Solidão e isolamento aumentam casos de suicídio no Japão
Notícias

Japão adota medidas para combater solidão e isolamento

Os casos de suicídio aumentaram muito por conta da pandemia de coronavírus no Japão. Por isso, o governo anunciou novas medidas.

O governo japonês informou que adotará medidas para ajudar pessoas que estejam experienciando sentimentos de solidão e isolamento. Uma reunião presidida por Seiko Noda foi realizado na terça-feira, 28, segundo divulgado pelo Japan Times.

Medidas de combate a solidão

No plano, eles oferecerão serviços de consultas que funcionarão através das redes sociais e pelo telefone.

Ao mesmo tempo promoverão campanhas publicitárias para alcançar pessoas que precisem de ajuda e fazer com que elas se sintam ligadas com a comunidade e membros da sociedade.

Os problemas de solidão e isolamento ficaram ainda mais sérios devido a pandemia de coronavírus. As pessoas estão passando por um momento de desequilíbrio emocional e o número de casos de suicído aumentou.

O governo reuniu uma série de especialistas para discutir soluções para solucionar o problema.

Segundo o ministério, solidão e isolamento pode ocorrer com qualquer pessoa e este problema deve ser tratado e discutido por toda sociedade, pois é algo que afeta comunidades.

Mas, cada vez mais existem mulheres solteiras que vivem no Japão sem suporte algum familiar, além de terem empregos instáveis, segundo Michiko Ueda, professora que estuda suicídio no Japão e contou a uma reportagem da BBC sobre o tema. Segundo dados coletados, pessoas do sexo feminino representam a maioria nos casos.

Ministério da Solidão

Em 2021, o Japão criou o Ministério da Solidão para combater as altas taxas de suicídio. Antes da pandemia de coronavírus, o país mantinha o número de casos em um nível controlado que se manteve por 11 anos.

Para ter noção, mais pessoas morreram de suicídio no Japão, do que de COVID-19 em outubro de 2020.

Naquele mês foram registrados 2.153 suicídios e 1,765 casos de óbito pelo coronavírus, segundo dados divulgados pela agência de política nacional.

Tetsushi Sakamoto foi nomeado como ministro da solidão. O político já cuidava de um outro assunto delicado para o país, que é a baixa taxa de natalidade, além de ser o responsável por promover revitalizações regionais.

Ministro da Solidão Tetsuo Sa
Ministro da Solidão Tetsuo Sakamoto

Leia também

Pet robô no Japão: tendência em ter animal de estimação aumenta

Tokyo Jitensha Bushi: documentário revela perspectiva de um entregador do Uber Eats na maior cidade do mundo

0 comentário em “Japão adota medidas para combater solidão e isolamento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: