Japão envia vacinas AstraZeneca a Taiwan
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Japão envia mais de 1 milhão de doses de vacina contra COVID-19 para Taiwan e promete $800 bilhões para COVAX

Doses de vacina contra COVID-19 da AstraZeneca chegaram na sexta-feira, 05/06

O Japão enviou como ajuda a Taiwan, 1.24 milhões de doses de vacina contra COVID-19 no dia 05/06/21.

O Ministro da Saúde Chen Shih-chung afirmou para a imprensa que as vacinas da AstraZeneca serão aplicadas nos profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, como residentes de longa data e pessoas com mais de 75 anos.

O avião da Japan Airlines JL809 chegou no aeroporto internacional de Taiwan às 13:57 com o carregamento de mais de 1 milhão de doses da vacina.

A ajuda chegou 40 minutos antes do previsto e as doses estavam nos centros de logística em Taoyuan às 15:30 da sexta-feira.

Segundo informações do NHK, o Ministro das Relações Internacionais de Taiwan agradeceu ao Japão, já que o país sofre com um avanço rápido do vírus com muitas infecções desde o mês de maio.

Além disso, a vacinação estava em ritmo lento com menos de 3% da população imunizada com uma dose. A população é de 23.5 milhões de pessoas.

A chegada das vacinas pode ser conferida na matéria do vídeo abaixo da Formosa TV English News disponível na língua inglesa. A FTV é um canal de televisão digital que opera em Taiwan desde 1997 faz programas de notícias na língua inglesa, taiwanês e mandarin.

Embate político entre Taiwan e China

O presidente de Taiwan Tsai Ing-wen culpa a China de dificultar o acesso do país em conseguir acordos com as indústrias farmacêuticas internacionais.

Por isso, um representante da China criticou o país por aceitar as vacinas da AstraZeneca do Japão, já que a China repetidamente ofereceu enviar vacinas produzidas localmente, mas o Partido Democrata Progressivo dificultou o processo por motivos políticos colocando a saúde da população em risco.

Para entender, a relação entre os dois países é sensível. De forma resumida, Taiwan se vê como uma república independente e China vê Taiwan como uma província rebelde. Além disso, o Partido Democrata Progressivo de Taiwan tenta agir de forma independente causando disputas políticas internas e internacionais.

Já elucidamos parte do embate político entre os países com envolvimento do Japão, acesso nosso artigo sobre a disputa das ilhas Senkaku abaixo:

Relações entre Japão e China se deterioram por disputas das Ilhas Senkaku-Daioyu-Tiaoyutai

No entanto, a questão sofre mudanças constantes. Em novembro de 2020, os Ministros das Relações Internacionas da China e do Japão tinham se encontrado em Tokyo e haviam se comprometido a tentar resolver o conflito pelas ilhas de forma pacífica.

China e Japão se unirão para restabelecer economia e adotar postura pacífica por conflito por ilhas

Japão doará $800 milhões para COVAX

Japão enviará $800 milhões a COVAX

Enquanto isso, o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, prometeu doar $800 milhões para o programa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o programa de vacinas COVAX, segundo informações divulgadas pela Reuters.

O COVAX fornece vacinas contra COVID-19 aos países necessitados e o Japão está participando ativamente para colaborar com o programa junto outras sete nações, incluindo Estados Unidos.

O Japão já garantiu doses para toda sua população com vacinas compradas das empresas Pfizer-BioNTech, Moderna Inc e AstraZeneca.

Como o país não pretendia usar imediatamente as doses da vacina AstraZeneca, assegurou doar doses a Taiwan como ajuda direta.

Fontes:

https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/news/20210604_25/

0 comentário em “Japão envia mais de 1 milhão de doses de vacina contra COVID-19 para Taiwan e promete $800 bilhões para COVAX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s