Notícias Sociedade tecnologia

Toyota planeja assumir a liderança global de projetos de cidades inteligentes

A gigante japonesa Toyota Motors Corp. está competindo com outros monstros da tecnologia como Apple, Amazon e Google. Porém, a companhia é a primeira a construir sua própria smart city aos pés do Monte Fuji. Saiba mais

A gigante japonesa Toyota Motors Corp. está planejando assumir a liderança global em projetos de cidades inteligentes mundo afora. Para atingir esse objetivo, a corporação está desenvolvendo uma cidade aos pés do Monte Fuji chamada Woven City.

O projeto Woven City será o grande catálogo da Toyota em soluções de smart city totalmente integrada, seja nos serviços públicos, seja nas propriedades e pertences de seus munícipes realizado diferentes funções.

Apresentação do projeto Woven City para o público
Apresentação do projeto Woven City para o público

Apesar de estar na vanguarda, a Toyota não é a única nessa corrida, grandes corporações como Google, Apple e Amazon, por exemplo, também estão focadas no desenvolvimento de cidades inteligentes.

Essas cidades do futuro deverão melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e são cada vez mais urgentes para a sociedade, seja pelas mudanças climáticas, seja pelo acelerado envelhecimento da população.

Mobilidade e sustentabilidade

A Woven City não será apenas uma vila experimental, será um laboratório avançado em termos de tecnologia e deverá ser exportado para o mundo com carros autônomos e robôs de entrega.

As residências da cidade terão sensores para monitorar a saúde de seus ocupantes, uma ideia importante considerando a questão populacional do Japão. As informações adquiridas pelas tecnologias deverão sempre melhorar as condições de vida no melhor estilo Kaizen

Conceito artístico da ecologia e sustentabilidade da Woven City
Conceito artístico da ecologia e sustentabilidade da Woven City

O uso de energias limpas são centrais para descarbonizar o meio ambiente. Todo o ecossistema energético será a base de hidrogênio, e para isso, a Toyota firmou uma parceria com a japonesa Eneos Corp. que deverá produzir e instalar as células de combustível.

A inauguração da Woven City está prevista para 2024. Inicialmente a cidade deverá contar com 360 residentes (idosos, casais com filhos, funcionários e suas famílias), no futuro, serão mais de 2 mil pessoas.

Do Japão para o mundo

Em entrevista à Kyodo News, James Kuffner, diretor digital da Toyota afirmou “Woven City não será uma bolha tecnológica voltada para si, será um local onde ela será incubada, testada, acelerada e por fim, exportada para o mundo”.

Além disso, o executivo afirmou que a pandemia obrigou a repensar a forma como as pessoas vivem e se movem. Por isso é importante utilizar a tecnologia como um meio para aperfeiçoar a vida humana de uma forma mais saudável e feliz.

Conceito artístico do laboratório de pesquisas tecnológicas da Toyota na Woven CIty
Conceito artístico do laboratório de pesquisas tecnológicas da Toyota na Woven CIty

Os desafios da mobilidade de uma população envelhecida também serão colocados a prova: “Se pudermos construir algo que tenha valor em um lugar como o Japão e suas cidades, acho que pode ser valioso em qualquer lugar”, disse Kuffner.

Leia também

Temores com a coleta de dados

Apesar das belas possibilidades de futuro para a sociedade que as cidades inteligentes possam oferecer, especialistas e críticos apontam o problema da coleta de dados dos usuários e a questão da privacidade.

Esse é um ponto sensível do projeto, porém, Kuffner respondeu as preocupações dos críticos com a seguinte afirmação: “A Toyota tem uma tradição de construção de produtos e serviços que conquistaram a confiança das pessoas e é isso que queremos fazer no futuro com esse projeto”.

CEO da Woven City e diretor digital da Toyota, James Kuffner
CEO da Woven City e diretor digital da Toyota, James Kuffner

“Nossos sonhos são grandes. Temos um enorme fosso entre a realidade atual e o nosso sonho, mas estamos escalando essa montanha e temos o lindo Monte Fuji para nos inspirar.” – James Kuffner, diretor digital da Toyota, ex-engenheiro da Google e atual CEO da Woven Planet Holdings Inc.

0 comentário em “Toyota planeja assumir a liderança global de projetos de cidades inteligentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s