Mesa de trabalho com notebook, celular, jornal e materiais de escritório
notícias do Japão

Giro de notícias do Japão: 23 de novembro de 2020, segunda-feira

Quarto dia de aumento de casos de Covid-19, notícias do feriadão, terremoto em Ibaraki, crime em Kyoto e resultado da luta de sumô do domingo

Em um único post, confira uma seleção de resumos das notícias do dia saídas e traduzidas dos principais portais de notícias no Japão. Confira temas de categorias diferentes, como política, entretenimento, sociedade e mais. Se atualize e saiba o que aconteceu no país de uma vez só em poucos minutos.

Giro de notícias no Japão: 23 de novembro de 2020, segunda-feira

Os jornais e periódicos japoneses mostraram na manhã de segunda os acontecimentos de domingo. Houve aumento de casos de Covid-19 pelo quarto dia consecutivo, japoneses saindo no feriadão, uma prisão de um crime hediondo ocorrido em Kyoto. um terremoto 5.8 e o resultado do Grand Sumo Tournament.

Casos de coronavírus tem alta pelo quarto dia consecutivo

O domingo registrou 2,508 novas infecções, segundo informações do ministro da saúde. É o segundo dia que os casos passam dos 2,000 e o quarto dia de alta consecutivo.

No entanto, na capital houve pela primeira vez menos de 500 casos diários, com 391 infecções novas no domingo. Osaka registrou 415 casos. Mais de 300 pacientes estão em estado grave e 2.000 óbitos ao total.

Japoneses viajam no feriadão Niinamesai de três dias

Segundo informações do NHK, muita gente decidiu fazer viagens domésticas de curta distância no feriado do dia 23 de novembro.

O feriado chamado Niinamesai é comemorado no dia 23 de novembro desde a era Meiji (1868-1912) faz parte de uma tradição milenar em que o Imperador oferece a primeira colheita de arroz aos deuses do shinto.

Após a segunda guerra mundial, o feriado foi rebatizado como dia de ação de graças do trabalho e marca a garantia de direitos humanos e dos trabalhadores.

Um turista de Nagoya que estava no bairro de Chinatown contou a reportagem do NHK que tinha feito sua reserva por conta da campanha Go To antes das infecções aumentarem. Ele teria que pagar um fee de cancelamento e por isso resolveu manter sua reserva e fazer o passeio com precauções.

Terremoto 5.8 atinge Ibaraki

No domingo à noite (19:06 p.m) houve um terremoto de escala 5.8 na costa de Ibaraki. O abalo sísmico aconteceu a 40 km de profundidade, segundo a Agência Metereológica do Japão. Os tremores foram sentidos em Tóquio e Fukushima.

Campeão Ozeki Takakeisho vence campeonato Grand Sumo Tournament

Foi sua segunda vitória no Grand Sumo Tournament. Takakeisho tinha apenas uma derrota e venceu Terunofuji no domingo.

Suspeito de assassinato de mulher em Kyoto é preso em Tóquio

A polícia de Tóquio prendeu um homem na faixa dos 20 anos (Nao Totsuka) por suspeita de ser o assassino de um crime descoberto no dia 11 de outubro em Kyoto. Uma mulher (Rumino Yamamura) de 24 anos foi esfaqueada em seu apartamento em Shimogyo Ward, segundo informações do Japan Today e da TV Fuji.

O homem negou o crime, mas a polícia captou imagens de câmeras de segurança em que mostravam os dois andando lado a lado na rua no dia do suposto crime em 6 de outubro.

O corpo foi apenas descoberto após um parente não conseguir contato com a vítima desde o dia 6 de outubro e segundo a polícia, o homem e a mulher se comunicavam frequentemente através das redes sociais.