Notícias do Japão
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 11 de fevereiro de 2021, quinta-feira

Confira o relatório sobre coronavírus no Japão, Ministério da Saúde afirma que estrangeiros que moram no Japão serão vacinados, japoneses residentes na China não poderão viajar no feriadão do Ano Novo para visitar seus familiares, Yoshiro Mori se demite após falas sexistas, Imperador Naruhito e Imperatriz Masako farão evento online com sobreviventes do terremoto Tohoku e Japão segue meta para ter sociedade carbono zero até 2050

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Nessa quinta-feira foram divulgados os dados sobre novos infectados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão. Os dados são referentes a testes realizados no dia 8 de fevereiro, segunda-feira.

Tokyo conduziu 11.237 testes PCR na prefeitura e foram confirmados 434 novos casos de COVID-19, 57 casos a menos do informado na quarta-feira (10). Dos infectados, 225 eram do sexo masculino e 209 do sexo feminino.

Transporte público em meio a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão
Transporte público em meio a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 no Japão

Em todo o território nacional foram registrados 1.695 novos contágios pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 dos quais 713 apresentaram sintomas graves e precisaram de internação (103 em Tokyo). Foram confirmados 57 óbitos.

Depois da capital japonesa, as regiões mais afetadas pela pandemia foram Kanagawa (178), Saitama (172), Osaka (141), Chiba (127), Fukuoka (110), Hokkaido (920), Aichi (80), Hyogo (53), Ibaraki (47) e Ishikawa (25).

Estrangeiros residentes no Japão serão vacinados simultaneamente aos japoneses

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar emitiu uma nota a respondendo a uma solicitação do jornal Mainichi Shinbum informando que estrangeiros residentes no Japão serão vacinados como qualquer cidadão japonês.

“Basicamente, as condições para vacinar os estrangeiros são as mesmas para os cidadãos japoneses. Como regra, serão enviados vouchers de vacinação aos que possuem residência registrada e os que claramente estão morando no Japão”, informou o ministério.

Estrangeiros que residem no Japão serão vacinados igualmente com as mesmas regras e ordem de imunização
Estrangeiros que residem no Japão serão vacinados igualmente com as mesmas regras e ordem de imunização

No entanto, a situação daqueles que estão vivendo ilegalmente no país ou que estão com o visto vencido ainda não está claro. Atualmente, cerca de 2,2 milhões de estrangeiros vivem no Japão.

No demais, as regras são as mesmas para todos, inicialmente serão vacinados profissionais da área de saúde e no combate a pandemia (incluindo cuidadores de idosos) e idosos, além disso, a imunização no país será realizada de forma gratuita.

O Ministério também trabalhará para a criação de um site com informações úteis, como locais de vacinação para possibilitar o cadastro dos que serão imunizados.

Japoneses residentes em Beijing são frustrados pela política chinesa Corona-Zero

O ano novo chinês (em 2021 é o ano do boi) é o maior evento da China, além de ser marcado pela maior migração humana do mundo. Pessoas das grandes cidades tendem a voltar para suas terras de nascimentos no interior do país.

Decoração do Festival de Primavera de 2021 na China para o ano do Boi
Decoração do Festival de Primavera de 2021 na China para o ano do Boi

Assim como muitos chineses vão para o interior, muitos estrangeiros residentes na China também têm planos para voltar para casa, pois o Festival de Primavera é uma sessão onde as pessoas tem 40 dias para viajar.

O festival começou no dia 28 de janeiro, no entanto, temendo novos surtos de COVID-19, o governo de Beijing instaurou uma nova política com restrinção de entrada na capital chinesa até o dia 15 de março. Por hora, todos os voos entre Beijing e o Japão estão cancelados.

Decoração de ano novo lunar chinês em Beijing 2021
Decoração de ano novo lunar chinês em Beijing 2021

Isso forçará os trabalhadores japoneses na capital chinesa a permanecerem por mais um ano na China antes de poderem voltar para o Japão e visitar os amigos e familiares. A maior parte vive sozinho, pois seus parentes foram embora no início da pandemia.

Algumas pessoas foram para o Japão a partir de outras cidades, mas quando voltarem para a China, terão que ficar em isolamento por 21 dias. Para outros, a solução foi encontrar entretenimento dentro da capital e evitar o confinamento.

Yoshiro Mori se demite do cargo de presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020

Após de 8 dias depois de disparar falas sexistas extremamente depreciativas quanto ao papel das mulheres no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo de 2020, Yoshiro Mori, renunciou a presidência do comitê após pressões vindas da sociedade japonesa e internacional, da classe política, e até mesmo do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Yoshiro Mori deve apresentar sua renúncia formal no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 na sexta-feira, 12
Yoshiro Mori deve apresentar sua renúncia formal no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 na sexta-feira, 12

Porém, para muitos japoneses e japonesas a renúncia planejada de Mori veio tarde demais mesmo já sendo esperado. Mulheres do movimento Flowers Demo associado ao #KuToo demonstraram profundo pesar pelas falas de Mori e por aqueles que o defenderam.

Para Yuko Inazawa, primeira mulher membro da diretoria do Japan Rugby Football Union, um dos alvos das falas de Mori, afirmou que a questão de gênero está além da renúncia e convidou a todos para uma reflexão sobre o significado da Carta Olímpica (clique para acessar).

Para a defensora contra violência sexual, Shizue Noda, os comentários de Mori “pisotearam os direitos humanos das mulheres e são absolutamente imperdoáveis”. Noda lembrou que as falas do presidente do comitê reverberaram dentro e fora do Japão.

Ativistas do movimento Flower Demo associado ao #KuToo se manifestam contra falas sexistas de Yoshiro Mori
Ativistas do movimento Flower Demo associado ao #KuToo se manifestam contra falas sexistas de Yoshiro Mori

Mori deverá ser substituído pelo ex-chefe da Federação Japonesa de Futebol, Saburo Kawabuchi de 84 anos. A substituição foi duramente criticada pela oposição que defendia uma mulher para o cargo.

Casal Imperial japonês deverá realizar evento online com sobreviventes do Grande Terremoto de Tohoku

Conforme o aniversário de 10 anos do Grande Terremoto de Tohoku se aproxima (11 de março), o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako estão considerando realizar um evento virtual junto aos sobreviventes da tragédia por causa da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2.

A reunião deverá acontecer ainda em fevereiro com residentes das prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima, as principais vítimas da catástrofe por causa da explosão na planta nuclear de Daiichi Fukushima.

Imperador Naruhito e Imperatriz Masako devem realizar um evento online com os residentes das prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima afetados pela Grande Terremoto de Tohoku e pela tragédia nucleares de Fukushima Daiichi
Imperador Naruhito e Imperatriz Masako devem realizar um evento online com os residentes das prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima afetados pela Grande Terremoto de Tohoku e pela tragédia nucleares de Fukushima Daiichi

Em janeiro o casal Imperial realizou uma reunião online com residentes da prefeitura de Kumamoto, que sofreram com violentas e torrenciais chuvas em julho de 2021, deixando um rastro de destruição, morte e pessoas desaparecidas.

O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako já realizaram visitas nas regiões afetadas pelo terremoto seguido de tsunami de 2011 na condição de príncipe herdeiro. No entanto, com a pandemia não é possível repetir as visitas devido as medidas de segurança.

Ainda assim, tanto o governo, quanto a família Imperial prestarão homenagens em uma cerimônia no dia 11 de março apesar da COVID-19.

Empresas japonesas estão se adaptando ao plano Japão zero-carbono 2050

Anunciado pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga como uma das prioridades do país no combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas, o Japão se comprometeu a reduzir suas emissões de carbono a zero até 2050.

Governo japonês estabeleceu 2050 como o ano do carbono zero
Governo japonês estabeleceu 2050 como o ano do carbono zero

Para atingir esse objetivo, as empresas japonesas estão adotando novos modelos de negócios para afastar tradicionais recursos naturais como fonte de lucro. Companhias como Itochu Corp., por exemplo, colocou à venda sua participação de 20% em uma mineradora de carvão natural.

A Mitsubish investiu em uma empresa canadense chamada CarbonCure Technologies Inc. Ela desenvolve concreto de baixo carbono para a indústria da construção civil. Essa tecnologia será empregada no Japão e em outras regiões da Ásia.

Primeiro-ministro Yoshihide Suga visita indústria japonesa
Primeiro-ministro Yoshihide Suga visita indústria japonesa

Apesar de muitas empresas caminharem rumo ao carbono zero, segundo uma pesquisa realizada pela Teikoku Databank Ltd., para 43,3% das empresas a transição é considerada difícil. Já para 17,9% essa transição será impossível.

Das 11.479 empresas, apenas 15,8% consideram a meta alcançável. Há um esforço para utilizar hidrogênio como fonte alternativa de combustível, porém a infraestrutura para esse tipo de fonte é, no mínimo, desafiador.

Fontes: Japan Today, Kyodo News, Asahi Shimbun, Mainichi Shimbun

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 11 de fevereiro de 2021, quinta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s