Heat-Not-Burn aparelho Philip Morris no Japão
Notícias notícias do Japão Sociedade

Philip Morris venderá apenas aparelho tecnológico Heat-Not-Burn no Japão daqui dez anos

A empresa já domina 70% do mercado japonês dos produtos HNB

A empresa americana Philip Morris, a gigante da indústria do tabaco tem planos de parar de vender cigarros convencionais no Japão dentro de uma década.

Os planos foram contados pelo CEO Jacek Olczak ao jornal Nikkei no dia 5 de maio em uma entrevista online.

Cigarro Mar
Créditos: AP Photo/Paul Sakuma

A decisão foi feita naturalmente após o Japão fazer uma revisão de uma lei de Promoção a Saúde que entrou em vigor em 2020.

Se antes o país era o paraíso dos fumantes, aos poucos essa realidade é modificada. Atualmente, é proibido fumar dentro de restaurantes.

Por isso, a Philip Morris aumentará os investimentos em uma linha de produtos com tabaco na forma de um aparelho chamado heat-not-burn (HNB [aquece-não-queima]).

IQOS

Aparelho HNB da Philip Morris no Japão

Esses produtos novos chamados heat-not-burn são usados para inalar vapor gerado por um aquecimento muito leve do tabaco que não gera muita fumaça residual.

O aparelho da Philip Morris chama IQOS. Para usar é só encaixar o cigarro dentro do IQOS e apertar o botão de aquecimento e inalar a nicotina,

De acordo com as indústrias de tabaco, esse tipo de produto causa menos fumaça e se tornam uma alternativa aos fumantes.

A venda desses produtos começou em 2016 no Japão e em 2019 a Philip Morris já dominava 70% do mercado, de acordo com dados de uma empresa britânica especializada em pesquisas de mercado chamada Euromonitor International.

Nos últimos 4 anos, a indústria de cigarros convencionais teve uma queda de 10% e a tendência futura é que esses produtos junto com os e-cigarros dominem o mercado.

Na Philip Morris, 11% dos carregamentos já são de heat-not-burn e e-cigarros dos ainda expressivos 704.6 bilhões de cigarros comercializados em 2019.

HNB (Heat-Not-Burn)

Segundo informações retiradas do site da OMS (Organização Mundial da Saúde), esses produtos HNB são inalados pela boca através de sistema aerosol. Os que têm nicotina em altas quantidades são viciantes, mas existem os flavorizados (com cheiro e sabor) sem aditivos com tabaco.

Como funcionam

Para produzir o vapor, o aparelho esquenta o aditivo a temperaturas superiores a 350 graus Celsius usando uma bateria.

Essa temperatura é mais baixa em comparação com os 600 graus Celsius necessários para queimar um cigarro.

Diferente dos cigarros eletrônicos

Os e-cigarros ou cigarros eletrônicos esquentam um líquido para gerar o vapor. Já o HNB esquenta o tabaco através de uma bateria para gerar nicotina.

Eles são menos perigosos?

De acordo com informações do site da OMS (link ao final), não existe evidência científica afirmando que os HNB causam menos danos ao corpo em comparação com um cigarro normal.

No entanto, as empresas de tabaco já conduziram alguns artigos sobre o tema e eles alegam que existem reduções significativas da exposição aos compostos danosos dos cigarros. Mas, a OMS não considera como evidência que essa menor exposição seja interpretada como menor danos ao corpo. Mais estudos independentes precisam ser conduzidos para provar que a menor exposição reduz os danos.

A OMS reitera que qualquer forma de tabaco é prejudicial, incluindo, os produtos HNB. Tabaco é tóxico e contém elementos cancerígenos em sua forma natural.

Portanto, esses produtos devem ser submetidos a políticas de regulações aplicadas a todos os produtos que usam tabaco.

Fontes:

https://apps.who.int/tobacco/publications/prod_regulation/heat-not-burn-products-information-sheet/en/index.html

https://asia.nikkei.com/Business/Companies/Philip-Morris-to-stop-selling-cigarettes-in-Japan-within-10-years

0 comentário em “Philip Morris venderá apenas aparelho tecnológico Heat-Not-Burn no Japão daqui dez anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s