Um time de pesquisa japonês divulgou um estudo científico com foco na investigação da possibilidade da campanha de viagem Go To Travel ter ajudado a aumentar os casos de infecções de coronavírus no Japão.

A campanha passou a ser veiculada em julho de 2020 e visava incentivar japoneses a fazer viagens dentro do país para reativar a economia de hotéis, bares, restaurantes e demais estabelecimentos afetados pela pandemia.
Afinal, muitos negócios tiveram prejuízos, já que as orientações aconselhavam ficar em casa e evitar aglomerações. Portanto, muita gente deixou de viajar e comer fora.
Pesquisa
O grupo da Universidade de Kyoto foi liderado pelo professor Nishimura Hiroshi e o artigo foi publicado pelo Journal Of Clinical Medicine (Jornal de Medicina Clínica).
Eles analisaram aproximadamente 4,000 casos reportados em 24 prefeituras diferentes entre maio e agosto de 2020.
20% de contaminações foi devido a viagens
Eles encontraram uma taxa de 20% de infecções relacionadas com pessoas que usaram os descontos da campanha Go To Travel ou tiveram contato com viajantes antes de começarem a manifestar sintomas de Covid-19.
Uma análise detalhada mostra que 127 casos novos apareceram já nos primeiro cinco dias de campanha. O número foi 1.44 vezes mais alto em comparação com a semana anterior.
É preciso mais pesquisas para uma conclusão assertiva
No entanto, o time de pesquisadores concluiu que não se pode afirmar ainda que a campanha Go To Travel ajudou a espalhar o vírus.
Será preciso mais estudos, mas existe a possibilidade de ter ajudado a aumentar os casos no começo.
Além disso, ainda existe uma inconsistência de dados em relação aos números de infectados divulgados por cada região, o que dificulta as análises para o estudo.
O primeiro ministro Yoshihide Suga defende a ideia de que durante a pandemia, além das medidas protetivas serem importantes, os negócios precisam ser salvos e a economia restabelecida.
Atualmente, a campanha está paralisada, mas na segunda-feira, 25 de janeiro, uma nova verba destinada ao Go To Travel estava presente nas contas de 2021 apresentadas na Dieta, o que causou críticas na imprensa.
O primeiro-ministro defendeu a nova verba e afirmou que o Japão precisa estar preparado para voltar a normalidade após a pandemia de coronavírus estar controlada.
Créditos imagem principal: Bloomberg – Estação Gora em Hakone/Kanagawa em outubro de 2020 na épóca da campanha Go To Travel no Japão
0 comentário em “Estudo da Universidade de Kyoto investiga se campanha Go To Travel ajudou a aumentar casos de coronavírus no Japão”