Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 1° de março de 2021, segunda-feira

Confira o relatório de novas infecções de coronavírus no Japão, nova remessa de vacinas chegou ao Japão, cientista está desenvolvendo computador em pó, banco Mizuho resolve problema no sistema e serviços voltam a funcionar, incêndio em área residencial em Tóquio destroi 11 casas e pagode do templo Yakushi-ji reabre parcialmente para público

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão

Nesta segunda-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 26 de fevereiro, sexta-feira.

Tokyo conduziu 1.700 testes PCR na sexta-feira em toda a prefeitura e confirmou 121 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 208 casos a menos do relatado no domingo (28), relativo aos testes conduzidos no dia 25, quinta-feira. Dos contaminados, 197 eram do sexo feminino e 132 do sexo masculino.

Tokyo registrou o número mais baixo de infectados pelo SARS-CoV-2 desde novembro de 2020
Tokyo registrou o número mais baixo de infectados pelo SARS-CoV-2 desde novembro de 2020

Em todo o território nacional foram confirmados 698 novos casos de COVID-19, dos quais 436 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (61 em Tokyo). Foram registrados 51 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Chiba (127), Saitama (61), Osaka (56), Ibaraki (53), Kanagawa (52), Aichi (32) e Hokkaido (29).

Nova remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech chegou ao Japão nesta segunda-feira

Nessa segunda-feira, chegou no Aeroporto Internacional de Narita, Tokyo, a terceira remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech. De acordo com as autoridades eles receberam 526.500 doses de vacinas vindas das Bruxelas.

Também é esperado em março mais 2.66 milhões de doses. Cada frasco dos imunizantes são capazes de fornecer seis doses de vacina, ou seja, 15.96 milhões de japoneses poderão receber a primeira dose da vacina.

Terceira remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech chegaram ao Japão nessa segunda-feira
Terceira remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech chegaram ao Japão nessa segunda-feira

O Secretário-Geral do Gabinete, Katsunobu Kato, afirmou em coletiva imprensa que os estudos clínicos com os imunizantes de uma única dose desenvolvidas pela estadunidense Johnson & Johnson’s já estão acontecendo.

De acordo como o ministro encarregado pela vacinação, Taro Kono, o governo central pretende vacinar mais de 40 milhões de pessoas entre os 4.7 milhões de trabalhadores que atuam diretamente na pandemia, além das 36 milhões pessoas a partir dos 65 anos.

Cientista fã de anime está desenvolvendo ‘computador em pó’

Um cientista da cidade de Suita, prefeitura de Osaka, está trabalhando para criar algo que marcou sua infância quando acompanhava o anime Osamu Tezuka, um ‘computador em pó’ para verificar a saúde das pessoas.

Noriyuki Miura se inspirou no anime Osamu Tezuka para realizar seu trabalho com semicondutores
Noriyuki Miura se inspirou no anime Osamu Tezuka para realizar seu trabalho com semicondutores

Ele é professor de circuitos integrados pela Osaka University’s Graduate School of Infomation Science and Technology, além de pesquisador com experiência de 10 anos na área. Noriyuki Miura está desenvolvendo um computador de 0,1mm, menor do que um grão de pólen de cedro.

Diferente do anime que Miura acompanhou na infância, em que o protagonista diminuía para entrar no corpo de uma pessoa, o computador desenvolvido por ele é basicamente um semicondutor capaz de coletar e processar uma série de dados a partir de sensores.

Com isso, o ‘computador em pó’ irá, em um primeiro momento, verificar a saúde de órgãos, como o estômago e o intestino. Outras possíveis aplicações são dispositivos de localização para a segurança de idosos e crianças.

Miura entende ser inevitável que o espaço entre o mundo real e o virtual diminua na sociedade. Além disso, deseja que sua contribuição possa ajudar as pessoas de forma menos invasiva possível.

Computador em pó desenvolvido por Noriyuki Miura tem 0,1 milimetro
Computador em pó desenvolvido por Noriyuki Miura tem 0,1 milimetro

“Quis desenvolver um computador que se integre na sociedade sem que as pessoas se deem conta e sem todo o fardo que viria junto com isso”, afirmou em entrevista. “Se for tão pequeno assim, as pessoas mal notarão a sua existência e não causará problemas psicológicos”, concluiu.

Operações de internet banking e caixas eletrônicos da Mizuho Bank voltam a funcionar

Após um dia de falhas massivas no sistema do grupo Mizuho Bank no domingo (28), as operações de internet banking e serviços de caixas eletrônicos voltaram a funcionar nesta segunda-feira por volta das 15:00.

De acordo com a instituição, o problema começou quando mais de 4 mil caixas eletrônicos pararam de funcionar e 5.224 clientes ficaram com seus cartões bancários presos em caixas eletrônicos.

Falha no sistema do Mizuho Bank foi corrigido por volta das 15:00 dessa segunda-feira

A falha aconteceu por causa de uma sobrecarga no sistema durante uma atualização. Uma investigação será conduzida para entender melhor o problema e encontrar eventuais responsáveis pelo caso.

Koji Fujiwara, CEO da Mizuho Bank deu uma entrevista coletiva e disse: “Lamentamos profundamente ter causado grandes transtornos aos nossos clientes. Nossa resposta ao problema não foi rápida o suficiente”.

O Secretário-Geral do Gabinente, Katsunobu Kato também se manifestou e disse que uma investigação será conduzida para encontrar as causas do problema para evitá-los no futuro.

Incêndio em área residencial de Tokyo destrói 11 casas e deixa 2 pessoas feridas

Um incêndio na região central de Tokyo, entre a Ojima Station e a Toei Subway Line, destruiu 11 casas e deixou duas mulheres feridas. Outras estruturas próximas também foram danificadas com incidente.

Incêndio na região central de Tokyo deixou duas mulheres com ferimentos leves e destruiu 11 residências
Incêndio na região central de Tokyo deixou duas mulheres com ferimentos leves e destruiu 11 residências

De acordo com o departamento de bombeiros de Tokyo, o incêndio começou por volta das 05:05. Aparentemente, o fogo teve início em uma casa desocupada de dois andares no bairro de Koto.

As vítimas, uma mulher na casa dos 90 anos e outra na casa dos 60 tiveram ferimentos leves e não correm risco.

Pagode do templo Yakushi-ji reabre parcialmente ao público nessa segunda-feira

1° de março marca a abertura parcial do Pagode Leste do templo Yakushi-ji na capital da prefeitura de Nara. O edifício de aproximadamente 1.300 anos é um dos Tesouros Nacionais e um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

As visitas no Pagode acontecerão até o dia 16 de janeiro de 2022. As portas do primeiro andar foram abertas nessa segunda-feira às 08:30. Os primeiros visitantes não foram autorizados a entrar no edifício, apenas puderam observar do lado de fora.

Pagode Leste do templo Yakushi-ji reabriu parcialmente para o público nessa segunda-feira
Pagode Leste do templo Yakushi-ji reabriu parcialmente para o público nessa segunda-feira

Com 33,6 metros de altura, essa reforma foi a primeira do Pagode Leste em 100 anos. O edifício de três andares é totalmente feito de madeira.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de inauguração foi adiada e ainda não tem data marcada. No entanto, mesmo sem poder entrar na estrutura, visitantes classificaram a visita como uma “oportunidade rara”.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 1° de março de 2021, segunda-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s