Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 19 de fevereiro de 2021, sexta-feira

Confira o relatório das novas infecções de coronavírus no Japão, nova variante é detectada e japoneses radicados de Myanmar chegam ao Japão

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Nesta sexta-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes a testes realizados no dia 16 de fevereiro, terça-feira.

Tokyo conduziu 9.243 testes PCR no sábado em toda a prefeitura e confirmou 353 novos casos do novo coronavírus SARS-CoV-2, 92 casos a menos do relatado na quinta-feira (18) relativos aos testes conduzidos no dia 15, segunda-feira. Dos contaminados, 212 eram do sexo masculino e 141 do sexo feminino.

Monumentos japoneses também utilizam máscaras de proteção para lembrar e estimular a população
Monumentos japoneses também utilizam máscaras de proteção para lembrar e estimular a população

Em todo o território nacional foram confirmados 1.302 novos casos de COVID-19 dos quais 547 apresentaram sintomas graves e precisaram ser hospitalizados (84 em Tokyo). Foram registrados 64 óbitos relacionados a doença.

Além da prefeitura de Tokyo, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Chiba (147), Saitama (141), Kanagawa (129), Osaka (91), Fukuoka (60), Aichi (51), Hokkaido (43), Shizuoka (36) e Hyogo (31).

Japão detecta mais infecções de novas variantes do SARS-CoV-2

As novas variantes do SARS-CoV-2 foram detectadas em prédios de imigração do governo trazendo mais preocupação para as autoridades em relação as infecções no Japão em meio a terceira onda de COVID-19.

As últimas descobertas revelaram 91 casos na região de Kanto, dois casos foram descobertos em aeroportos. No total, o Japão conseguiu identificar 151 casos de variantes britânicas, sul-africanas e brasileira.

Novas variantes do Reino Unido, Brasil e África do Sul são um risco para o aumento drástico de casos no Japão
Novas variantes do Reino Unido, Brasil e África do Sul são um risco para o aumento drástico de casos no Japão

O Japão registra atualmente 422.718 contaminações e 7.360 mortes relacionadas ao COVID-19. Apesar de estar longe da cominação dos países mais afetados, estudos revelam que a variante britânica é 70% mais transmissível e 30% mais letal.

Estudos ainda preliminares apontam que a variante sul-africana é mais resistente aos imuzinantes, mais especificamente a da AstraZeneca, de acordo com os pesquisadores do país. Já a P1 como é conhecida a variante brasileira é mais transmissível e mais resistente aos anticorpos.

O chefe do gabinete do governo Taro Kono alertou sobre a probabilidade do contágio local descontrolado pelas novas variantes. “Muitos infectados estão em quarentena em locais fechados. É lamentável que tal surto tenha acontecido nessa região do país”, afirmou Kono.

Governo japonês afirma que segundo lote de imunizantes Pfizer-BioNTech chega nesse domingo

De acordo com o chefe do gabinete do governo, Taro Kono, serão enviadas ao Japão 452.790 doses.

O primeiro lote trouxe 386.100 doses ao país e está sendo utilizado para imunizar 40 mil profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da linha de frente no combate a COVID-19.

Próxima remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech nesse domingo (21)
Próxima remessa de imunizantes Pfizer-BioNTech nesse domingo (21)

Embora a vacinação tenha começado na quarta-feira (17), a proporção de vacinados é extremamente baixa. Até às 17:00 da quinta-feira (18), 611 profissionais foram imunizados em 16 centros da grande Tokyo.

Felizmente não foram registradas reações alérgicas, nem complicações nos vacinados. Questionado sobre as seringas especiais, Kono assegurou ter o suficiente por enquanto e o governo está trabalhando com os fabricantes de produtos médicos hospitalares para garantir a demanda.

Voo da All Nippon Airways traz primeiros japoneses de Myanmar desde o golpe de estado de 1° de fevereiro

Um avião da All Nippon Aiways chegou nessa sexta-feira no Aeroporto Internacional de Narita trazendo os primeiros japoneses radicados em Myanmar desde o golpe de estado realizado pelas forças armadas birmanesas no dia 1° de fevereiro.

Situação em Myanmar está cada vez mais tensa desde que o golpe militar foi dado em 1° de fevereiro
Situação em Myanmar está cada vez mais tensa desde que o golpe militar foi dado em 1° de fevereiro

O voo partiu de Yangon, a cidade mais populosa do país. Os evacuados eram funcionários de empresas japonesas que foram retirados pela matriz para assegurar a segurança dos funcionários em um momento em que a situação está ficando mais agressiva no país.

Alguns dos repatriados disseram estar determinados a voltar para Myanmar para lutar ao lado dos birmaneses pela democracia no país, libertação dos presos políticos e contra o autoritarismo dos militares.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun, NHK

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 19 de fevereiro de 2021, sexta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s