A gigante japonesa Toyota Motors Corp. está planejando assumir a liderança global em projetos de cidades inteligentes mundo afora. Para atingir esse objetivo, a corporação está desenvolvendo uma cidade aos pés do Monte Fuji chamada Woven City.
O projeto Woven City será o grande catálogo da Toyota em soluções de smart city totalmente integrada, seja nos serviços públicos, seja nas propriedades e pertences de seus munícipes realizado diferentes funções.

Apesar de estar na vanguarda, a Toyota não é a única nessa corrida, grandes corporações como Google, Apple e Amazon, por exemplo, também estão focadas no desenvolvimento de cidades inteligentes.
Essas cidades do futuro deverão melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e são cada vez mais urgentes para a sociedade, seja pelas mudanças climáticas, seja pelo acelerado envelhecimento da população.
Mobilidade e sustentabilidade
A Woven City não será apenas uma vila experimental, será um laboratório avançado em termos de tecnologia e deverá ser exportado para o mundo com carros autônomos e robôs de entrega.
As residências da cidade terão sensores para monitorar a saúde de seus ocupantes, uma ideia importante considerando a questão populacional do Japão. As informações adquiridas pelas tecnologias deverão sempre melhorar as condições de vida no melhor estilo Kaizen

O uso de energias limpas são centrais para descarbonizar o meio ambiente. Todo o ecossistema energético será a base de hidrogênio, e para isso, a Toyota firmou uma parceria com a japonesa Eneos Corp. que deverá produzir e instalar as células de combustível.
A inauguração da Woven City está prevista para 2024. Inicialmente a cidade deverá contar com 360 residentes (idosos, casais com filhos, funcionários e suas famílias), no futuro, serão mais de 2 mil pessoas.
Do Japão para o mundo
Em entrevista à Kyodo News, James Kuffner, diretor digital da Toyota afirmou “Woven City não será uma bolha tecnológica voltada para si, será um local onde ela será incubada, testada, acelerada e por fim, exportada para o mundo”.
Além disso, o executivo afirmou que a pandemia obrigou a repensar a forma como as pessoas vivem e se movem. Por isso é importante utilizar a tecnologia como um meio para aperfeiçoar a vida humana de uma forma mais saudável e feliz.

Os desafios da mobilidade de uma população envelhecida também serão colocados a prova: “Se pudermos construir algo que tenha valor em um lugar como o Japão e suas cidades, acho que pode ser valioso em qualquer lugar”, disse Kuffner.
Leia também
- Japão investe em computação quântica visando a vanguarda tecnológica
- A cidade futurística da Toyota de $ 10 bilhões no Japão
Temores com a coleta de dados
Apesar das belas possibilidades de futuro para a sociedade que as cidades inteligentes possam oferecer, especialistas e críticos apontam o problema da coleta de dados dos usuários e a questão da privacidade.
Esse é um ponto sensível do projeto, porém, Kuffner respondeu as preocupações dos críticos com a seguinte afirmação: “A Toyota tem uma tradição de construção de produtos e serviços que conquistaram a confiança das pessoas e é isso que queremos fazer no futuro com esse projeto”.

“Nossos sonhos são grandes. Temos um enorme fosso entre a realidade atual e o nosso sonho, mas estamos escalando essa montanha e temos o lindo Monte Fuji para nos inspirar.” – James Kuffner, diretor digital da Toyota, ex-engenheiro da Google e atual CEO da Woven Planet Holdings Inc.
0 comentário em “Toyota planeja assumir a liderança global de projetos de cidades inteligentes”