A Mizudo Elementary School decidiu introduzir educação sexual aos alunos desde cedo de uma forma inusitada: ilustrações com desenhos informativos impressos em papeis higiênicos informando processos naturais, como a menstruação, ejaculação e outras questões sobre o corpo.
Localizada na cidade de Amagasaki, prefeitura de Hyogo, a escola decidiu abordar a educação sexual desta forma para que as crianças saibam desde cedo compreender a diversidade sexual, consentimento e principalmente violência sexual.

Educação sexual pautada nas melhores práticas internacionais
A experiência de colocar em papéis higiênicos informações sobre educação sexual para meninos e meninas na escola começou no dia 9 de novembro de 2021. Houve uma cerimônia para registar o evento e receber os primeiros 400 rolos informativos.
Embora tenha sido implementado em 2021, a ideia desenvolvida por Nanase Tsuruta, uma jovem japonesa de 26 anos representante do grupo Sowledge sediado na cidade Kakegawa, prefeitura de Shizuoka, existe desde 2019.

Tsuruta conta que os papéis higiênicos foram desenvolvidos com a ajuda de médicos e especialistas em educação sexual, além disso, o produto segue as técnicas e práticas internacionais da UNESCO para a educação sexual.
Em entrevista ao The Asashi Shimbun, Chika Kojima, diretora da escola afirmou que: “Aprender sobre nosso próprio corpo significa dar valor a si mesmo e ao próximo ao mesmo tempo, o que é essencial em termos da educação dos direitos humanos”.
Desenvolvido a partir de experiências de vida
Nanase Tsuruta desenvolveu os papéis higiênicos para educar crianças e adolescentes a partir de suas próprias experiências.
Ela conta que foi tocada sexualmente por um estranho na rua enquanto cursava o ensino médio.
Essa experiência violenta e sem consentimento a deixou aterrorizada, mas ela não se sentiu confortável para conversar com ninguém sobre isso. Já na universidade, uma colega contou que sofreu violência sexual.

Ela também revelou que outra colega de universidade teve relações sexuais e engravidou. Desesperada e sem saber o que fazer, acabou abandonando o bebê sem vida no campus em que estudava.
Tudo isso fez com que a jovem buscasse uma solução que pudesse ajudar outras garotas que não tivessem conhecimentos adequados sobre questões sexuais para se protegerem e saberem como seus corpos funcionam.
Uma ideia de mestra
A ideia de utilizar papéis higiênicos para trazer informações úteis sobre educação sexual é, sem sombra de dúvidas, uma ideia de mestra. Afinal, o banheiro é um local privativo em que ninguém está ali para julgar as reações.

Além disso, esses conhecimentos básicos, como a diferença entre consentimento sexual e violência sexual, reprodução, menstruação, ereção, ejaculação, sentimentos e desejos entre outros temas, não precisam ser restritos a salas de aula ou ambientes similares.
Rolos de papel higiênico estão em todos os lugares. Com isso, quem não teve a oportunidade de entender seu próprio corpo, desejos e vontades poderão ter, no futuro, a possibilidade de saber o essencial ao utilizar um banheiro público, por exemplo ou até dentro de casa.
Da Mizudo Elementary School para a cidade de Amagasaki
Graças as palestras de Nanase Tsuruta a funcionários do governo da cidade de Amagasaki, decidiu-se incorporar esses papeis higiênicos para garantir informações apropriadas e auxiliar no bem-estar e direito de crianças e adolescentes do município.

A Mizudo Elementary School foi a primeira instituição a introduzir os rolos de papel higiênico em larga escala no Japão, no entanto, grupos de atividades pós escolares também tenham realizado compras com o Sowledge.
O produto desenvolvido pela Sowledge só foi possível graças a doações ao grupo, contudo, hoje ele é vendido na página oficial do grupo a partir de JP¥ 2.980 (R$ 149,30 ou U$ 26,41).
A página só está disponível no idioma japonês, para acessar, clique aqui.
0 comentário em “Rolos de papel higiênico com quadrinhos serão usados para ensinar educaçao sexual a crianças de escola em Amagasaki”