Japão Notícias notícias do Japão

Kin (金) é eleito o kanji do ano de 2021 no Japão

Impulsionado pelos Jogos Olímpicos de Tokyo realizados em 2021 e com o recorde de medalhas de ouro em uma Olimpíada, Kin (金) foi eleito o kanji do ano

Desde 1995, a Nihon Kanji Nōryoku Kentei Kyōkai (日本漢字能力検定協会), instituição dedicada a avaliação de pessoas em seus conhecimentos sobre os kanjis sediada em Kyoto, realiza uma votação para a escolha do kanji do ano no Japão.

Entre 1º de novembro até o dia 6 de dezembro de 2021, a instituição afirmou que recebeu mais de 223 mil votações nos diversos kanjis disponíveis para o voto popular. O kanji vencedor foi Kin (金), ideograma tetracampeão – eleito em 2000, 2012, 2016 e agora em 2021.

Monge Seihan Muri escrevendo com pincel pequeno o significado do kanji Kin (金)
Monge Seihan Muri escrevendo com pincel pequeno o significado do kanji Kin (金)

A vitória de Kin, kanji para ouro e/ou dinheiro, no entanto, não foi exatamente uma surpresa, afinal, os Jogos Olímpicos foram sediados em Tokyo e o Japão bateu recorde em medalhas de ouro nas diversas competições, 27 no total.

A cerimônia com o monge Seihan Mori, responsável pelo templo Kiyomizu-dera, um dos mais importante do Japão, parte dos Monumentos Históricos da Antiga Kyoto e Patrimônio Mundial da UNESCO, pintando o kanji em uma tela de washi aconteceu na manhã de segunda-feira, 13 de dezembro.

Apesar de não ter sido uma surpresa a escolha do kanji Kin (金), não foi uma vitória com folga. Kin recebeu 10.422 votos, o segundo colocado Rin (輪), kanji que junto com Go (五) formam Gorin (五輪), ou seja, Olimpíadas, recebeu 10.304, uma vitória por apenas 118 votos.

O terceiro lugar ficou com o kanji Raku (楽), diversão ou conforto com 6.165 votos. Hen (変), estranho, foi eleito o quarto kanji, em quinto lugar ficou Shin (新), novo. Em 2020, os campeões foram Mistu (密), denso, e suas três derivações, os 3密, ou seja, selado/espaço fechado (密閉), lugares lotados (密集) e protocolos para contato próximo (密接).

Cerimônia realizada na tarde de segunda-feira, 13 de dezembro no templo Kiyomizu-dera: "Ouro ou dinheiro escolhido como kanji do ano". Reprodução: Emissora NHK
Cerimônia realizada na tarde de segunda-feira, 13 de dezembro no templo Kiyomizu-dera: “Ouro ou dinheiro escolhido como kanji do ano”. Reprodução: Emissora NHK

A escolha de Mitsu foi baseada na experiência transformadora causada pela pandemia de SARS-CoV-2 e o constante lembrete das autoridades e agentes públicos solicitando evitar aglomerações, manter-se em casa, utilizar máscaras e usar álcool gel, por exemplo.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ainda que alvo de críticas pela realização em meio a pandemia, foi muito importante para elevar o espírito nacional saturado pelas restrições. O recorde batido pelo país trouxe mais esperança ao futuro.

Confira o vídeo do momento em que o monge Seihan Mori pinta no painel washi o kanji Kin (金)

0 comentário em “Kin (金) é eleito o kanji do ano de 2021 no Japão

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: