Rua Oharai-machi em Ise lotada no feriado de Ação de Graças
Notícias Sociedade Turismo

Niinamesai: feriadão de três dias causa aglomerações no Japão

Entenda o cenário do Japão com o feriadão Niinamesai, as consequências da campanha de turismo doméstico Go To e a chegada de um cenário alarmante onde as infecções tiveram aumento no mês de novembro antes da chegada do inverno

O feriadão Niinamesai tem suas origens nas tradições do shinto quando o Imperador faz um ritual em que é ofertado aos deuses do shinto a primeira colheita de arroz.

Niinamesai

A tradição milenar de cerca de 2,000 anos passou a ser comemorada no dia 23 de novembro desde a era Meiji (1868-1912).

Ritual Niinamesai conduzido pelo Imperador Naruhito em 2019

Após a segunda guerra mundial com as influências americanas e bases instaladas no país, o Japão adotou uma reformulação ao feriado.

Em 1948 virou o Dia de Ação de Graças do Trabalho onde os direitos humanos e dos trabalhadores era garantido. Já o ritual shinto ainda é feito pela família imperial de forma privada.

Na prática, é uma das poucas datas em mundo não pandêmico que os japoneses podiam descansar, viajar, visitar santuários e prestar respeito aos trabalhadores japoneses.

O Japão é um dos poucos países que apresentavam um cenário mais controlado da Covid-19.

Além disso, o mês de novembro é marcado pelo outono quando o clima é mais propenso para viagens ou passar o dia ao ar livre em parques.

Go To

O governo japonês veicula desde 1 de outubro, a campanha Go To (Ir para) em que incentivava o turismo doméstico para tentar dar uma melhorada na economia local.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga ofereceu um subsídio aos japoneses de quase 50% em reservas de restaurantes, acomodações, shoppings, para transporte e atrações turísticas.

Por isso, muita gente tinha se programado com antecedência para viajar, feito reservas e usados os subsídios para o feriadão Niinamesai.

O que não foi previsto foi o aumento preocupante de casos que começou em Hokkaido, agora atingem as principais cidades, incluindo, Tóquio.

Domingo, 22 de novembro, foi o quarto dia consecutivo de aumento de casos e registrou 2,000 infecções.

Resultado

Muita gente se encontrou na mesma situação e na internet começou a pipocar guias de como se manter protegido contra o coronavírus e aproveitar o feriadão Niinamesai.

O resultado foi mostrado pelos principais jornais no Japão, quando a reportagem do NHK flagrou congestionamentos e aglomerações contrariando as medidas preventivas veiculadas pelo governo japonês.

A regra é evitar os três Cs.

  • Closed Spaces (Espaços fechados)
  • Crowded Places (Aglomerações)
  • Close-contact settings (contato pessoal próximo)

Alterações

O aumento de casos de Covid-19 preocupou as autoridades japoneses e o clima era de críticas no Japão.

Então, o primeiro-ministro Yoshihide Suga realizou uma reunião no sábado, 21 de novembro, para fazer alterações da campanha Go To junto com ministro da economia e do turismo.

Reservas e cupons cancelados

As reservas foram canceladas para os locais que tiveram aumento de casos e cupons para restaurantes foram paralizados temporariamente.

Além disso, testes serão subsidiados para asilos e centros médicos com o objetivo de controlar e não piorar a situação caso haja infecções nesses locais.

Subsídio de U$ 481 milhões

Além disso, foi destinado U$ 481 milhões para oferecer de subsídio a estabelecimentos que concordarem em limitar o horário de funcionamento, além de adotarem outras medidas para que os casos diminuam.

No entanto, no momento da reunião do primeiro-ministro já era feriado e os japoneses tinham se planejado para viajar com um mês de antecedência e uma grande parcela resolveu continuar com os planos.

Fontes: Nippon, JNTO (Agência de Turismo Japonesa), Nikkei, Japan Times, Asia Times

Créditos da imagem de capa: AFP/The Yomiuri Shimbun. Oharai-machi em Ise, Mie no dia 21 de novembro

0 comentário em “Niinamesai: feriadão de três dias causa aglomerações no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s