Notícias no celular
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 15 de janeiro de 2021, sexta-feira

Confira relatório do coronavírus no Japão das últimas 24 horas, uso de AI para prevenção de suicídio, lei da eugenia é considerada inconstitucional e uma carta de protesto em Okinawa

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 nas últimas 24 horas

A prefeitura de Hiroshima anunciou nessa sexta-feira que disponibilizará 800 mil testes PCR gratuitamente em todo o seu território, que conta com uma população de 1,2 milhões de habitantes.

Esse é um dos maiores programas de testagem para o novo SARS-COV-2 já realizados no país com um cumulativo de mais de 310 mil contaminados e 4.340 óbitos.

Transporte público na pandemia no Japão
Transporte público no Japão em meio a pandemia de SARS-COV-2

Tokyo continua com alta nos casos, foram 2.001 contaminados nas últimas 24 horas, a maioria (813) em pessoas entre 20 a 39 anos.

Outras regiões também reportaram novos contágios: Kanagawa (872), Osaka (568), Chiba (504), Saitama (490), Fukuoka (361), Aichi (352), Hyogo (277), Hokkaido (202), Ibaraki (159), Kyoto (120), Tochigi (96), Shizuoka (90), Gunma (80), Gifu (78), Okinawa (74), Kumamoto (70), Miyagi (52) e Miyazaki (46).

De acordo com os dados divulgados nessa sexta-feira, 7085 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus e 57 pessoas morreram nas últimas 24 horas.

Governo de Tokyo lança inteligência artificial na internet para a prevenção de suicídio

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo o que especialistas do mundo inteiro chamam de pandemia de doenças mentais. Além de ansiedade e depressão, todos os países registraram um drástico aumento em casos de suicídio.

No Japão, os casos de suicídio em outubro aumentaram 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além do isolamento social, a queda na atividade comercial, isto é, o aumento de desemprego foi um fator muito importante para o enorme número de suicídio (256 óbitos)

Prevenção ao suicídio
0570-087-478 – Kokoro to Inochi no Hotline. Linha direta para a prevenção do suicídio oferecido pelo governo de Tokyo, disponível das 14:00 às 05:30.

É importante destacar que, assim como na Coreia do Sul, os casos de suicídio são majoritariamente de mulheres jovens que tem menos oportunidades no mercado de trabalho e tendem ser dispensadas com mais facilidade do que seus colegas do sexo masculino.

Yuriko Koike, governadora de Tokyo, lançou uma plataforma na internet, um chatboot com inteligência artificial para lidar com pessoas que tenham pensamentos suicidas e direcionar para um canal de prevenção ao suicídio.

Governadora de Tokyo Yuriko Koike
Yuriko Koike, atual governadora de Tokyo

Para acessar a plataforma, clique aqui (plataforma disponível apenas em japonês). Para contatar encontrar mais canais de prevenção ao suicídio no Japão, clique aqui.

Justiça japonesa determina lei da eugenia inconstitucional, mas nega indenizações

Entre 1948 a 1996, o Japão possui uma lei na constituição conhecida como Yūsei Hogo Hō (Lei de Proteção Eugênica). Essa lei permitia ao Japão realizar esterilizações em indivíduos considerados inferiores como pessoas com problemas genéticos ou doenças mentais.

A lei Yūsei Hogo Hō surgiu para substituir uma mais antiga de 1934, a Kokumin Yūsei Hō (Lei Nacional da Eugenia) baseada na experiência estadunidens e europeia.

Vítimas de esterilização forçada no Japão
Protesto das vítimas da esterilização forçada no Japão com base na Lei de Proteção Eugênica (1948 – 1996)

Nessa sexta-feira, o Tribunal Distrital de Sapporo considerou a lei inconstitucional, porém, negou o pedido de indenização de uma das vítimas esterilizada na década de 60 alegando que o prazo de 20 anos para a abertura do processo (que foi aberto em 2018) expirou.

Apesar da negativa, em 2019 foi promulgada uma lei em que o estado japonês se comprometeu a pagar JP¥ 3,2 milhões (R$ 163.044,91) para cada vítima que tenha sido submetida voluntária ou involuntariamente

Mais de 25 mil pessoas tenham sido esterilizadas pelas autoridades japonesas sob a Lei de Proteção Eugênica, ao menos 16.500 pessoas foram obrigadas a realizar o procedimento.

Aeronave militar dos EUA causa indignação em Okinawa

O caso ocorrido no dia 28 de dezembro de 2020 no Parque Nacional de Karemashoto, uma região com aldeias e conhecida por ser um espaço de lazer para os japoneses deixou a população de Okinawa furiosa.

Base aérea de Kadena, Okinawa
Base aérea dos EUA em Okinawa vista de cima

Uma aeronave MC-130J de transporte realizou um voo extremamente baixo gerando muito barulho e até mesmo tremor no deck do parque.

Uma carta de protesto redigida pela assembleia da prefeitura de Okinawa foi emitida no dia 14 de janeiro de 2021 (quarta-feira) condenando o voo em uma altura extremamente baixa.

Na carta, os aldeões da vila de Zamami disseram esse tipo de voo é sem precedentes e que, em caso de acidente com a aeronave, o resultado seria catastrófico.

Confira o vídeo do incidente abaixo:

Há anos os moradores de Okinawa travam uma batalha contra a presença de bases militares dos EUA na região. Até agora, poucos foram os resultados dessa luta.

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 15 de janeiro de 2021, sexta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s