Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 26 de fevereiro de 2021, sexta-feira

Confira o relatório de novos casos de coronavírus no Japão, seis prefeituras sairão do estado de emergência este domingo, Campanha Go To Travel deverá ser retomada, falências atingem níveis recordes no Japão e Toyota venderá células de energia em 2021

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Nesta sexta-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 23 de fevereiro, terça-feira.

Tokyo conduziu 2.145 testes PCR no domingo em toda a prefeitura e confirmou 270 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 70 casos a menos do relatado na quinta-feira (25) relativo aos testes conduzidos no dia 22, segunda-feira. Dos contaminados, 146 eram do sexo masculino e 124 do sexo feminino.

Japão mantém média móvel de contaminação baixa apesar da baixa testagem realizada pelo país
Japão mantém média móvel de contaminação baixa apesar da baixa testagem realizada pelo país

Em todo o território nacional foram confirmados 1.056 novos casos de COVID-19, dos quais 457 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (70 em Tokyo). Foram registrados 79 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Kanagawa (117), Chiba (113), Saitama (101), Osaka (77), Fukuoka (52), Aichi (40), Gunma (37), Hokkaido (36), Ibaraki (28), Hyogo (24) e Okinawa (23).

Seis prefeituras deverão sair do estado de emergência no domingo

Nesta sexta-feira, o primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou que seis prefeituras sairão do estado de emergência no domingo, 28. São elas Aichi, Gifu, Osaka, Kyoto, Hyogo e Fukuoka.

Tokyo, Kanagawa, China e Saitama deverão sair apenas no dia 7 de março.

Estado de emergência impôs uma série de restrições aos comércios das prefeituras inseridas no plano
Estado de emergência impôs uma série de restrições aos comércios das prefeituras inseridas no plano

A decisão do governo foi tomada por causa da baixa taxa de infecção e da situação relativamente melhor nos hospitais das prefeituras. Além disso, a notícia virá em um momento em que a economia local está arruinada pela queda histórica de turistas.

Com a queda de arrecadação, o consumo das famílias está em um dos piores momentos da história do Japão. Contudo, alguns especialistas acreditam que levantar as restrições de uma vez poderá fazer com que a contaminação cresça novamente.

Apesar de retirar as prefeituras do estado de emergência, Suga foi categórico: “É importante não baixarmos a guarda”, disse em uma reunião com a força-tarefa criada para responder a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2.

Críticos apontam o risco de uma abertura total em meio ao florescer das sakuras
Críticos apontam o risco de uma abertura total em meio ao florescer das sakuras

Enquanto isso, a Medical Association of Japan alertou por meio de seu chefe, Toshio Nakagawa: “Existe o perigo de enviar uma mensagem errada a população de que está tudo bem agora”. O alerta vem de encontro ao período do florescer das sakuras, um dos, senão o mais importante evento de todo o Japão.

Campanha Go To Travel deverá ser retomada parcialmente após fim do estado de emergência

O ministro do Turismo do Japão, Kazuyoshi Akaba informou na quinta-feira a pretensão do governo central em retomar a campanha Go To Travel para promover o turismo doméstico após o fim do estado de emergência que irá até 7 de março.

Akaba disse em sessão na Dieta que o governo não tem planos para reiniciar a campanha imediatamente após o estado de emergência ser levantado. “Não é uma decisão de tudo ou nada, preto ou branco”, disse o ministro.

Governo central estuda retomar campanha Go To Travel em 2021 mesmo após experiência com a explosão de contaminação no outono de 2020
Governo central estuda retomar campanha Go To Travel em 2021 mesmo após experiência com a explosão de contaminação no outono de 2020

Apesar da melhora na taxa de contaminação por 100 mil habitantes, críticos relembram que a terceira onda da COVID-19 no país aconteceu precisamente por causa da campanha Go To Travel quando a pandemia não estava controlada e nem vacinas estavam em um horizonte palpável.

Com seis prefeituras saindo do estado de emergência e as próximas no máximo até 7 de março, é previsto flexibilização para permitir eventos com 50% da capacidade local, isto é, um espaço para 10 mil pessoas poderá receber no máximo 5 mil.

Caso seja retomado, o programa deverá passar por algumas revisões, como reduções nas taxas de desconto e promoções válidas para viagens de apenas uma semana de acordo com fontes do governo.

Falências relacionadas a pandemia no Japão atingem níveis recordes em fevereiro

A pandemia de COVID-19 está castigando a economia do Japão, especialmente os autônomos, pequenas e média empresas. Nesse mês de fevereiro, o país registrou o maior número de falências declaradas, um total de 126 empresas fecharam permanentemente suas portas.

O levantamento realizado pela empresa de créditos Tokyo Shoko Research revelou que a maioria dessas empresas eram bares, restaurantes e vestuários. Porém, a previsão é que o ritmo de falência aumente.

Previsão é que falências de pequenos comércios devem seguir em ritmo acelerado nos próximos meses
Previsão é que falências de pequenos comércios devem seguir em ritmo acelerado nos próximos meses

Isso porque as empresas continuam enfrentando muita dificuldade e dependem do auxílio do governo e dos estímulos econômicos. Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, 1.108 empresas declararam falência no país.

As empresas mais afetadas são os bares e restaurantes, vestuários (incluindo fábricas e varejistas), construção e hospedagem, respectivamente. Tokyo foi a região com o maior número de falências (271), seguida por Osaka (106).

Toyota começará a vender células de energia na primavera de 2021

A Toyota Motor Corp. anunciou nessa sexta-feira que começará a vender células de energia baseada em hidrogênio a partir da primavera de 2021 para companhias de energia, operadores de navios e trens.

Essas células foram originalmente desenvolvidas para a linha de carros elétricos Toyota Mirai. Com isso, a companhia espera que outras empresas façam a transição para energia verde e renovável.

Célula de energia de hidrogênio que será comercializada pela Toyota a partir da primavera de 2021
Célula de energia de hidrogênio que será comercializada pela Toyota a partir da primavera de 2021

Embora nenhum valor tenha sido divulgado, a Toyota colocará no mercado quatro diferentes módulos de baterias horizontais e verticais com potência entre 60KW a 80KW e com peso aproximado de 240kg a 250kg.

A iniciativa deverá movimentar sua principal concorrente, a Honda Motor Co. que também possui um veículo movido a hidrogênio, o Honda Clarity e também segue a diretriz do Japão em zerar a emissão de carbono até 2050.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 26 de fevereiro de 2021, sexta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s