Mulher lendo notícias
coronavírus no Japão Covid-19 no Japão Notícias notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 11 de janeiro de 2021, segunda-feira

A contaminação pelo novo SARS-COV-2 está recrudescendo no Japão, uma forte nevasca causou estragos, o dia da maioridade é celebrado de forma controlada e japoneses sentem medo de estigma social do coronavírus

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

COVID-19 nas últimas 24 horas

A contaminação pelo novo SARS-COV-2 está recrudescendo no Japão. Só na capital, Tokyo, foram reportados 1219 casos em 24 horas (11/01/21, segunda-feira).

Em todo o país, foram registrados 4877 casos – Kanagawa (695), Osaka (481), Saitama (347), Chiba (340), Fukuoka (21), Aichi (198), Hyogo (154), Kyoto (142), Hokkaido (135), Tochigi (106), Nagano (73), Ibaraki (67), Hiroshima (59), Kumamoto (53), Shizuoka (53) e Gifu (50).

COVID-19 desinfecção Japão
Trabalhadores desinfectam prédio no Japão

De acordo com os dados divulgados pelo governo de Tokyo, dos 1219 casos registrados, 356 contaminados têm entre 20 a 29 anos e 204 contaminados entre 30 a 39 anos.

Em todo o país, 48 pessoas morreram em decorrência do COVID-19. Embora os números não sejam tão altos quanto nos países europeus e do continente americano, há uma grande preocupação com a faixa etária dos mais afetados pela pandemia.

Isso porque as novas variantes detectadas no Reino Unido e na África do Sul, cepas mais infecciosas (mas não mais letal, de acordo com estudos preliminares) já foram identificadas no país.

Forte nevasca no Japão causa mortes e centenas de feridos

Entre sexta-feira (07) e domingo (10), 11 pessoas morreram e 226 ficaram feridas no Japão devido as fortes nevascas que assolam o país asiático. A informação foi divulgada pela Agência de Gerenciamento de Fogo e Desastres na segunda-feira (11).

Nevasca Japão
Forte nevasca bate recordes nas últimas 72 horas no Japão

Na prefeitura de Fukui, três pessoas com idade entre 60 e 80 anos faleceram devido ao mau tempo. Além das mortes na prefeitura, 47 pessoas foram feridas com o desabamento do teto e cinco pessoas que ficaram presas em seus carros foram hospitalizadas após ficarem doentes.

Já na prefeitura de Niigata, quatro pessoas morreram no domingo enquanto trabalhavam na remoção de neve.

Por conta da forte nevasca nas regiões próximas ao Mar do Japão, cerca de mil veículos estão presos na neve na Hokuriku Expressway na prefeitura de Fukui e mais de 200 veículos também se encontram presos na Tokai-Hokuriku Expressway na prefeitura de Toyama.

De acordo com a Agência Meteorológica, as últimas 72 bateram recordes com algumas regiões como Joesu, prefeitura de Niigata, batendo mais de 3 metros de neve.

Seijin Shiki é celebrado de forma controlada em meio a pandemia

Seijin Shiki é o Dia da Maioridade, um feriado em que é celebrado a passagem dos japoneses que completam 20 anos para a vida adulta.

Em tempos comuns, o Seijin Shiki é um dia muito especial para os jovens com grandes festivais acontecendo simultaneamente em várias partes do país. No entanto, em tempos extraordinários como esses, a grande maioria das festividades foram canceladas.

Seijin Shiki Yokohama 2021
Celebração do Seijin Shiki em Yokohama

No entanto, isso não impediu os jovens do país de colocarem suas melhores roupas e celebrarem o dia que os pertencem de forma responsável.

Nos eventos presenciais que reuniria os colegas de escola foram substituídos por eventos online. Tokyo, por exemplo, cancelou todos os eventos, porém, instalou um local para fotos em Shijunku.

A única região da grande Tokyo que manteve celebrações presenciais foi Yokohama. A celebração do Seijin Shiki aconteceu no Paficico Yokohama North Convention Hall e no Yokohama Arena Event Hall.

Todos os participantes utilizaram máscaras, tiveram a temperatura verificada e foram orientados a apenas ouvir o hino nacional em vez de cantá-lo.

COVID-19 e o medo do estigma social no Japão

Uma pesquisa realizada pelo jornal Asahi Shimbum revelou que 67% dos japoneses têm mais medo do estigma social de ter contraído o SARS-COV-2 do que da doença e suas complicações em si.

SARS-COV-2  estigma social
Japoneses transitam em meio a pandemia do SARS-COV-2

A pesquisa foi realizada com três mil participantes entre novembro e dezembro de 2020. A principal preocupação dos entrevistados é em relação ao que os colegas de trabalho e vizinhos podem pensar.

Além disso, a pesquisa identificou que 27% dos japoneses acreditam que, em caso de contaminação, a culpa é de terceiros apesar da recomendação das autoridades para manter-se em casa contra 50% que acreditam que devem culpar a si mesmo.

0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 11 de janeiro de 2021, segunda-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s