Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 22 de fevereiro de 2021, segunda-feira

Confira o relatório de novas infecções do novo coronavírus no Japão, Imperador Naruhito fez discurso agradecendo população, governo cogita criar lista de espera para vacinação, natalidade continua caindo e TEPCO admite que sismômteros de reatores danificados falharam no terremoto do último dia 13

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Nessa segunda-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes aos testes realizados no dia 19 de fevereiro, sexta-feira.

Tokyo conduziu 5.197 testes PCR na sexta-feira em toda a prefeitura e confirmou 178 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 94 casos a menos do relatado no domingo (21) relativos aos testes conduzidos no dia 18, quinta-feira, número mais baixo desde 24 de novembro de 2020. Dos contaminados, 101 eram do sexo masculino e 77 do sexo feminino.

No atual ritmo de imunização, os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 fica mais distante do que o verão de 2021
No atual ritmo de imunização, os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 fica mais distante do que o verão de 2021

Em todo o território nacional foram confirmados 740 novos casos de COVID-19 dos quais 510 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (76 em Tokyo). Foram registrados 56 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Saitama (101), Chiba (99), Kanagawa (96), Osaka (62), Aichi (30) e Fukuoka (26).

Imperador Naruhito agradece a população japonesa pela força em meio a pandemia

O Imperador Naruhito agradeceu a “perseverança e força do povo japonês” em meio a pandemia apesar das dificuldades e estresse causado por ela. O Imperador também reconheceu os esforços individuais dos cidadãos para prevenir novas infecções.

Imperador Naruhito realizou uma transmissão na véspera de seu aniversário de 61 anos
Imperador Naruhito realizou uma transmissão na véspera de seu aniversário de 61 anos

Além do reconhecimento, o monarca também expressou suas condolências pelas mais de 7 mil vidas perdidas para o SARS-CoV-2. “Espero um futuro brilhante depois que a nação superar a pandemia de coronavírus com paciência e cooperando uns com os outros”, disse em transmissão antes do aniversário de 61 anos.

Naruhito ainda tem esperanças de visitar a região afetada pelo Grande Terremoto de Tohoku de 2011 no dia 11 março, data que será relembrado os 10 anos da tragédia que custou a vida de mais de 16 mil pessoas, 2.500 desaparecidos e a tragédia na usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Questionado sobre a Imperatriz Masako, Naruhito disse que está apoiando a recuperação psicológica da esposa
Questionado sobre a Imperatriz Masako, Naruhito disse que está apoiando a recuperação psicológica da esposa

“Se eu tiver chance, espero visitar as áreas afetadas por mais de 10 anos, as feridas das pessoas afetadas pelo desastre ainda não cicatrizaram”, disse o Imperador. Questionado sobre a Imperatriz e membros da família Imperial, Naruhito manteve a discrição.

No entanto, lamentou ter menos oportunidades de se encontrar com seu pai, Imperador emérito Akihito de 87 anos e seu irmão mais novo e príncipe herdeiro do trono Crisântemo, Fumihito de 55 anos, por causa da pandemia.

Governo criará lista de espera para a vacinação da COVID-19

Em meio as incertezas internacionais sobre a capacidade das farmacêuticas em produzir doses de vacinas suficientes para atender a demanda global, o Japão considera criar uma lista de espera para a vacinação.

De acordo com Taro Kono, ministro da Reforma Administrativa e responsável pela vacinação no país, enquanto o governo expande o programa de imunização nacional, o que deverá ser priorizado é o não desperdício em vez da ordem prioritária.

Vacinação no Japão deverá atrasar por dificuldades de produção das farmacêuticas
Vacinação no Japão deverá atrasar por dificuldades de produção das farmacêuticas

Além da lista de espera, o governo central considera não utilizar uma certificação – passaporte de vacinação – para fins oficiais ou permitir viagens internacionais. De acordo com Kono, isso seria discriminar quem não pôde ser vacinado por motivos de saúde.

“Não acho que a comunidade internacional introduzirá um sistema que impeça as pessoas de fazerem algo caso não tenham se vacinado”, afirmou o ministro em coletiva de impressa nessa segunda-feira.

Japão tem baixa histórica na taxa de natalidade em 2020

A pandemia do SARS-CoV-2 levou para baixo indicadores que estão além da economia e de vidas perdidas. Em 2020, o Japão registrou uma queda histórica no número de nascimentos no país.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou nessa segunda-feira dados referentes a quantidade de nascimentos e óbitos registrados em 2020. O número de nascimentos caiu em 25.917 bebês em relação a 2019 totalizando 872.683 nascimentos.

Japão tem queda recorde no número de nascimentos no país. 2020 morreram muito mais pessoas do que nasceram evidenciando uma outra crise causada pela pandemia do coronavírus
Japão tem queda recorde no número de nascimentos no país. 2020 morreram muito mais pessoas do que nasceram evidenciando uma outra crise causada pela pandemia do coronavírus

Já o número de óbitos caiu pela primeira vez em 11 anos (9.373), no entanto, a quantidade de mortes no país supera e muito o número de nascimentos. Em 2020 morreram 1.384.544 pessoas, no entanto, esses dados também incluem estrangeiros que vivem no Japão.

A quantidade de casamentos no país também caiu 12,7%, ou seja, um recuo de 78.069 casamentos, o pior índice desde 1950. Foram registrados um total de 537.583 casamentos. A pandemia afetou a tendência demográfica do país e o futuro ainda é incerto.

TEPCO admite falhas nos sismômetros das plantas nucleares de Fukushima Daiichi

A Tokyo Eletric Power Corp admitiu nessa segunda-feira que os sismômetros instalados nos reatores n°1 e n°3 foram danificados pelo terremoto seguido de tsunami de março de 2011.

De acordo com a companhia, um dos sismômetros parou de funcionar em julho e o outro em outubro de 2020, mas não foram trocados. Por isso, a TEPCO não recebeu nenhum dado sobre o terremoto de MW7,3 ocorrido no dia 13 de fevereiro de 2021 na prefeitura de Fukushima.

Terremoto em Fukushima no dia 13 de fevereiro causou danos aos já comprometidos reatores n°1 e n°3 da planta nuclear Fukushima Daiichi
Terremoto em Fukushima no dia 13 de fevereiro causou danos aos já comprometidos reatores n°1 e n°3 da planta nuclear Fukushima Daiichi

O tremor foi o mais forte desde o Grande Terremoto de Tohoku e desde então, as câmaras de contenção têm queda no nível da água, o que indica que o terremoto danificou ainda mais a já comprometida estrutura.

A empresa TEPCO não admitiu ter ocorrido danos por causa do terremoto de 13 de fevereiro, apesar dos níveis de água dos reatores terem diminuído.

A companhia é frequentemente alvo de críticas por omitir e esconder o que de fato acontece em Fukushima Daiichi. Com os novos danos na estrutura, a planta nuclear não terá capacidade de armazenar mais água radioativa e cogita despejá-la no Pacífico.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK, Nikkei

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 22 de fevereiro de 2021, segunda-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s