coronavírus no Japão Covid-19 no Japão

Coronavírus no Japão, 14 de março de 2021

Confira o relatório de novas infecções de coronavírus no Japão, governo estuda retirar estado de emergência na região metropolitana em Tokyo no dia 21 de março, empresas avaliam impactos negativos em negócios no exterior e vacinação melhora projeções financeiras

Neste domingo foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 11 de março, quinta-feira.

Tokyo conduziu 7.516 testes PCR na quinta-feira em toda a prefeitura e confirmou 239 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 91 casos a menos do relatado no sábado (13) relativo aos testes conduzidos no dia 10, quarta-feira. Dos contaminados, 121 eram do sexo feminino e 118 do sexo masculino.

Novos casos de coronavírus no Japão registraram baixa nesse domingo em relação aos últimos três dias
Novos casos de coronavírus no Japão registraram baixa nesse domingo em relação aos últimos três dias

Em todo o território nacional foram confirmados 988 novos casos de COVID-19, dos quais 328 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (41 em Tokyo). Foram registrados 21 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Kanagawa (109), Chiba (106), Osaka (92), Saitama (77), Miyagi (49), Hokkaido (45), Hyogo (38), Fukuoka (38) e Tochigi (24).

Governo central estuda levantar estado de emergência na Região Metropolitana de Tokyo no dia 21 de março

Após uma extensão de duas semanas no estado de emergência solicitada pelos governadores da Região Metropolitana de Tokyo (Tokyo, Chiba, Kanagawa e Saitama) no dia 7 de março, o governo central estudo a possibilidade de levantar o estado de emergência na data limite.

As informações foram divulgadas pelo Sankei Shimbun, de acordo com o jornal, a decisão deverá ser tomada no dia 18 de março após consultar especialistas. Procurado, o gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga não se pronunciou.

Aumento de casos com novas variantes do coronavírus preocupam governadores da Região Metropolitana de Tokyo
Aumento de casos com novas variantes do coronavírus preocupam governadores da Região Metropolitana de Tokyo

Citando uma fonte anônima, o Sankei Shimbun informou que a justificativa para o levantamento do estado de emergência nas quatro prefeituras é a queda gradual de pacientes contaminado com SARS-CoV-2 nos hospitais da região.

Um membro do painel consultivo do governo central disse ao jornal que é um consenso entre oficiais do governo e especialistas que, mesmo se for mantido o estado de emergência, as contaminações pela COVID-19 não deverão cair mais.

O estado de emergência foi solicitado pelos governadores pela não queda nas infecções e na concentração de casos das novas variantes britânicas (B.1.1.7), brasileira (P.1) e sul-africana (E484K) do coronavírus na região que pode levar a uma quarta onda da COVID-19 no país.

Empresas japonesas revisam estratégias para negócios no exterior em meio a pandemia de coronavírus

A maioria das empresas japonesas que pretendem investir em outros países está repensando ou revisando suas estratégias de negócios em meio ao incerto cenário da pandemia de coronavírus e seus riscos.

Pandemia do SARS-CoV-2 obriga empresas japonesas e repensarem suas estratégias de investimento externo
Pandemia do SARS-CoV-2 obriga empresas japonesas e repensarem suas estratégias de investimento externo

A pesquisa realizada pela JETRO (Japan External Trade Organization) revelou que 64,8% das empresas japonesas que investem no exterior sofreram impactos negativos em seus negócios no ano fiscal de 2020 do Japão que se encerra dia 30 de março.

Entre as preocupações dos empresários está a guerra comercial travada pelos EUA e China. Para 36,4% das companhias, a maior preocupação é com as novas restrições de exportação da China nos próximos dois a três anos.

Essa preocupação é dividida com 32,6% dos entrevistados que estão de debruçados sobre as novas restrições de exportação implementadas nos EUA. Todos esses fatores fizeram com que as vendas no exterior tivessem uma queda média de 38,4%, uma queda 10% maior em comparação com o mercado interno.

Guerra comercial entre EUA e China está no topo das preocupações da maioria das companhias japonesas
Guerra comercial entre EUA e China está no topo das preocupações da maioria das companhias japonesas

Como alternativa para essas questões, 38,5% dos entrevistados estão se voltando para plataformas digitais em detrimento de espaços físicos e 30% buscará apenas o comércio internacional eletrônico.

Foram entrevistados pela JETRO 13.500 empresas e companhias japonesas do setor alimentício, vestuário, maquinário elétrico, fábricas e indústrias, casas comerciais e comunicação entre o final de outubro e o início de dezembro de 2020.

Vacinação no Japão gera otimismo no mercado

Com o início da vacinação no Japão, empresas japonesas aumentaram suas projeções de acordo com a Teikoku Databank, uma das companhias financeiras mais prestigiadas em pesquisa, desenvolvimento e suporte corporativo.

Segundo um relatório produzido pela Teikoku Databank com empresas que já fecharam suas contabilidades do ano fiscal de 2020, 604 empresa aumentaram suas projeções enquanto 198 reduziram.

Pela primeira vez desde 1990 a bolsa de valores japonesa Nikkei atingiu os 30 mil pontos, o que pode ser o indicativo da recuperação econômica ou uma nova bolha especulativa que derrubará os mercados como em 1990
Pela primeira vez desde 1990 a bolsa de valores japonesa Nikkei atingiu os 30 mil pontos, o que pode ser o indicativo da recuperação econômica ou uma nova bolha especulativa que derrubará os mercados como em 1990

Algumas empresas têm de fato motivos para aumentar suas projeções como é o caso da Sony Corp. que projetou um crescimento de JP¥ 1.09 trilhões (R$ 55.153.122.637,20) com a venda de seu novo console PS5. Com a pandemia e as restrições impostas, a tendência é que as pessoas passem mais tempo em casa jogando videogames em todo o mundo.

Em geral, o clima é de otimismo entre as empresas e corporações japonesas. Seus analistas devem ter considerado todos os cenários para projetarem-se tão positivamente em meio a uma situação de insegurança, afinal, existem muitos riscos que podem minar a boa expectativa.

0 comentário em “Coronavírus no Japão, 14 de março de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s