Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 3 de março de 2021, quarta-feira

Confira o relatório de novas infecções de coronavírus no Japão, região metropolitana de Tokyo aumentará estado de emergência, hospital psiquiátrico de Tokyo está a beira do caos, artista de sumi Toko Shinoda morre com 107 anos e bilionário japonês procura tripulação para voo espacial turístico

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão

Nesta quarta-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 28 de fevereiro, domingo.

Tokyo conduziu 1.491 testes PCR no domingo em toda a prefeitura e confirmou 316 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 84 casos a mais do relatado na terça-feira (2), relativo aos testes conduzidos no dia 27, sábado. Dos contaminados, 188 eram do sexo masculino e 128 do sexo feminino.

O Japão segue com baixos números de infectados embora seja o país industrializado que menos realiza testagem para COVID-19. Foto por Philip Fong
O Japão segue com baixos números de infectados embora seja o país industrializado que menos realiza testagem para COVID-19. Foto por Philip Fong

Em todo o território nacional foram confirmados 1.214 novos casos de COVID-19, dos quais 407 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (52 em Tokyo). Foram registrados 63 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Chiba (164), Kanagawa (139), Saitama (98), Hokkaido (60), Aichi (55), Osaka (40), Hyogo (40), Fukushima (38), Fukuoka (37) e Ibaraki (34).

Região Metropolitana de Tokyo prolongará o estado de emergência por mais duas semanas

Os governadores da Região Metropolitana de Tokyo, ou Grande Tokyo (Tokyo, Saitama, Chiba e Kanagawa), estão estudando a possibilidade de estender o estado de emergência por mais duas semanas. A bandeira vermelha acabaria no domingo, dia 7 de março.

As prefeituras em azul (Fukuoka, Hyogo, Kyoto, Osaka, Aichi e Gifu) saíram do estado de emergência antecipadamente no dia 28 de fevereiro, domingo. Tokyo, Saitama, Chiba e Kanagawa adiar a saida
As prefeituras em azul (Fukuoka, Hyogo, Kyoto, Osaka, Aichi e Gifu) saíram do estado de emergência antecipadamente no dia 28 de fevereiro, domingo. Tokyo, Saitama, Chiba e Kanagawa adiar a saida

Temendo novos focos de contaminação, os quatro governadores pretendem pedir ao primeiro-ministro Yoshihide Suga para o governo central adiar a saída das quatro regiões. Uma das mais densas do Japão com aproximadamente 37 milhões de pessoas.

De acordo com o governador da prefeitura de Saitama, Motohiro Ono, não sair do estado de emergência não era uma opção, no entanto, há temor entre a comunidade médica com relação a temporada das sakuras.

O levantamento do estado de emergência nesse momento poderia passar uma ideia errada para a população, porém, o sistema de saúde continua altamente pressionado nas quatro prefeituras.

Entre as restrições do estado de emergência estão que bares e restaurantes parem de servir bebidas alcoólicas as 19:00 e fechem suas portas as 20:00
Entre as restrições do estado de emergência estão que bares e restaurantes parem de servir bebidas alcoólicas as 19:00 e fechem suas portas as 20:00

O primeiro-ministro informou que só suspenderá o estado de emergência com base em critérios específicos, além da consulta com especialistas de saúde. Suga afirmou que a decisão será tomada para a Região Metropolitana igualmente, ou seja, as quatro prefeituras serão tratadas como uma mesma região.

Hospital psiquiátrico de Tokyo está a beira do caos na terceira onda da COVID-19

A terceira onda da COVID-19 pressionou o sistema de saúde do Japão de uma forma nunca antes vista e muitas pessoas que se contaminam precisam ser hospitalizadas por complicações da doença.

Porém, hospitais psiquiátricos são mais afetados do que a média, afinal, representam menor número, se comparados aos hospitais regulares. Além tratar pacientes psiquiátricos, esses hospitais também precisam lidar com pacientes infectados com o SARS-CoV-2.

Profissionais de saúde que atuam no hospital psiquiátrico Tokyo Metropolitan Matsuzawa Hospital estão exaustos e com sintomas de ansiedade por lidar com pacientes regulares e infectados pelo SARS-CoV-2
Profissionais de saúde que atuam no hospital psiquiátrico Tokyo Metropolitan Matsuzawa Hospital estão exaustos e com sintomas de ansiedade por lidar com pacientes regulares e infectados pelo SARS-CoV-2

Até agora as equipes que trabalham no Tokyo Metropolitan Matsuzawa Hospital, maior hospital psiquiátrico do país, foram capazes de manter os pacientes com demência e outras enfermidades psiquiátricas isolados.

Porém, a equipe está no seu limite por lidar com os pacientes regulares e ao mesmo tempo com 180 pacientes infectados pela COVID-19. Muitos profissionais de saúde testaram positivo para o vírus, o que fez o hospital trabalhar com menos pessoal para uma alta demanda.

Apesar do pico da terceira onda ter passado, há uma constante tensão entre os profissionais pelo medo de se contaminarem e por consequência, contaminar os pacientes psiquiátricos do hospital. Os riscos de novos focos de infecção ainda seguem altos nessas unidades de saúde.

Artista Toko Shinoda morre aos 107 anos na capital japonesa

A artista de renome internacional de tinta sumi Toko Shinoda morreu nessa segunda-feira (1°) de causas naturais em um hospital de Tokyo. Shinoda, cujo verdadeiro nome era Masuko. Ela era sobrinha do diretor japonês Masahiro Shinoda.

Toko Shionda foi uma das artistas mais importantes do século XX por seu trabalho abstrato com tinta sumi
Toko Shinoda foi uma das artistas mais importantes do século XX por seu trabalho abstrato com tinta sumi

Nascida em 28 de março de 1913 em uma família próspera família em Dalian, região da Manchúria (atualmente região nordeste da China) onde seu pai tinha uma plantação de tabaco, foi mandada ainda bebê para o Japão na prefeitura de Gifu.

Desde cedo Shinoda começou a estudar caligrafia tradicional e durante a segunda-guerra mundial se aprofundou em desenhos e pinturas abstratas com tina sumi onde criou carreira, renome e fama internacional, como um dos nomes mais importantes dessa arte do século XX.

Quando foi para Nova Iorque em 1956, a artista foi profundamente influenciada pelo trabalho de artistas expressionistas como Jackson Pollock, Mark Rothko e Robert Motherwell.

Obra de Toko Shinoda
Obra de Toko Shinoda

Seu trabalho já rodou lugares como o Metropolitam Museum of Art e o Museum of Modern Art, ambos em New York, Art Institute of Chicago, British Museum e o Mseum of Modern Art de Tokyo. Entre os colecionadores privados está a família Imperial do Japão.

Bilionário japonês procura por tripulação para primeiro voo turístico espacial

O bilionário japonês Yusaku Maezawa começou a procurar nessa quarta-feira por oito pessoas para se juntar a ele no primeiro voo turístico espacial pela Lua a bordo da SpaceX, empresa do também bilionário Elon Musk.

A viagem de uma semana deverá acontecer em 2023. A princípio, Maezawa pensou em convidar apenas artistas, porém, a escolha será global e não necessariamente serão escolhidas celebridades. “Se você se vê como um artista, então você é um artista”, afirmou.

Bilionário e guru do mundo fashion Yasuku Maezawa está a procura de oito pessoas para partilhar uma viagem ao redor da Lua
Bilionário e guru do mundo fashion Yasuku Maezawa está a procura de oito pessoas para partilhar uma viagem ao redor da Lua

Yusaku Maezawa criou a empresa Zozo Inc. e é considerado como um guru do mundo da moda. Em 2019, vendeu sua empresa para o grupo SoftBank e bancará todos os custos de viagem do próprio bolso (embora tenha se recusado a dizer o valor total do investimento).

Apesar de duas naves da SpaceX terem explodidos recentemente em teses, Maeza diz confiar em Musk. “Achei que poderia haver atrasos, mas tudo está dentro do cronograma. Estou me preparando mentalmente”, disse em entrevista.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 3 de março de 2021, quarta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s