Mulher lendo notícias
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 18 de janeiro de 2021, segunda-feira

Confira o avanço do coronavírus no Japão nas últimas 24 horas, celebração do aniversário do Imperador é adiado novamente, previsão da temporada de Sakuras 2021 e uso de Inteligência artificial para aumentar taxa de natalidade no Japão

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência mostraram que houve uma queda no número de contaminados no Japão. No entanto, há um grande ceticismo por parte dos profissionais de saúde.

Isso porque a quantidade de testes aplicados e o tempo para confirmar os contaminados têm um grande atraso. Quando os dados são apresentados, são referentes a testes realizados dias antes.

Equipe médica em meio a pandemia de coronavírus
Equipe médica no corredor de hospital em meio a pandemia de coronavírus

No caso dessa segunda-feira, 18, os testes foram realizados no dia 15 (sexta-feira). A maior cidade do mundo, Tokyo, reportou 1.204 novos casos de COVID-19, porém, a cidade realizou apenas 8.206 testes.

Outras regiões do país têm enfrentam o mesmo problema da capital japonesa. No total, foram registrados 4.925 novos casos. No entanto, o número de hospitalizações por conta do SARS-CoV-2 continua em alta, no domingo, 970 pessoas foram hospitalizadas em estado crítico.

Celebração do aniversário do Imperador Naruhito é cancelado pelo segundo ano consecutivo

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em Wuhan, China Continental, o aniversário do Imperador Naruhito é cancelado no Japão.

Naruhito substituiu o pai, o Imperador Emérito Akihito, como símbolo de máximo da religião japonesa, o shinto e de união. Em 2021 o Imperador Naruhito completará 61 anos no dia 23 de fevereiro.

Família Imperial japonesa
Imperatriz Emérita Michiko, Imperador Emérito Akihito, Imperador Naruhito, Imperatriz Masako, Príncipe Herdeiro Akishino e Princesa Herdeira Kiko de Akishino

Porém, com a terceira onda da pandemia do novo coronavírus, a Imperial Household Agency informou aos cidadãos que a celebração de aniversário foi cancelada para evitar aglomerações e novos contágios, afinal, é inverno no hemisfério norte.

Antes da pandemia, a única vez em que o aniversário do Imperador (um dos poucos eventos onde o Imperador, Imperatriz e membros da família Imperial são vistos pelos súditos) foi em 1996 por conta da crise da embaixada japonesa no Peru por pedido do próprio Imperador Akihito.

Na ocasião, guerrilheiros do MRTA (Movimento Revolucionário Tupac Amaru) tomaram a embaixada japonesa em Lima durante a celebração do aniversário do Imperador Akihito exigindo a libertação de 500 guerrilheiros. O sequestro durou 126 dias.

Confira a previsão para a temporada das Sakuras 2021

O desabrochar das sakuras é um dos principais eventos no Japão. Durante a primavera, todo o país parece viver e respirar sakuras com produtos de edição limitada, comidas típicas com flores de cerejeira e muito mais.

Florescer das sakuras em 2021
Japão se prepara para a temporada de Sakuras em 2021

A capital japonesa será agraciada antecipadamente com o desabrochar das sakuras (novamente). Confira abaixo a previsão nas principais cidades japonesas:

Kagoshima (23 de março), Fukuoka (20 de março), Kochi (20 de março), Hiroshima (23 de março), Osaka (24 de março), Nagoya (21 de março), Kanazawa (29 de março), Tokyo (18 de março), Nagano (5 de abril), Niigata (2 de abril), Sendai (1 de abril), Akita (14 de abril), Aomori (17 de abril), Sapporo (23 de abril) e Kushiro (9 de maio).

Governo aposta em IA para aumentar a taxa de natalidade do país

O governo central japonês em conjunto com as 47 prefeituras do país utilizará seu banco de dados com inteligência artificial em um esforço para juntar pessoas solteiras e tentar aumentar a estagnada taxa de natalidade.

Serão alocados JP¥ 2 bilhões (R$ 101.801.195,00) no ano fiscal de 2021 em um sistema similar aos utilizados por plataformas e aplicativos de relacionamento oferecido por empresas privadas.

Inteligência Artificial para aumentar a taxa de natalidade no Japão
Konkatsu estatal utilizará banco de dados e IA

Diferente dos países ocidentais, o Japão (bem como Coreia do Sul, Singapura e China) não tem um grande debate sobre a privacidade dos dados – motivo pelo qual os países orientais responderam melhor à pandemia.

Já existem muitos dados disponíveis no banco de dados do Japão para combinar pessoas com idade, preferências, situação econômica, entre outros fatores. O objetivo e criar uma espécie de konkatsu (caça ao casamento) estatal.

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 18 de janeiro de 2021, segunda-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s