Comidas japonesas snack e guloseimas
Comida Culinária japonesa

Confira 25 comidas japonesas únicas e curiosas do país

Neste artigo você encontrará uma lista de comidas japonesas na categoria snacks (guloseimas e salgadinhos) industrializados doces e salgados

As comidas japonesas são uma das mais gostosas, criativas e diferentes do mundo, especialmente se está acostumado apenas com os produtos ocidentais.

Além disso, muitas iguarias são encontradas apenas no país com lançamentos exclusivos fazendo com que sejam consideradas únicas, pois tem embalagens diferentes, modos de apresentação, combinações de sabores exclusivos, criativos, de máxima qualidade, inusitados ou conceituais.

Comidas japonesas diferentes

Abaixo confira uma lista de comidas japonesas encontradas facilmente em lojas de conveniência e demais estabelecimentos. A ordem foi escolhida de forma aleatória e não por importância ou relevância.

1. Watagashi

Essa é uma comida japonesa da loja de conveniência MUJI bem famosa no país. O watagashi causa curiosidade de início, mas é um doce bem conhecido no Brasil, mas vendido em embalagem prática para comer a qualquer momento.

Basicamente são pequenos retângulos (10 cm) de algodão doce em embalagem com 4. Perfeito para aquela vontade de doce com sabor de infância para um lanchinho ou pós almoço.

O legal é que o watagashi não tem aditivos de sabores artificiais e isso deixa o gosto natural e saboroso. Além disso, sua textura é fofa como o algodão doce deve ser, além de derreter na boca.

2. Queijo assado com peixe seco

Outra comida japonesa da rede MUJI que de início causa estranhamento, mas é uma delícia para quem ama queijo.

Afinal, o Baked Cheese With Dry Fish é feito com queijo derivado de leite de Hokkaido. Além disso, é grelhado com lascas de peixe. É ótimo para comer junto com bebida alcoólica e um petisco saboroso.

3. Tokyo Banana

Tokyo Banana

Esse é um doce considerado como souvenir e vendido em lojas da estação de Tokyo.

O doce tem recheio de banana envolto com uma macia camada de bolo. Ele é semelhante aos bolinhos Ana Maria daqui, porém mais leve.

De tempos em tempos, ganha uma padronagem festiva temporária, o que faz dele um presente sazonal ótimo e fofo do Japão.

Ao final de dezembro de 2020 foi lançado um Tokyo Banana com desenho do Pikachu que fez muito sucesso. Normalmente desenhos de Hello Kitty ou de animais são encontrados o ano todo.

4. Kit Kat de qualquer sabor

O Japão adora Kit Kat, além de fazer parte de uma cultura que ficou enraizada misturando superstição com um mercado aberto a novidades.

Afinal, eles costumam aceitar e experimentar diferentes sabores e ideias. Isso porque o chocolate virou um alimento de sorte para os estudantes comerem antes de exames escolares. Difícil achar alguém que não compre uma barrinha para comer antes ou depois de testes importantes.

Seria difícil elencar os diferentes tipos de Kit Kat no Japão, já que foram lançados mais de 300 sabores diferentes. Muitos são sazonais e vendidos exclusivamente apenas durante um período de forma limitada.

Portanto, o Kit Kat entra para a lista pelos sabores exclusivos, diferentes e pela variedade oferecida.

5. Takenoko No Sato

O Takenoko no Sato entra para a lista por conta de sua criatividade, já que basicamente é um biscoito coberto com chocolate.

No entanto, ele faz alusão ao broto de bambu que é bem consumido no Japão. Uma guloseima bem diferente.

Além dele, a marca Meiji é bem famosa por seus produtos variados, também vende um doce parecido só que em formato de cogumelo chamado Kinoko no Yama.

6. Gummy Candy da Meiji

Bala de goma com sabor de frutas, o Gummy Candy é uma das comidas japonesas que surpreendem pela qualidade. Feito com suco de fruta natural, é super suculento e uma das balinhas mais vendidas no Japão.

7. Taiyaki

O Taiyaki é feito de uma massa muito parecida com waffles colocada em molde de peixe e recheado com pasta de feijão vermelho doce (anko), mas também tem chocolate, queijo, creme custard (parece o recheio de sonho) e batata doce.

O formato de peixe é considerado auspicioso e esse doce é derivado do tradicional imagawayaki.

8. Ervilha de wasabi

Um salgadinho crocante de ervilha envolto com wasabi. Essas pequenas bolinhas têm gosto bem forte picante que chega a arder o nariz, mas são bem consumidas acompanhadas de cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Depois que você se acostuma com o sabor, as pequenas ervilhas são viciantes.

9. Umaibo

Se você já comeu cheetos provavelmente gostará desse salgadinho, já que ele é uma versão gigante bem parecida. A diferença fica por conta da embalagem individual e em formato de palito. A embalagem é atrativa, pois é colorida e os sabores variados são seu diferencial.

10. Arare

Os salgadinhos tipo arare são feitos de massa de farinha de arroz e são temperados com shoyu. Existe uma variedade enorme de diferentes fabricantes, mas será fácil procurá-los ao descrevê-los ou pedir por “arare”.

Também muito comum para comer com cerveja ou ter como petisco. O aspecto é grudento, mas o sabor impressiona quando se dá uma chance. É levemente salgado, meio picante e pouco agridoce. Vale a pena experimentar.

11. Karinto

Os palitinhos de início causam estranhamento, mas o karinto é uma das comidas japonesas na categoria guloseimas que acabam viciando se gosta de comidas agridoces.

A massa é de farinha de trigo bem densa que é frito em óleo para depois serem caramelizados em açúcar marrom. Um resultado bem interessante.

12. Yukimi Daifuku

Essa sobremesa é uma das comidas japonesas industrializadas mais gostosas e mistura sorvete com o tradicional doce mochi.

Mochi é uma massa glutinosa de consistência grossa e elástica muito usada em doces no Japão.

O Yakimi Daifuku tem recheio de sorvete e uma camada externa de mochi muito gostosa. Da marca Lotte é encontrado facilmente em lojas de conveniência e uma sobremesa para surpreender. Esse tipo de sobremesa é encontrado de forma fácil no Japão por outras marcas também.

13. Popin Cookin

Esse doce é muito divertido pelo apelo faça você mesmo (DIY – Do It Yourself). Usando os ingredientes em pó, misturando com água e colocando em moldes, você faz sobremesas que parecem com comidas variadas.

É bem divertido e uma sugestão de atividade para fazer junto com crianças se tiver paciência, já que os moldes são pequenos e cada parte é feita em separado.

Popin Cookin de sushi e sashimi. Créditos: Why So Japan

No vídeo abaixo, você poderá ver o processo de fazer um Popin Cookin.

14. Jagabee Potato Snacks

Esses palitinhos são vendidos em uma embalagem que lembra o cup noodles com opção de diferentes sabores.

O formato é para lembrar batata-frita, mas na verdade ele é um salgadinho meio crocante por fora com interior macio. Um dos sabores mais famosos é o de salada e mistura um gosto de cenoura com coentro.

Aliás, a marca Calbee tem vários produtos que usam batata como ingrediente principal, desde palitos a chips.

15. Fettucine Gummy

O Fettucine Gummy tem muitos sabores e o formato inusitado de macarrão fettuccine. A principal característica dessa bala de goma é o sabor ácido e suculento.

16. Heart Uranai Moko Moko Toilet

Outro doce com o diferencial de ser preparado no estilo DIY de maneira inusitada e criativa.

O pó da embalagem deve ser misturado com água em um molde de brinquedo com formato de vaso sanitário.

Créditos: canal do YouTube Sr Toys Collection

Depois é só beber o líquido espumoso com um canudo. O Heart Uranai Moko Moko Toilet é mais uma brincadeira inusitada, já que a quantidade de bebida é irrisória, mas segundo opiniões na internet é bem gostoso. Além disso, os adesivos para enfeitar o vaso tornam a atividade lúdica.

17. Sanko Seika Cheese Almond

O Sanko Seika Cheese Almond é uma comida japonesa na categoria salgadinho. Feito de biscoito senbei (feito de arroz) com uma porção de queijo e uma amêndoa por cima.

A mistura fica bem interessante já que o gosto do biscoito é levemente adocicado que contrasta com o queijo e amêndoa sem sal. É um petisco que faz muito sucesso no Japão.

18. Kameda Seika Kaki Tane

O Kameda Seika Kaki Tane mistura amendoim torrado com um biscoitinho que lembra o formato de semente tane (do caqui).

É feito de arroz e recebe uma camada de molho de soja com sabor levemente picante de aspecto grudento.

O resultado é um petisco super crocante, oco por dentro e combinado com amendoim é perfeito para comer com qualquer tipo de bebida, mas principalmente com cerveja. As embalagens individuais são ótimas e práticas para eventos de última hora.

19. Goldfish Apple Yokan

Esse doce é feito com gelatina agar, açúcar e suco puro de maçã. O especial dessa comida japonesa categoria sobremesa é o suco de maçã especial da região de Aomori e a embalagem individual em formato de peixe (símbolo da sorte).

Além de delicioso é uma ótima lembrancinha singela para levar de volta em sua viagem ou presentear.

20. Ice no Mi

O Ice no Mi é um sorvete em formato de bola com 80% de suco de fruta em sua composição.

O pequeno formato faz com que derreta imediatamente na boca e a embalagem é ideal para pessoas que se contentam com apenas pequenas porções de doce na sobremesa. É suculento e de tempos em tempos ganha sabores sazonais.

21. Wasabi Pistachios

O pistache ganha uma camada crocante de massa de farinha e por último wasabi. A combinação inusitada faz dessa guloseima ser uma ótima opção se gosta de sabores fortes.

22. Peixe seco desidratado – Niboshi

No país é muito comum encontrar sardinha desidratada vendida como guloseima. Parece estranho, mas para quem gosta de peixe e se arrisca com produtos diferentes gostará para acompanhar bebida alcoólica.

É crocante, super salgado e combina bem com destilados. Experimente petiscar tomando pinga, por exemplo.

23. Alga frita com sudachi (Noriten ou Setouchi)

Essa comida japonesa categoria salgadinho mistura alga marinha (nori) frita com o sabor cítrico da fruta sudachi (ingrediente do molho ponzu). É um ótimo aperitivo para comer com bebida alcoólica ou não.

24. Feijão Azuki com cobertura de matcha e chocolate (Uji Matcha)

O feijão vermelho (azuki) tem cobertura de açúcar refinado, mergulhado em chocolate branco e coberto por matcha (chá verde puro) em pó. Um docinho bem gostoso e diferente.

25. Konpeito

Esse doce japonês tradicional é uma bala dura de formato estrelado de açúcar misturado com xarope. Konpeito faz alusão a confeito, pois tem origens portuguesas.

Pode ser encontrado por todo o país. Tem konpeito industrializado até os feitos artesanalmente por pequenos produtores.

Onde encontrar no Japão

Agora que você já conheceu todas essas comidas japonesas tipo snacks (guloseimas), deixaremos uma lista de lojas de conveniência no Japão que provavelmente encontrará essas delícias acima.  As redes grandes tem mais variedade e estão espalhadas pelo país.

Family Mart, Don Quijote, MUJI, Lawson, 7Eleven, Daily Yamazaki, Daimaru, Matsumoto Kiyoshi, Mini Stop e Circle K Sunkus.

No Ameyoko Market também será possível achar muitas destas guloseimas e mais.

Atenção: os produtos feitos por redes específicas, como MUJI só serão encontrados nessas lojas ou por revendedores. Não adianta ir na Don Quijote e pedir o Watagashi (item 1) ou o palito de queijo com peixe seco (item 2), por exemplo. Para comprar esses dois, vá até uma loja MUJI.

Outra exceção é o Tokyo Banana vendido na estação de Tokyo. Os outros produtos são populares em qualquer local que venda guloseimas.

Apoie pequenos negócios

Essas redes são boas para encontrar doces e salgadinhos variados, mas não esqueça de procurar esses snacks em lojas pequenas e suportar negócios locais e pequenos no Japão.

A maioria das comidas japonesas da lista é popular e poderá ser encontrado com facilidade em lojinhas familiares, inclusive em áreas rurais.

Onde encontrar no Brasil

Se mora em São Paulo, SP, vá até o bairro Liberdade. Perto do entorno do metrô tem lojas que vendem produtos orientais onde salgadinhos e doces são encontrados.

Se mora em outro estado ou cidade, a dica é procurar por lojas online que revendam esse tipo de produto e entreguem em sua região.

0 comentário em “Confira 25 comidas japonesas únicas e curiosas do país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s