Pesquisadores japoneses e empresas uniram forças para criar um robô mala guia com IA para facilitar a locomoção de deficientes visuais.
Mala guia com IA
A inventora do produto tecnológico é Chieko Asakawa que vem mostrando a mala guia em conferências especializadas.

Uma dela ocorreu em março na Califórnia atraindo interesse. O evento realizado no hotel Anaheim mostrou que o protótipo funciona para percorrer trajetos.
Na alça fica um botão que dá indicações sensoriais sobre qual direção ir com vibrações. O sistema que usa inteligência artificial consegue avisar de obstáculos pelo caminho.

Chieko é engenheira na empresa IBM e trabalhou em parceria com o diretor do Museu Nacional de Ciência e Inovação Emergente em Tokyo, além de mais quatro empresas.
A mala guia oferece segurança e uma consciência ambiental importantes para pessoas com deficiência visual possam se mover com navegação fácil com sensores integrados que fazem uma leitura do ambiente.
A engenheira perdeu a visão aos 14 anos devido a uma lesão, sonha com um mundo em que os deficientes visuais possam andar com autonomia a seu bel prazer em viagens ou visitas a museus.
A mala guia poderá percorrer distâncias em ambientes não familiares e recebeu a aprovação de Amos Miller, que é engenheiro na Microsoft e cego.
Por enquanto, a equipe de Chieko vem conduzindo testes em locais variados como o centro comercial Coredo Muromachi e Miraikan, que costumam ter grande circulação de pessoas.
Eles estão fazendo apresentações fora do Japão para tentar acelerar o processo de desenvolvimento e fazer com que a mala guia fique disponível a mais pessoas possíveis, dentro e fora do país.
Enquanto isso, a engenheira quer saber a opinião de pessoas do mundo para ter insights e saber o que elas pensam sobre esta nova tecnologia.
0 comentário em “Mala guia com IA pode ajudar cegos no futuro”