Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.
COVID-19 nas últimas 24 horas
Com 4.535 novas infecções em todo país, a capital japonesa reportou 970 casos, 249 casos a menos em relação ao dia anterior (segunda-feira, 11). Até essa publicação, Tokyo teve 77.133 casos.

Outras regiões também relataram novas infecções na terça-feira, 12: Kanagawa (906), Chiba (415), Osaka (374), Saitama (261), Fukuoka (199), Hyogo (161), Hokkaido (145), Aichi (13), Kyoto (108), Tochigi (83), Ibaraki (70), Kumamoto (63), Nagano (51), Gunma (40) e Shizuoka (39).
Nas últimas 24 horas, 64 pessoas morreram em decorrência do SARS-COV-2. Por causa do recrudescimento das infecções, o primeiro ministro Yoshihide Suga solicitou planos para estender o estado de emergência nas regiões de Osaka, Kyoto e Hyogo.
As prefeituras de Aichi e Gifu também solicitaram planos ao governo central (Dieta). Além do estado de emergência decretado, a prefeitura de Hyogo solicitou a bares e restaurantes que fechem suas portas a partir das 21:00.
Jogos de verão de Tokyo 2020-2021
O que era para ser uma poderosa alavanca econômica e política para o Japão, as Olimpíadas de Tokyo 2020 se tornou uma grande dor de cabeça para as autoridades japonesas – e também para o setor privado.
Na terça-feira (12/01), o fundador da gigante Microsft, Bill Gates, ligou para o primeiro ministro japonês Yoshihide Suga.

Na ligação que durou aproximadamente 15 minutos, Gates e Suga concordaram que a única opção para a realização das Olimpíadas de Tokyo em 2021 é um esforço para a distribuição de vacinas aos países em desenvolvimento.
Sem vacinas para todos os países, será impossível realizar os Jogos Olímpicos de Verão com segurança.
Uma pesquisa divulgada pela Kyodo News revelou que 35,3% dos japoneses acreditam que o evento deve ser cancelado enquanto 44,8% acreditam deve ser novamente adiado, ou seja, 80,1% dos japoneses se opõem a realização dos jogos em 2021.
Apesar da objeção da esmagadora maioria da população, o presidente do comitê olímpico do Japão, Yoshiro Mori, afirmou que não será possível adiar o evento mais uma vez para o próximo verão.
Ex funcionário da SoftBank é preso por espionagem industrial
Um ex funcionário da SoftBank Corp. foi preso na terça-feira (12) sob a acusação de espionagem industrial.
A acusação contra Kuniaki Aiba, 45 anos, é de que no dia 31 de dezembro de 2019 ele transferiu informações secretas da rede 5G desenvolvida pela SoftBank para sua conta de e-mail.
No dia seguinte, isto é, 1° de janeiro de 2020, Aiba ingressou na Rakuten Inc. como operador wireless da divisão Rakuten Mobile Inc.

Aiba ingressou na SoftBank em 2004 e atuou dentro da empresa construindo redes 4G. Nos últimos anos também teve acesso as plataformas 5G que foram desenvolvidas pela corporação.
Ao lado da NTT Docomo Inc. e KDDI Corp., a SoftBank é uma das três pioneiras no desenvolvimento da tecnologia 5G no Japão.
Já a Rakuten entrou na corrida pela tecnologia apenas em setembro de 2020 e ainda está muito distante dos três grandes concorrentes.
No entanto, a SoftBank acredita que sua concorrente (Rakuten) já tenha utilizado as informações supostamente obtidas pelo ex funcionário Kuniaki Aiba. A Rakuten Mobile negou as acusações e afirmou que cooperará com as investigações policias.
Violência doméstica no Japão dispara em 2020
O Japão viu uma disparada em casos de violência doméstica em 2020, tendência vista em todos os países do mundo. No ano fiscal de 2019, foram registrados 119.276 mil casos de violência doméstica no país.
Mas de abril de a novembro de 2020, os casos saltaram para 132.355 casos.

Com as restrições causadas pela pandemia e o trabalho em regime de home office, as vítimas foram obrigadas a passar mais tempo junto com seus agressores.
De acordo com os dados recebidos por centros de acolhimento em todo o Japão e divulgados pelo Gabinete CAO (Cabinet Office), cerca de 60% dos casos de violência doméstica envolveram abuso infantil.
Apesar das palavras do ministro da Igualdade de Gênero no país, Seiko Hashimoto, sobre manter a sociedade vigilante quanto a violência doméstica, há pouca coisa que o governo possa fazer a respeito, afinal, quando há alguma providência, dificilmente ela acontece antes de uma agressão.
A pandemia do SARS-COV-2 traz à tona a pandemia da violência doméstica, embora exista uma grande subnoficação dos casos dado a maior exposição das vítimas com seus agressores.
0 comentário em “Giro de notícias do Japão: 12 de janeiro de 2021, terça-feira”