Gato do deserto no Japão
Notícias

Gato do deserto: único casal de gatos do Japão tem filhotes

Japão recebeu casal de gato do deserto em 2020 como parte de um programa de conservação da raça

O zoológico de Nasu Animal Kingdom no Japão recebeu um par de gatos do deserto (Felis margarita), considerados raros e únicos representantes da espécie no país. Por isso, quando eles chegaram criou-se muita expectativa.

Uma fêmea chamada Jameel e o macho Sharif chegaram no dia 20 de março com cobertura da mídia nacional. Os gatos do deserto foram apelidados carinhosamente como anjos do deserto por lá e tem características únicas.

Primeiro casal de gatos do deserto do Japão

Casal de gatos do deserto que chegaram a zoo no Japão em 2020
Fêmea chamada Jameel e o macho Sharif se alimentam em zoo no Japão

O par chegou ao Japão com 1 ano de idade e são únicos, pois são os primeiros de sua espécie com sucesso a serem criados em cativeiro no país em um programa de reprodução de espécies internacional ativo desde 2002.

A espécie fica ameaçada por conta da degradação de seu habitat natural, caça, comércio ilegal de espécies exóticas e uso de áreas para pasto de gado, camelos e cabras que reduz a vegetação dos locais onde eles vivem. Também sofrem com construção de estradas e rodovias.

Sucesso na reprodução em cativeiro

Graças ao isolamento da pandemia em 2020 e do fechamento do zoo por tempo limitado, o programa resultou no nascimento de filhotes de forma rápida.

O evento trouxe muita felicidade, já que são os primeiros filhotes de gato do deserto a nascerem no Japão.

Um dos filhotes que é uma fêmea está em Nasu em Tochigi. Com 59 gramas medindo 13 centímetros nasceu no dia 13 de abril de 2020, apenas alguns meses após sua chegada.

Filhote de gato do deserto nascido em cativeiro no Japão

A gestação de um gato do deserto ocorre em um período de 59 a 66 dias com dois a três filhotes em média.

No dia 2 de fevereiro de 2022 mais três filhotes (dois machos e uma fêmea) nasceram no zoo em Nasu. Esta foi a terceira leva de filhotes com sucesso que aconteceu no país.

Onde ver os gatos do deserto no Japão?

Eles podem ser vistos nos zoo Animal Kingdom de Kobe e Nasu, que são parceiros e administrados pela mesma empresa. Suas exibições ocorrem de forma especial de tempos, conforme a programação dos locais.

Gato do deserto

Gato do deserto

O gato do deserto é considerado um dos menores felinos do mundo, pois seu peso médio é de 2 a 3 kg, com medidas entre 20 a 40 centímetros.

Onde são encontrados

Eles vivem no deserto com areia e também em áreas rochosas, podem ser encontrados no norte da África, Península Arábica e na Ásia Central.

Seu corpo é todo adaptado para sobreviver ao clima quente, com a superfície das suas patinhas cobertas por pelos para aguentar andar na areia e uma pelagem que se camufla.

Hábitos

Seus hábitos são noturnos e raramente são vistos de dia. Nos períodos da manhã e tarde eles passam dormindo em buracos ou escondidos na vegetação.

Anatomia da sobrevivência

São resistentes, pois a temperatura do deserto durante o dia pode chegar a 52 graus Celsius e de noite cai para -5 graus Celsius.

A cor de sua pelagem não absorve tanto calor, ainda é grossa o suficiente para que não congelem nos períodos noturnos.

Orelhas grandes e pontudas, cheias de p

As orelhas grandes permitem que eles tenham uma audição aguçada para ouvir suas presas se movendo pela areia. Além disso, são cobertas por pelos que protegem da entrada da areia quando ocorrem tempestades.

Alimentação

Seu tamanho mini e suas características principais o fazem ser muito fofos e bonitos.

Mas, seu comportamento é o de um gato selvagem, sua alimentação é baseada em carne de ratos, répteis e algumas aves.

Através da caça de pequenos animais eles conseguem hidratação necessária para sobreviver e podem passar dias sem beber água.

Suas pernas são curtas e quando andam durante o dia costumam andar rastejando ou o mais possível perto do chão e por isso não são bons em escalar ou pular.

Leia também

Quais gatos são mais populares no Japão?

Quais gatos são mais populares no Japão?

Munchkin: um dos gatos mais amados do Japão

Pacífico

É territorial, mas com hábitos pacíficos e não tem comportamento agressivo. Urinam e se esfregam nos locais de seu domínio. Para se proteger de predadores, enterram suas fezes na areia.

O gato do deserto costuma ter hábitos solitários vivendo em tocas cavadas por ele ou por outros animais.

Na época de acasalamento se juntam para procriar e depois se separam. Os nascimentos costumam ocorrer duas vezes por ano, por volta de abril e outro em outubro.

Gato do deserto com dois filhotes perto de sua toca

Com cinco semanas de nascimento os filhotes deixam a toca e deixam suas mães de vez com quatro ou cinco meses de idade.

Não se sabe quanto tempo o gato do deserto vive por falta de informações, mas em cativeiro tiveram animais que sobreviveram mais de 30 anos e até mais dependendo das condições.

Na natureza, eles são caçados por algumas aves, cachorros selvagens e domésticos, lobos, raposas, cobras venenosas.

0 comentário em “Gato do deserto: único casal de gatos do Japão tem filhotes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: