Evento Ano Novo Família Real Cancelado
Notícias Sociedade

Japão cancela ano novo por conta do aumento de infecções de coronavírus

Evento não era cancelado desde a morte do Imperador Hirohito em 1990

Segundo informações do Kyodo News, a Agência Imperial Japonesa comunicou na sexta-feira, 27 de novembro, que as comemorações tradicionais do ano novo serão canceladas. O Japão enfrenta uma alta de casos de Covid-19.

Ano Novo cancelado

Essa é a primeira vez que o evento feito pela família imperial em comemoração ao ano novo é cancelado desde 1990.

Na ocasião o país estava de luto pela morte do Imperador Hirohito, avô do atual Imperador Naruhito. Aquele ano foi marcado pelo fim da era Showa (1926-1989 )e início da era Heisei (1990-2018) quando o Imperador Emérito Akihito assumiu.

O ano novo é uma importante celebração japonesa e marca uma importante transição, já que o natal não é considerado feriado no Japão. É o momento de encontrar familiares, ceiar e visitar santuários.

A decisão foi feita, pois as autoridades estão preocupadas com aglomerações de pessoas em espaços fechados devido ao ano novo. Lembrando que 24,8% da população japonesa é idosa e do grupo de risco e mais passiva a progredir para casos graves.

O evento deveria acontecer no dia 2 de janeiro quando o Imperador, a Imperatriz e outros membros da família real aparecem em público para cumprimentar os cidadãos japoneses da sacada.

É um momento aguardado e sempre atrai multidões. Em 2019, 140,000 pessoas compareceram no evento.