), Saitama (111), Chiba (107), Osaka (82), Hokkaido (43), Aichi (41) e Hyogo (36).
Novo incêndio florestal atinge Gunma
O incêndio florestal foi identificado no domingo em Ashikaga, prefeitura de Tochigi a 80 km ao norte de Tokyo por uma pessoa que realizava uma caminhada na região de trilhas. Até a quarta-feira, o fogo consumiu 76,5 hectares de floresta na região montanhosa.
Nessa quinta-feira, um novo foco de incêndio florestal foi registrado na cidade de Kiryu, prefeitura de Gunma, a 100km a noroeste de Tokyo. Por causa do fogo, um homem sofreu queimaduras e precisou ser hospitalizado.

Aparentemente não há conexões entre os incêndios de Ashikaga e Kiryu, no entanto, em ambas regiões não chove há tempos, o que deixa o tempo seco e suscetível a espalhar o fogo com mais facilidade.
Para atender a uma possível demanda, três centros de evacuação preparados com produtos desinfetantes e máscaras foram preparados. Ainda não se sabe as causas do incêndio, mas os bombeiros seguem combatendo o fogo.
App é lançado no Japão para casais LGBTQIA+ terem garantias de união estável
Uma organização não governamental de Tokyo, a Famiee Project, desenvolveu um app que emite um certificado a casais LGBTQIA+ e serve como um documento de união estável em um país onde o casamento ainda não é legalmente permitido.

Apesar de não ser um documento com registro válido e certificado pelo estado, a Famiee Project trabalhou para que uma série de companhias japonesas aceitem o documento para os casais usufruírem os mesmos direitos de casais heterossexuais.
Cerca de 40 companhias e grupos, como a Japan Airlines Co. e Mizuho Financial Group Inc. aceitarão o documento criado pelo app. O processo burocrático para os casais receberem o certificado será semelhante ao de uma abertura de uma conta bancária online.
Estrangeiros também poderão se casar digitalmente pelo app. Os documentos enviados pelos usuários serão protegidos pela tecnologia blockchain, e apesar do serviço ser gratuito, o aplicativo só está disponível para os sistemas iOS.

“Queremos começar a mudar o que pudermos para que as famílias e casais do mesmo sexo possam ser reconhecidas como normais”, disse um funcionário da Famiee. A ONG segue buscando empresas que aceitem o documento para facilitar a vida de casais não binários.
Pilotos turcos que participaram da fuga de Carlos Ghosn são condenados na Turquia
A justiça turca determinou que os pilotos Novan Pasin e Bahri Kutlu Somek cumpram sentença de quatro anos de dois meses na prisão.
Os pilotos foram condenados por contrabandear ilegalmente um imigrante para a Turquia. Ambos alegaram não saber da presença de Ghosn no avião. Comissários de bordo tiveram as acusações retiradas e não enfrentarão prisão.

Os advogados dos pilotos entrarão com recurso por considerarem a sentença injusta uma vez que, os responsáveis por levar Ghosn de Istambul para Beirute foram absolvidos pela justiça turca.
Um dos pilotos, Novan Pasin declarou em entrevista: “Estamos sendo acusados de pilotar o avião. Não planejamos o voo. Foi a nossa empresa que planejou e organizou tudo, incluindo nos designando para esse voo.”
De acordo com a companhia MNG Jet, apesar de seus aviões terem sido utilizados na fuga de Ghosn, um funcionário falsificou os registros de voo e por isso o nome do ex-presidente da Nissan-Renault não apareceu nos registros.
Interpretação de lei japonesa autoriza guarda-costeira atirar em navios estrangeiros que violarem a ZEE
Uma lei japonesa que só permitia a guarda-costeira do país atirar em embarcações estrangeiras em caso de autodefesa ou fuga de emergência foi reinterpretada. Agora, eles podem atirar em quem violar a ZEE (Zona econômica exclusiva) do Japão.
A revisão da lei foi realizada como resposta a nova legislação de Beijing, que autoriza a guarda-costeira chinesa abrir fogo contra estruturas físicas de navios e embarcações (além de abordar e revistar) em regiões que considera sua.

É também uma resposta as constantes incursões da guarda-costeira nas ilhas Senkaku (região disputada entre os dois países). Essa é a primeira vez que uma lei dá poderes ostensivos para as forças de defesa do país.
Em um vídeo enviado ao simpósio de segurança do Indo-Pacífico, o primeiro ministro Yoshihide Suga alertou, sem citar a China, que a expansão militar e as tentativas de mudar o status quo pela força e coerção na região continua.
“Acredito firmemente que é uma ordem livre e aberta baseada no estado de direito, não é a força ou a coerção que trará praz e prosperidade para a região e para o mundo”, afirmou Suga em seu pronunciamento.
Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei
0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira”