Pessoa lendo jornal
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 19 de janeiro de 2021, terça-feira

Notícias do coronavírus no Japão das últimas 24 horas com identificação de nova cepa do Reino Unido, extensão de lei de subsídio em áreas de usinas nucleares e forte nevasca causa acidente em Miyagi

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 no Japão nas últimas 24 horas

Após identificar a nova variante brasileira do novo SARS-CoV-2, o Japão identificou três contaminações da nova cepa do Reino Unido B117. A nova cepa que é 70% mais contagiante foi localizada na província de Shizuoka.

Diferente da variante brasileira identificada em pessoas que viajaram para Manaus (AM), a transmissão da cepa B117 contaminou pessoas que não viajaram para o Reino Unido, ou seja, a nova variante está sendo transmitida localmente.

Hello Kitty contra coronavírus Japão
Hello Kitty em campanha contra o coronavírus no Japão

A B117 já foi identificada em 45 contaminados, no entanto, essa é a primeira vez em que se registra a transmissão local.

A capital japonesa registrou nessa terça-feira 1.240 novos casos de coronavírus e têm um acumulativo de 87.914 casos. O número de infectados no país foi de 6.994 e o número de óbitos subiu para 104 vítimas em 24 horas.

Outras regiões também reportaram novas infecções: Kanagawa (737), Osaka (525), Chiba (487), Saitama (421), Aichi (247), Hyogo (218), Fukuoka (200), Kyoto (143), Okinawa (113), Tochigi (94), Hokkaido (92), Ibaraki (66), Gifu (65), Miyagi (61), Gunma (48), Yamaguchi (47) e Shizuoka (40).

Japão considera estender lei de subsídio para áreas que abrigam usinas nucleares

Desde o desastre nuclear de Fukushima em 2011, a percepção da população japonesa e dos próprios políticos quanto a segurança e utilização desse tipo de energia caiu vertiginosamente.

A já existente lei prevê que parte do dinheiro pago pelo contribuinte pela energia consumida (de fonte nuclear) seja revertida para atração e desenvolvimento de empresas e infraestrutura nas regiões onde as usinas estão instaladas.

Planta nuclear japonesa
Planta nuclear japonesa

Embora a proposta seja controversa, a extensão da lei promulgada em 2000 busca continuar os projetos de obras públicos já iniciadas pelas regiões e que dependem do incentivo do governo central para concluir as obras (estradas e outras obras públicas).

A extensão da lei por mais 10 anos está sendo atualmente debatida na Dieta, algo que raramente é feito publicamente. No entanto, há muito espaço para discussões e questionamentos da sociedade que precisam de respostas.

Forte nevasca causa grave acidente na região norte do Japão

Um engavetamento causado pelo extremo mau tempo na Tohoku Expressway em Osaki, província de Miyagi, deixou uma pessoa morta, 17 feridas e mais de 130 veículos presos.

O acidente aconteceu por volta do meio dia da terça-feira (19) e envolveu mais de 50 veículos no engavetamento. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a velocidade do vento na ocasião era de cerca de 100Km/h, um recorde para o mês de janeiro.

Acidente na Tohoku Expressway
Engavetamento causado por forte nevasca na Tohoku Expressway deixa um morto e 17 feridos na terça-feira (19)

Por conta das fortes nevascas, a East Japan Railway suspendeu temporariamente as viagens de shinkansen nas prefeituras de Miyagi, Iwate, Akita e Tohoku.

Nas últimas 24 horas houve queda de 50cm de neve em Hokuriku, 40cm em Tohoku e 30cm em Hokkaido. Ainda é previsto tempestades de 126Km/h na região de Hokkaido e 108 em Tohoku.

Após o engavetamento, o governo criou um escritório no gabinete do primeiro ministro com ligação direta ao centro de gestão de crises.

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 19 de janeiro de 2021, terça-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s