Notícias do Japão
Covid-19 no Japão Notícias

Giro de notícias do Japão: 23 de fevereiro de 2021, terça-feira

Confira o relatório sobre infecções do novo coronavírus no Japão, novo aplicativo que mostra infectados será lançado, vacinação de idosos será feita com base na população, Toyota inicia construção de cidade inteligente, pesca em Fukushima é interrompida pela primeira vez em dois anos após danos em reatores e peixe radioativo ser encontrado

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Nessa terça-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 20 de fevereiro, sábado.

Tokyo conduziu 4.154 testes PCR no sábado em toda a prefeitura e confirmou 275 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 97 casos a mais do relatado na segunda-feira (22) relativo aos testes conduzidos no dia 19, sexta-feira. Dos contaminados, 141 eram do sexo feminino e 134 do sexo masculino.

Taxa de contaminação diminuiu, porém, o Japão é um dos países industrializados que menos realizam testagens
Taxa de contaminação diminuiu, porém, o Japão é um dos países industrializados que menos realizam testagens

Em todo o território nacional foram confirmados 1.083 novos casos de COVID-19 dos quais 491 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (77 em Tokyo). Foram registrados 54 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Saitama (105), Osaka (100), Kanagawa (97), Chiba (90), Hokkaido (66), Aichi (51), Fukuoka (45) e Shizuoka (31).

Japão lançará novo aplicativo de rastreamento de infectados para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020

O governo central do Japão ainda insiste na realização dos Jogos Olímpicos de Tokyo no verão de 2021, ou seja, os jogos deverão começar em menos de 200 dias. Há muita pressão política e econômica para o bilionário evento acontecer.

No entanto, será muito difícil realizar os jogos considerando as baixas taxas de vacinação no Japão e em outros países, com exceção de Israel que vacinou quase 90% de sua população. Para lidar com os riscos, o governo lançará um novo aplicativo de rastreamento.

Novo aplicativo será exigido para turistas estrangeiros que assistirão as competições dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020
Novo aplicativo será exigido para turistas estrangeiros que assistirão as competições dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020

Embora o governo ainda não tenha realizado nenhum planejamento de segurança sanitária sobre quantas pessoas poderão assistir os jogos, a licitação para o desenvolvimento do app já foi realizada em janeiro em um contrato de JP¥ 7.3 bilhões (R$ 377.380.283,01).

É esperado que estrangeiros sejam obrigados a utilizar o aplicativo conectado com o sistema HER-SYS do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, porém, o aplicativo não deverá ser compatível com aparelhos desenvolvidos pela gigante chinesa Huawei.

Aplicativo de rastreamento de contaminados pela COVID-19 apresenta falhas de notificação nos sistemas Android e nas versões mais antigas do iOS desde setembro de 2020 e ainda não foi corrigido
Aplicativo de rastreamento de contaminados pela COVID-19 apresenta falhas de notificação nos sistemas Android e nas versões mais antigas do iOS desde setembro de 2020 e ainda não foi corrigido

A falta de informações e de planejamento deixam muitas perguntas sem respostas, no entanto, o app de rastreamento COCOA falhou e o erro ainda não foi corrigido, o que levanta dúvidas sobre o novo aplicativo e o sistema HER-SYS que aparentemente não foi atualizado.

Vacinação de idosos será baseada na população e não na taxa de infecção

O ministro da Reforma Administrativa e responsável pela vacinação no Japão, Taro Kono, informou nessa terça-feira que a distribuição de vacinas para os idosos no Japão deverá ser relacionada a proporcionalidade em cada prefeitura em vez das taxas de infeção.

“Inicialmente vamos distribuir (as doses dos imunizantes) baseados na população, e depois, de acordo com o andamento das vacinações”, disse Kono em entrevista. Questionado sobre a situação das infecções, o ministro disse não ser a preocupação principal no momento.

Critério para distribuição de imunizantes para os 36 milhões de idosos a partir de 65 anos será a proporcionalidade de cada prefeitura e não a taxa de infecção. Foto por Kimimasa Mayama
Critério para distribuição de imunizantes para os 36 milhões de idosos a partir de 65 anos será a proporcionalidade de cada prefeitura e não a taxa de infecção. Foto por Kimimasa Mayama

A imunização dos idosos provavelmente atrasará pela dificuldade das farmacêuticas com a alta demanda global. O ministro informou na segunda-feira (22) que a vacinação dos 36 milhões de japoneses a partir dos 65 anos deverá começar em março em vez de abril.

Outros problemas como a falta de seringas especiais e um plano nacional de imunização também precisam ser resolvidos. Há também dúvidas dos governos locais sobre quais vacinas receberão, como irão armazenar e quais recursos humanos serão precisos para atender a população.

Toyota inicia a construção de cidade inteligente próximo ao monte Fuji

Anunciado pela Toyota Motor Corp. em janeiro de 2020, a Woven City, cidade inteligente situada no pé do Monte Fuji em uma antiga fábrica de 70,8 hectares (0,708km²) da corporação começou a ser construída nesta terça-feira.

Localizada na prefeitura de Shinzuoka, a cidade inteligente será um grande laboratório para inovações tecnológicas, como inteligência artificial, carros autônomos e robótica em geral em um ambiente real.

Conceito artístico da cidade inteligente da Toyota,  Woven City, apresentada pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels
Conceito artístico da cidade inteligente da Toyota, Woven City, apresentada pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels

360 funcionários da companhia serão os primeiros moradores. A cidade será alimentada por células de energia, uma tecnologia derivada da reação de hidrogênio com oxigênio e energia solar.

Para realizar o projeto, a Toyota contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o projetista das duas torres do World Trade Center em New York (destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001) e o QG da Google no Silicon Valley, Califórnia.

Pesca em Fukushima é interrompida após encontrarem peixe com alto teor de césio

Pescadores da costa de Fukushima trouxeram em sua pesca peixes com um elevado nível de césio radioativo, cinco vezes o permitido. É a primeira vez em dois anos que peixes radioativos são encontrados na costa da prefeitura.

Os peixes foram pescados a 8,8km da costa japonesa a uma profundidade de 24 metros. Por causa da contaminação, os pescadores decidiram suspender a pesca do peixe-rock preto até que seja considerado seguro pescá-lo.

Peixe-rock pescado na segunda-feira (22) apresentou cinco vezes mais radiação do que o permitido
Peixe-rock pescado na segunda-feira (22) apresentou cinco vezes mais radiação do que o permitido

Tudo indica que o nível de radiação encontrada nos peixes esteja ligado a danos nos reatores nucleares n°1 e n°2 da planta de Fukushima Daiichi e consequentemente o vazamento de água radioativa no oceano após o terremoto de 13 de fevereiro de 2021.

Pescadores da região se preocupam também com a ideia não descartada da TEPCO e do governo central em despejar milhões de toneladas de água radioativa nas águas do Pacífico, o que poderá gerar danos ambientais e econômicos para a atividade pesqueira ainda desconhecidos.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 23 de fevereiro de 2021, terça-feira

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading